TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Engenharia Civil

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Ferrovias

Introdução à Engenharia Civil
Professor Jesiel Cunha
Lucas Marques da Silva 11921ECV018

Uberlândia – MG, 11 de Dezembro de 2019

Sumário

Introdução        3

Resumo        4

História das ferrovias        5

Ferrovias no Brasil        6

Conclusão        7

Referencias        8

Introdução

O presente trabalho e sobre as ferrovias, sua história em geral e sua chegada ao Brasil, apresentando a sua importância para a evolução humana, tanto no âmbito dos meios de transporte, transportando passageiros, como para o crescimento de várias civilizações, transportando matérias prima, minérios, produtos siderúrgicos, produtos agrícolas e etc.

Resumo

O transporte ferroviário e um dos mais antigos do mundo, utilizado para transporte de pessoas a média e longa distância, e de cargas pesadas, e basicamente um dos meios de transporte mais confortáveis e seguros do mundo. Ele ocorre por meio de vias férreas, utilizado desde os princípios da humanidade com os Gregos, mais com uma significativa evolução durante a revolução industrial do século XVIII, quando começaram a usar o vapor como meio de combustível, foi uma das invenções fundamentais para a evolução humana.

História das ferrovias

O primeiro método de locomoção em trilhos aconteceu por volta de 600 A. C., com os Gregos, que utilizavam animais e escravos como forma de motor para carregar suas cargas, embarcações e outros benefícios para sua população, e o primeiro trajeto dessa “inovação” foi na estrada de Diolkos, que fica na região de Corinto, e tinha um percurso de 8 km.

Por volta do século XVI foi desenvolvido na Alemanha, um método semelhante ao dos gregos, onde era feito trilhos de madeira e conduzido por força animal, se tornando uma forma muito comum pelos alemães na extração de minérios, e até hoje em muitas regiões e utilizado em minas, para transportar os minérios e retirar a água do fundo das minas.

Em 1706 começaram a substituir os trilhos de madeira, pelo de ferro, originalizando o método que conhecemos hoje, o que acabou difundindo no século XIX,  em 1804 foi desenvolvida a primeira locomotiva a vapor, isso graças ao engenheiro britânico Richard Trevithick, esse marco histórico para a humanidade aconteceu na cidade inglesa de South Wales, e em seu primeiro teste ele carregou 18 toneladas de ferro e 70 homens em um percurso de 14 km, sua velocidade chegou a 8 km/h, e só não foi mais longe pois os trilhos se quebraram.

Na Inglaterra em 1830 foi inaugurado a primeira linha férrea de longa distância para passageiros, ela ligando as cidades de Liverpool a Manchester, em seu primeiro ano de funcionamento foram transportados cerca de 460.000 passageiros entre as duas cidades.

A primeira linha férrea sendo conduzida pela eletricidade foi desenvolvida no final da década de 1870 ao começo da década de 1880, método criado por engenheiros alemães, sendo utilizado cabos elétricos suspensos, e seu primeiro trajeto foi entre as cidades de Mödling e Hinterbrühl Tram na Áustria.

Com mais velocidade e força, as locomotivas foram assumindo o papel dos cavalos, assim se tornando o meio de transporte mais rápido existe até o começo do século XX, conseguindo velocidades medias de 70 km/h, com o passar do tempo, com melhorias e tecnologias mais avançadas isso foi mudando, hoje temos locomotivas que a velocidade chega a 500 km/h.

[pic 2]

Figura 1: Trem Maglev, O mais rápido do mundo na atualidade, com velocidade de 500km/h

Em todos os continentes existem linhas férreas, os países que mais utilizam ferrovias para o transporte de grandes cargas são os Estados Unidos e a Rússia, transportando produtos agrícolas, minérios, produtos siderúrgicos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (211 Kb)   docx (140.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com