TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Engenharia Civil

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Civil – CIV0401 – T2

TRABALHO 1ª AVALIAÇÃO

Aluno: Hudson Rafael Pereira Diniz

Prof.: Moacir Guilhermina da Silva

Paulo Eduardo Vieira Cunha

SETEMBRO

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Civil da UFRN        4

2.        Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante do Centro de Tecnologia da UFRN        5

3.        Empresa Junior - Edifique Jr        6

4.        Programa BRAFITEC        7

Conclusões        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


INTRODUÇÃO

Como uma necessidade de deixar os alunos do curso de engenharia civil motivados desde os períodos iniciais, foi criada a disciplina Introdução à Engenharia Civil como uma forma do aluno ter o primeiro contato com o curso que ele escolheu apresentando a como ele e o curso está inserido na universidade, as oportunidades oferecidas pela universidade, estrutura do curso e as diferentes áreas de atuação que os alunos podem seguir durante o curso.

Inicialmente foram apresentados os professores, o programa da disciplina, um cronograma de avaliações e como essas ocorreriam. Uma aula mostrando a importância da disciplina e como desenrolaria durante o semestre.

Após a aula inicial, iniciaram-se as palestras que iriam fazer parte da disciplina na seguinte ordem: Projeto pedagógico do curso de engenharia civil da UFRN; Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante do Centro de Tecnologia da UFRN; Empresa Junior – Edifique Junior; Programa BRAFITEC esta última ocorrendo de forma remota.

Este trabalho referente à primeira avaliação da disciplina será composto de resumos do conteúdo ministrado em cada palestra realizada, divididas em tópicos com os nomes das respectivas palestras.


  1. Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Civil da UFRN

O projeto pedagógico apresentado foi fundamentado na Lei de diretrizes e bases da educação – Lei Nº 9.349/96, no Plano de desenvolvimento Institucional da UFRN – PDI e nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia (CNE/CES nº 11/2002). Constituído de histórico do curso, contextualização do curso em relação ao mercado de trabalho, a infraestrutura e os recursos humanos necessários para execução do projeto, o processos de construção do projeto pedagógico, o perfil do profissional egresso, os objetivos do curso, as competências e habilidades desenvolvidas durante o curso, além da organização curricular do curso (UNIVERSIDADE FEREDAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2006).

Para a elaboração do projeto pedagógico do curso foi necessário a divisão dos professores por áreas formando assim câmaras temáticas para a discursão de cada área, as áreas temáticas de cada câmara são: estruturas, geotecnia e transporte, materiais e processos construtivos, recursos hídricos, saneamento e ambiental.

As aula do curso de engenharia civil são ministradas nos setores de aula III e IV da UFRN, e o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental possui 5 laboratórios, são eles: Concreto e Estruturas, Materiais de Construção, Asfalto, Mecânica dos Solos, Recursos Hídricos, além de laboratórios de outros departamentos que são utilizados pelos alunos durante a graduação como os de geologia, química e física experimental. Também faz parte da infraestrutura do departamento salas de professores, algumas delas compartilhadas entre os professores, sala de coordenação e do departamento. Os recursos humanos é composto por 45 professores efetivos, 02 professores colaboradores e 06 professores substitutos/temporários, além de 8 servidores entre técnicos administrativos e técnicos de laboratórios.

O egresso do curso de Engenharia Civil da UFRN tem uma formação generalista técnica cientifica e profissional e lhe capacita a atuar nas diversas áreas e que tenha a capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias para o exercício de sua prática profissional.

Já foram realizadas quatro atualizações na matriz curricular e atualmente está sendo realizada a 5ª atualização, porém esta ultima ainda não está em vigor. A matriz atual conta com quatro grupos de disciplinas, o grupo básico com 1365 horas; um grupo de conteúdo profissionalizante com 1080 horas; um grupo de conteúdo específico com 1140 horas; e por fim um grupo de atividades de prática profissional com 345 horas.

  1. Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante do Centro de Tecnologia da UFRN

O curso de engenharia civil está localizado no Centro de Tecnologia – CT, da UFRN, este através da Assessoria Acadêmica conta com atendimento educacional aos estudantes dos cursos vinculados ao CT. Estes serviços são oferecidos através do Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante – NISE/CT/UFRN.

Os serviços oferecidos são orientação educacional e mediação de conflitos, orientação de carreira, assessoria para a acessibilidade de estudantes com deficiência e outra necessidades especiais e serviço de organização de rotina e horário de estudos.

Serviços esses importantes para o egresso aos cursos de graduação entenderam a nova rotina que terão que encarar para conseguirem se adaptar aos novos desafios que estão por vir. A apresentação de oportunidades que a universidade tem e que o egresso não encontra essas informações facilmente, perdendo tempo e oportunidades preciosas. Essas oportunidades acabam também influenciando na construção de uma identidade profissional e na autonomia do aluno em realizar escolhas importantes quanto ao seu futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (552.9 Kb)   docx (433.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com