TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Engenharia Civil

Por:   •  13/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

CONCLUSÃO:

Essência da engenharia

A importância da engenharia e a capacidade dos engenheiros resolvem problemas. Mas não é só isso eles têm que saber identificar, criar e sendo assim ele pode ser resolvido de qualquer forma.

Na engenharia: saber identificar, formular e solucionar um problema pode gerar na elaboração de um novo produto, ou melhoria.

Não só usando seus conhecimentos técnicos e científicos que ele soluciona os problemas, mas usando também conhecimentos econômicos, sócias, experiência e bom senso.

Como ser um bom projetista

Além da capacidade registrada acima, tem que saber empregar à análise e síntese.

Análise: são a divisão do sistema físico real e subsistema, assim estudam os separadamente.

Síntese: é quando reúne todas as conclusões e proposta de uma solução, obtendo um só resultado.

Para ser um bom projetista também que dedicar-se as atividades propostas no curso, desenvolver os trabalhos sugeridos, vivenciar com dedicação as tarefas futuras constantes e diversas, e também é levado em conta a aprendizagem continua e a experiência particular de cada um.  

O que é projeto

Projeto envolve técnicas, regras e roteiros de ação. Engenharia é uma atividade que envolve ciência, arte e também a experiência de que desenvolve, é um plano de execução num planejamento para alcançar, objetivos dentro das metas do orçamento e tempo.

É uma aplicação especifica de uma metodologia de trabalho à resolução de problemas. Não pode se confundir projetar com inventar, eles podem estar presente no projeto, mas deles.

“Projeto de evolução” é aquele que surge da adequação ou variação de um projeto anterior, com o avanço da tecnologia ou descobertas cientificas, tem condições de  

Melhorar produtos existentes, apresentando menores riscos e erros.

 “Projeto por inovação” é aquele que surge da aplicação de conhecimentos anteriores não experimentados, eles resulta num produto que correm mais risco de apresentar erros, são projetos que resultam em produto novo.

Processo de projeto

São atividades decorrentes de outras tarefas, algumas de ordens técnicas ou frutos de palpites.

A solução do processo de um projeto deve ser feita de forma clara e concisa, por isso a comunicação é uma tarefa de responsabilidade e extrema importância.

O emprego de um bom método de trabalho é um fator determinante, mas só ele não garante o sucesso, o projeto pode ser simplificado como no modelo:

- Definição de um problema

- coleta de informação

- concepção

- avaliação

- especificação da solução

- comunicação

Fases do projeto

Gerais: informações de conhecimento dos engenheiros e leigos.

Especificas: informação referente o assunto técnico pertinente ao projeto em pauta.

Nessa ultima ele utiliza informações existentes em catálogos de fabricante e também informação que não é de sua área especifica, finanças social, pessoal e ecológica são informação disponíveis úteis.

Com as informações necessárias ele irá colocar o projeto em prática, usando um computador ou teste em um protótipo.

Muitos projetos são interrompidos por vários problemas, mas as informações geradas se forem registradas adequadamente serão úteis no futuro.

Identificação de uma necessidade

- Surge da necessidade de reduzir custos, aumentar a confiabilidade ou desempenho do sistema, ou simplesmente para satisfazer o consumidor.

- Na vida profissional pode aparecer, sendo apresentado por outros profissionais, ou ele mesmo tem a capacidade de identificar constantemente as necessidades, sendo de grande valor para a empresa.

Definição do problema

O problema é especifico objetivo e diz respeito a uma questão concreto.

Tem que ser feita de forma clara e objetiva, por uma definição mal formulada, todos os trabalhos seguintes poderá ser inútil.

Uma análise criteriosa deve ser feita para evitar limitação desnecessária.

A definição do problema deve começar pela formulação mais clara possível do problema, pois pode se confundir a solução com o próprio problema.

É vantajoso definir o problema de maneira mais ampla possível, podendo  encontrar soluções não convencionais.

O grau em que vai se alargar a formulação de um problema, as vezes esta fora do

Que é formulação do problema do estado inicial e final. O que vai acontecer nesse intermédio definiu-se posteriormente.

Coleta de informação

As informações necessárias num projeto normalmente são diferentes daquelas associadas ao curso.

Artigo publicado como resultado de pesquisa e desenvolvimento de consultoria governamental e de instituto de pesquisa, catálogo de fabricantes, patentes, manuais e literaturas técnicas, paginam disponíveis na internet e também discussões com especialista interno ou externo à organização a que pertence o projetista é de grande valia, nesta fase deve-se coletar informações de acordo com:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com