TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINHA DE TRANSMISSÃO

Por:   •  11/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO TRABALHO DE DISTRIBUIÇÃO

TEMA: OLTC – ON LOAD TAP CHANGER (COMUTADOR DE DERIVAÇÃO EM CARGA)

1 – INTRODUÇÃO AO TEMA (Eduardo)

1.2 - CONTEXTO DE SURGIMENTO DA TECNOLOGIA (Eduardo)

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – FUNCIONAMENTO DA TECNOLOGIA (Dorieldo / Wagner)

2.2 – TIPOS DE COMUTADORES E APLICAÇÃO (João / Carlos)

3 – CONCLUSÃO (Eduardo)

4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OLTC – ON LOAD TAP CHANGER( COMUTADOR DERIVAÇÃO SOB CARGA).

1 – INTRODUÇÃO

1.2 – CONTEXTO DE SURGIMENTO DA TECNOLOGIA

No início do século XIX, os sistemas de distribuição em corrente continua estava passando por profundas transformação, tais sistemas deram-se início como estruturas monofásicas locais e rurais, mantendo a característica monofásica, antes de estabelecer redes de energia de transmissão grande e amplas, para redes trifásicas de maior potência abrangendo maiores distância entre cidades e áreas com uma enorme concentração de carga.

Apesar de grandes avanços nos sistemas de distribuição durante anos, ainda temos grandes problemas com a regulação da tensão em áreas rurais. A existência de grande impedância nos sistemas de potência.

O comutador de derivação é um mecanismo para transformadores para suprimento de carga para compensar alterações de tensão causadas por flutuações de carga. Na tentativa de corrigir a regulação de tensão do sistema, o emprego de comutadores de taps (também denominados de tap changer) em transformadores. Porém a existência de duas tecnologias para aplicação do comutador (NLTC) e (OLTC).

Desenvolveremos a aplicação do comutador sob carga (OLTC), existe dois modelos de aplicação para o comutador: reativo e capacitivo.

Reativo pode conduzir a corrente de carga continuamente sendo assim o comutador não será danificado e o transformador continuará funcionando normalmente, porém existe as desvantagens a baixa velocidade de comutação entre os taps, além longa duração de arco elétrico.

[pic 1]

Capacitivo. Possuem a vantagem de ter um período de comutação menor que o reativo, tendo uma maior vida útil dos contatos, esse modelo de comutador está substituindo os reativos, justamente pela maior vida útil do equipamento.

[pic 2]

2.2 – TIPOS DE COMUTADORES E APLICAÇÃO (Carlos e João)

Os CDC’s / OLTC’s são empregados amplamente nos sistemas elétricos de grande porte e se tornam indispensáveis pois são equipamentos essenciais para o controle dos níveis de tensão e do fluxo de potência.

O comutador de derivações em carga pode ser empregado usando vários princípios  de comutação, sendo que os dois  mais comuns são:

  • Tipo Resistivo: Chaveamento de alta velocidade do resistor de transição

[pic 3]

Comutador de derivação em carga do tipo resistor

  • Tipo Reator: Chaveamento de reator de transição (autotransformador preventivo).

[pic 4]

Sequência de operações de um seletor de derivações e de uma chave comutadora de um

comutador de derivação em carga do tipo reator.

Ambos os tipos de comutadores são divididos em dois tipos distintos:

  • Comutador de derivação externa: que faz uso de compartimento envolto em ar

[pic 5]

1-   Enrolamentos do transformador; 2 - Cabos de derivação; 3 - Barreira estanque ao líquido e gases; 4 - Seletor de derivações; 5 -Chave comutadora e 6 - Mecanismo  de acionamento.

  • Comutador de derivação interna: imerso em compartimento com óleo isolante

[pic 6]

1 - Enrolamentos do transformador; 2 - Cabos de derivação; 3 - Seletor de derivações; 4 - Chave  comutadora e 5 - Mecanismo de acionamento.

O líquido utilizado para comutadores de derivações em carga, possui as funções de isolação elétrica e extinção de arco, atuando também como lubrificante e refrigerante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (265.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com