TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Engenharia de Alimentos

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

        Introdução à Engenharia de Alimentos

A engenharia de alimentos é o ramo que abrange relacionados e industrialização de alimentos, desde a matéria prima até a comercialização. Muitas pessoas não têm noção ideia do que é uma indústria de alimentos e não tem noção do quanto ela é complexa. Ao assistis as palestras pude ver e entender um pouco de como é cada etapa da preparação de alguns produtos.

        O mel na cabeça de muitos, inclusive na minha, era somente retirar da colmeia e vender, mas na verdade até a flor, onde as abelhas melíferas coletam o néctar, influencia na qualidade, ele é um produto alimentício produzido pelas abelhas, um produto simples que é feito de forma artesanal que requer algumas atenções, como na coleta, na desoperculação, na centrifugação na filtração, na decantação. A qualidade do mel depende muito da umidade, acidez e da cristalização, pois um mel bom e puro tem que cristalizar. Sua embalagem ideal seria o vidro, que não transfere substancias para o produto. A questão de a umidade interferir no produto final, tem algo a ser feito para resolver essa situação ou outro produto a ser fabricado a partir da alteração da umidade?

        Já a cerveja, seu principal ingrediente em qualquer cerveja é a cevada, por exemplo a cerveja de trigo, que tem que ter um mínimo de cevada, coisa que eu não fazia ideia. Ela é utilizada na produção por conta do seu alto teor de carboidratos, necessários para a fermentação, e sua taxa elevada de enzimas. A cerveja é separada em dois estilos LAGER – cerveja com baixa fermentação e a ALE – cerveja com alta fermentação, a partir delas podemos criar outros tipos de cerveja.

        O processo tecnológico térmico é um meio que utiliza o calor para auxiliar na conservação dos produtos, porem eles causam algumas alterações indesejadas, como na cor, sabor, textura e valor nutricional. Logo, surge as novas tecnologias emergentes que promovem a conservação igual a tecnologia térmica, mas não causam alterações indesejadas ao produto.

        Uma outra tecnologia que chamou minha atenção, foi a tecnologia por alta pressão que também é feita para prolongar o tempo de conservação. Ele submete o produto embalado a cargas elevadas de pressão isostáticas, por tempo determinado.

Essa palestra falou de um processo muito inteligente, e no meu ver muito complexo, é algo que vou esperar e abranger para poder entender mais sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (22.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com