TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campus Avançado Patos de Minas Engenharia de Alimentos

Por:   •  23/11/2017  •  Bibliografia  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Universidde Feral de Uberlandia

Campus Avançado Patos de Minas

Engenharia de Alimentos

Analise de Alimentos

Pratica4- Índice de Qualidade de Óleo

Anubia Manzan                                                                             41611EAL020

Na segunda parte da aula do dia 10/1/2017 realizamos a prática de índice de Peroxido e Acidez de óleo novo e usado. Para essa segunda parte dividimos a sala em dois grupos, onde um grupo ficou com o óleo novo e outro grupo ficou com óleo usado para determinar os índices tanto de peroxido tanto de acidez.

Para esse pratica meu grupo utilizou o óleo usado, primeiro fizemos o teste de índice de peroxido, onde pesamos 5 gramas de óleo em um Erlenmeyer de 250ml.  

Logo adicionamos 30ml da solução de ácido acético-clorofórmico e agitamos ate dissolver, depois adicionamos 0,5ml de solução saturada de iodeto de potássio. Deixando em repouso e agitando de vez em quando, durante um minuto. Adicionamos 30ml de agua destilada.

Logo depois que prepara fizemos a titulação utilizando tiossulfato de sódio, agitando até perder totalmente a coloração amarelo escuro e ficar completamente branca. Depois adicionamos aproximadamente 0,5ml de solução de amido e continuamos a titulação até adquirir uma cor azulada. Só que usamos tudo da titulação e não ouve mudança de cor, o professor Rodrigo e a Técnica Stefania percebeu uma pequena coloração azul bem fraca.

Para determinar o índice de peroxido utilizamos o cálculo: peróxido (mEq de peróxido/1000 g da amostra) Va-Vb*N*100/P, onde obtemos um indicie de peroxido de: 1250.

Para fazer o índice de acidez pesamos aproximadamente 2 gramas de óleo usado em um Erlenmeyer de 250ml, logo depois adicionamos, adicionamos 100ml de etanol e 2ml de fenolftaleína 1%. Depois desse processamento fizemos a titulação com 0,1N de NaOH com constante agitação até que o branco se torna-se cor de rosa nesse momento paramos a titulação e anotamos o quanto de sobrou q foi 1,7.

Para determinar o índice de Acidez do óleo usado fizemos o calculo:                          V x f x 5,61/P assim obtivemos o resultado de 1,67 de índice de acidez.

Óleo Usado

Óleo Novo

Índice de Peroxido

1250

-

Índice de Acidez

1,67

3,58

Infelizmente só comparamos o índice de acidez com o outro grupo pois sua pratica de peroxido deu errado, então comparando o índice de acidez dos óleos utilizados vimos uma discrepância não muito alta mais tendo um pouco de diferença entre os óleos.

 

Referências

NIELSEN, S.S. Análisis de los alimentos. Manual de laboratório. Zaragoza: Acribia, 2003. p. 98-102.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com