TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução às Engenharias - Aplicação de 5S em Entidade Filantrópica

Por:   •  12/4/2016  •  Seminário  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

Aplicação de 5S em entidade filantrópica

Ítalo Rodrigues
Iuri Machado

Professora: Lucélia Borges

Santo André - SP

2014


Resumo

        Este trabalho traz uma breve apresentação do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC com a finalidade de despertar possíveis interesses aos alunos da UFABC a conhecerem e seguirem carreira neste ramo da engenharia. Um exemplo de problema real encontrado na área da gestão também é apresentado, e trata-se de um problema comum sobre qualidade no ambiente de trabalho. A solução tratada aqui é a implantação de um programa de qualidade muito conhecido e comum chamado 5S. Para complementar, as disciplinas estudadas no curso de Engenharia de Gestão que envolvem os conhecimentos para a solução do exemplo apresentado estão expostas neste estudo.

Sumário

1        Introdução        

1.1        O Curso        

1.2        O engenheiro como voluntário        

2        Problemática        

2.1        Associação de Proteção e Amparo Social        

2.2        Falta de sistema efetivo de gestão de qualidade        

3        Solução        

3.1        Programa de qualidade 5S        

3.2        5S na APAS        

4        Disciplinas relacionadas        

Referências Bibliográficas        


  1. Introdução
  1. O Curso

A Engenharia de Gestão trata do projeto, melhoria, implantação, gestão e gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia para a produção de bens e serviços de modo otimizado. Tem como base conhecimentos e habilidades associadas às ciências físicas, químicas, matemáticas e sociais e utiliza os princípios e métodos de análise da área de engenharia para especificar, predizer, mensurar e avaliar os resultados a serem obtidos por tais sistemas.

Diferente de outras modalidades de engenharia, que têm foco somente em uma parte do sistema, a Engenharia de Gestão foca a integração sistêmica de todos os atores envolvidos no projeto e gestão dos processos de produção de bens e serviços para, por exemplo, construir modelos de gestão para aplicação no processo de tomada de decisão. O curso confere ao futuro profissional condições para colocar em prática os conhecimentos acadêmicos nas indústrias e operações de serviços, com o propósito de oferecer soluções sistêmicas que coadunam com as necessidades do mundo moderno.

  1. O engenheiro como voluntário

Neste trabalho buscou-se tratar de um problema relacionado à engenharia de gestão e ao mesmo tempo abordar uma visão que nem sempre se encontra na sala de aula. Durante a sua formação, o engenheiro aprende como é necessário otimizar o tempo, reduzir os custos e buscar os lucros dentro de empresas. Mas é notório como faltam projetos sociais e profissionais de engenharia envolvidos em causas filantrópicas.

O engenheiro de gestão pode atuar em fundações de organizações não governamentais e participar de diversos projetos sociais usando seu conhecimento como ferramenta para o desenvolvimento do bem comum da sociedade.

  1. Problemática
  1. Associação de Proteção e Amparo Social

A APAS – Associação de Proteção e Amparo Social é uma instituição filantrópica que tem em sua função cumpre um papel de amparo social com o acolhimento de crianças retiradas de ambientes inadequados à sua formação, abrangendo um encargo educacional, moral e físico, possibilitando uma reintegração da criança a um ambiente social saudável. Ou seja,tal abrigo é responsável pelo restabelecimento e pela criação do menor por no mínimo dois anos, até que o Conselho Tutelar decida a sua situação.

Sendo, portanto, uma instituição extremamente delicada e que necessita de um ambiente estruturado para o melhor aproveitamento e desenvolvimento infantil.

  1. Falta de sistema efetivo de gestão de qualidade

Viçosa possui 74.171 habitantes, segundo estimativa de 2009,ela funciona como um pólo de apoio a várias cidades menores de região. Dessa forma ela atende uma demanda muito maior que a sua própria .E para atender toda essa população, na área de acolhimento à crianças de risco não há um sistema efetivo de Gestão da Qualidade implantado, apenas uma preocupação e colaboração dos funcionários em desempenhar suas atividades/tarefas da melhor maneira possível, muitas vezes sem o conhecimento e/ou instrução necessários para tal.

De acordo com o Estatuto da criança e do adolescente, a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na constituição e nas lei.

Assim sendo o ambiente deve cumprir o papel de um lar receptível e agradável, mas para adequar-se ao esperado, deve ser estruturado, padronizado, com melhor aproveitamento do espaço,  com objetos bem separados, organizados e disponíveis ao acesso de todas as crianças e funcionários. Além disso, deve ser um ambiente harmônico e agradável para uma melhor convivência diária.

  1. Solução
  1. Programa de qualidade 5S

Como forma de resolver o problema apresentado foi implantado na Associação de Proteção e Amparo Social de Viçosa-MG um programa 5S, muito conhecido no mundo corporativo. É um modelo de qualidade que foi desenvolvido e praticado pelos japoneses durante a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial, e apesar de simples envolve conceitos de mudanças de hábitos das pessoas. É uma cultura construída dentro do ambiente de trabalho capaz de melhorar a qualidade de vida e aperfeiçoar a rotina com resultados rápidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com