TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Engenharia A Mataboi Alimentos

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

   

                                                            [pic 1]

     

         A Empresa

           

HISTORIA:

                         A Mataboi Alimentos é uma das empresas mais tradicionais no abate de bovinos e comércio de carnes de todo o Brasil. Fundado em 1949 por Nicolau Dorazio e seus filhos Hugo Carlos Dorazio e Hermogênio Dorazio, destaca-se pela qualidade de seus produtos, garantindo total confiança e reconhecimento de seus consumidores. Hoje, administrado pela terceira geração, continua traçando uma história de sucesso, preservando a ética, a inovação e o compromisso na busca constante por excelência em todos os processos, produtos e serviços. Como política de qualidade temos o compromisso de fornecer alimentos seguros promovendo a melhoria contínua, respeitando o meio ambiente e atendendo aos padrões legais.

  ESTRUTURA:

       

Todas as instalações e processos do Mataboi Alimentos acompanham a evolução do mercado mundial. Com equipamentos modernos e o constante objetivo de satisfazer as exigências das normas de produção, a empresa oferece as mais atuais soluções para os setores de abate, desossa, resfriamento, congelamento e estocagem.

O armazenamento e transporte dos produtos Mataboi seguem normas e padrões rígidos. Todas as instalações estão de acordo com as normas internacionais de operação, com constantes investimentos em equipamentos e tecnologia. O transporte é feito através de veículos especiais para cargas refrigeradas que garantem a qualidade até o momento da entrega, resultando em produtos com níveis de sanidade e segurança alimentar reconhecidos nos mercados mais exigentes.

Tanta tecnologia e investimentos em qualificação da mão-de-obra, a fizeram crescer 66% em 2008, aumentando em 33% seu volume de produção. Neste mesmo ano a empresa chegou a um total de abate de 486 mil cabeças.

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

        Linha do Tempo

1949

1949

Nicolau Dorazio e seus filhos Hugo Carlos Dorazio e Hermogênio Dorazio fundam a Sociedade Industrial de Carnes Ltda. em Araguari, estado de Minas Gerais, com objetivo de abate de bovinos, produção de charque e comercialização de seus subprodutos.

1949

1111950        1949

1950

É iniciada a atividade fim na cidade de Araguari/MG, contando com 36 funcionários e com abate de 100 animais/dia.

1963

Mataboi investe na construção das 3 primeiras câmaras frigoríficas, sendo o primeiro da região a comercializar carnes refrigeradas, abandonando a produção de charque.

1991

Mataboi obtêm habilitação para Lista Geral e Suíça.

2001

Após sucessivos investimentos e modernização da indústria iniciados em 1995, finalmente o Mataboi consegue a habilitação para o exigente Mercado Comum Europeu.

2006

O primeiro frigorífico brasileiro a conquistar certificado AusMeat. A certificação indica que o abate, os cortes e carcaças são realizados conforme os padrões internacionais.

O Mataboi consegue a certificação da Norma BRC British Retail Consortium - voltada à segurança alimentar, criada pela associação de varejistas britânicos Protocolo Técnico e Norma para as Cias. Fornecedoras de Produtos e Marcas Próprias

2007

Incorporação da planta frigorífica em Rondonópolis/MT com capacidade de abate de 750 animais/dia.

2008

Incorporação da planta frigorífica de Araçatuba/SP com capacidade de abate de 750 animais/dia. Habilitação da unidade de Rondonópolis para Mercado Comum Europeu.

Para atender também ao mercado varejista, o Mataboi lança sua marca própria: Di Prima.

2009

Com a incorporação da planta frigorífica de Santa Fé de Goiás/GO, o Mataboi passa a ter capacidade total de abate de 3.500 animais/dia.

Mataboi obtém manutenção da BRC British Retail Consortium pela SGS na categoria A. Também neste ano o Mataboi obtém a certificação HACCP pela SGS.

2010

Iniciam as atividades na unidade de Três Lagoas/ MS, com capacidade de abate de 600 animais/dia.

        Voltar ao topo

Qualidade

Com o consumo mundial de carnes crescendo ano após ano, o Mataboi Alimentos adotou um rigoroso e eficiente controle de qualidade, conquistando assim as principais certificações internacionais do setor.

Em todos os processos de produção realizados por equipe técnica treinada e especializada, utilizam-se os melhores procedimentos, como:

- Boas Práticas de Fabricação (BPF);
- Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC);
- Norma BRC (Global Standard Food v.5 British Retail Consortium, Categoria A), normas voltadas à segurança alimentar criada pela associação de varejistas britânicos;
- Protocolo Técnico e Norma para as Cias. Fornecedoras de Produtos e Marcas Própria;
- PPHO (procedimentos operacionais de limpeza e higienização das instalações e equipamentos e utensílios durante os diferentes horários e etapas da produção)
- SISBOV, um conjunto de procedimentos e controles que permitem fazer o rastreamento dos animais e de sua carne.

 Tudo é cuidadosamente produzido dentro das normas do Serviço de Inspeção Federal (SIF), proporcionando carnes com menor teor de gordura intramuscular, mais rica em nutrientes e com menos colesterol.
Este padrão de qualidade levou o Mataboi a receber certificação AUSMEAT, padrão mundial de cortes adotado pela ONU. Além disso, realiza o Abate Humanitário, uma série de procedimentos a serem seguidos durante o carregamento dos animais nas fazendas, seu transporte e toda a atividade de recepção no frigorífico, pré-abate e abate
.

[pic 12]

[pic 13]

Exportação:

O Brasil é o 3º maior produtor e o maior exportador mundial de carne bovina, sendo responsável por 23% do volume exportado no mundo, tendo aumentado sua produção em 12,3% nos últimos 5 anos. 

O Mataboi Alimentos seguiu na mesma direção. Devido à altíssima qualidade de seus produtos e reconhecida excelência no padrão técnico dos processos produtivos, grande parte da produção da empresa é destinada ao mercado internacional. As linhas direcionadas à exportação passam por processos especiais para se adequarem às exigências específicas de cada país com relação ao abate, cortes, embalagens e transporte.

Hoje, o Mataboi Alimentos fornece seus produtos para mais de 60 países e 9.000 clientes pelo mundo, resultado de uma estratégia e planejamento que fortalecem os negócios e conquistam cada vez mais parceiros.
[pic 14]

Veja abaixo a lista de cortes mais específicos para exportação:

- Contra filé com cordão e com aba
- Contra filé com cordão e sem aba
- Contra filé sem cordão, sem aba e sem gordura
- Contra filé sem cordão e sem aba (carne vermelha)
- Coração da alcatra com rolha
- Coração da alcatra sem rolha e sem gordura
- Miolo ou coração de alcatra com gordura
- Coxão mole
- Coxão mole sem capa
- Coxão mole baby top
- Coxão duro sem lagarto
- Coxão duro vermelho
- Coxão duro quadrado
- Filé de costela com aba e com gordura
- Filé de costela Sem aba e com gordura
- Filé mignon com cordão
- Filé mignon sem cordão
- Miolo do filé mignon
- Patinho
- Picanha
- Coração
- Figado
- Língua
- Rins
- Rabo
- Membrana do diafragma
- Vergalho
- Aorta
- Tendão
- Testículos
- Colméia
- Buchinho
- Bucho branqueado

Representantes no RS:

COUMAD COM.IMPORTACAO EXPORTAC

Endereço: AV:DR.NILO PECANHA, 724

Cidade: PORTO ALEGRE

Estado: RS

Cep: 90470000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (232.1 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com