TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LISTA DE EXERCÍCIOS - TMEC 233 DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO

Por:   •  9/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.548 Palavras (23 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

LEONARDO MATHEUS REIS

LISTA DE EXERCÍCIOS - TMEC 233 DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO

CURITIBA

2021

LEONARDO MATHEUS REIS

LISTA DE EXERCÍCIOS - TMEC 233 DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO

Trabalho apresentado para primeira avaliação da disciplina de Fundição       TMEC 233.                                                  Curso: Engenharia Mecânica                       Professor: Dr. Manolo L Gipieda.

CURITIBA

2021


  1. DESCREVA OS COMPONENTES BÁSICOS DAS AREIAS DE FUNDIÇÃO COMENTANDO O PAPEL DE CADA UM E CITE AS PROPRIEDADES ESPERADAS DA AREIA EM USO.

Os componentes básicos que constituem uma areia de fundição são os seguintes:

  • Areia que é o constituinte básico, no qual devem ser considerados os característicos de pureza, granulometria (tamanho de grãos, distribuição granulométrica, dureza, forma dos grãos, integridade dos grãos, refratariedade, permeabilidade e expansibilidade;
  • Aglomerantes: tem como função elevar a resistência mecânica do molde, evitando possíveis problemas durante o vazamento dos metais fundidos. É o segundo material em maior quantidade no molde e alguns exemplos de aglomerantes são:
  • Argila, que constitui o aglomerante usual nas areias de fundição sintéticas (especialmente preparadas);
  • Breu em pó, também como aglomerante, que confere, principalmente em areia seca, grande resistência mecânica;
  • Dextrina: aglomerante orgânico que confere mais resistência quando a areia é secada (estufada).
  • Carvão moído, eventualmente, para melhorar o acabamento das peças fundidas; dextrina, aglomerante orgânico, para conferir maior resistência mecânica à areia quando secada (estufada);
  • Farinha de milho gelatinizada (Mogul), que melhora a qualidade de trabalhabilidade da areia;
  • Serragem, eventualmente, para atenuar os efeitos da expansão.

Já as propriedades esperadas são as seguintes:

  • Resistência mecânica: Deve suportar o peso próprio e o peso do metal líquido.
  • Permeabilidade: Deve permitir que os gases liberados pelo líquido escapem.
  • Resistência à erosão: Deve resistir à ação do líquido que flui durante o vazamento.
  • Colapsibilidade: Deve permitir a contração do metal sem perder integridade.
  • Baixa aderência ao metal fundido: Deve se separar facilmente do metal quando solidificado.
  • Econômico: Baixo custo pois neste caso teremos uma peça por molde.

(Slides processos de fundição. IFSC. Disponível em: http://joinville.ifsc.edu.br/~valterv/Processos_de_Fabricacao/aula%202%20Processo%20de%20Fundicao.pdf)

(Slides de Aula, Disciplina de Fundição, Professor Manolo Lutero)

  1. O que vem a ser moldes, modelos e machos em fundição? (discorra sobre o papel de cada um).

  • Modelos: Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construção do molde e suas dimensões devem prever a contração do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça. Ele é feito de madeira, alumínio, aço, resina plástica e até isopor.
  • Molde: O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida.
  • Macho: Macho é um dispositivo, feito também de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.

(Slides processos de fundição. IFSC. Disponível em: http://joinville.ifsc.edu.br/~valterv/Processos_de_Fabricacao/aula%202%20Processo%20de%20Fundicao.pdf)

  1. Conceitue e descreva passo a passo o processo de moldagem em casca (shell molding).

A fundição em shell molding é um processo de moldagem de metais para a fabricação de peças empregadas pelos mais variado setores da indústria.

Neste método a areia não necessita ser compactada para que o conjunto adquira resistência mecânica.

Versátil, a fundição em shell molding pode ser utilizada para a confecção de peças em metais ferrosos ou não ferrosos – como o alumínio, o bronze, o latão e o zinco.

No método de fundição em shell molding, uma mistura de areia aglomerada com resina sintética a altas temperaturas é utilizada. Dessa forma, são criados os moldes que apresentam um formato de finas cascas, vindo daí o seu nome.

A fundição em shell molding é usada para moldes de peças com dimensões relativamente pequenas, onde se requer acabamento superficial e precisão dimensional desde que para este não atravessem o plano de partição do molde.

As peças fabricadas por meio da fundição em shell molding apresentam excelente acabamento, mostrando-se produtos de alta qualidade e também com alta resistência e excelente durabilidade.

Sequência de fabricação:

  1. Confecção do modelo em placa (macho): Normalmente feito de metal para suportar altas temperaturas e desgastes. Adiciona-se ainda os canais de alimentação, ataque, etc
  2. Fixação da placa na máquina: A placa é presa na máquina e aquecida por meio de bicos de gás até atingir a temperatura de trabalho (entre 200 e 250ºC).
  3. Carregar reservatório e girar: A placa é colocada na máquina com o reservatório já preparado. Existe o giro e o molde permanece em contato com a mistura de 10 a 15 segundos, formando uma parede de 6 a 15mm de espessura.
  4. Retirada da placa: A placa é retirada da máquina com a camada de material já envolvendo o molde, porém não totalmente dura.
  5. Finalização do molde: A placa de modelar com a casca formada, é retirada do recipiente e colocada no forno de cocção, onde é mantida durante 30 a 40 segundos a uma temperatura entre 250º a 300ºC (5), sinterizando-se.
  6.  Vazamento do Molde: As duas metades da casca são juntadas na caixa, suportadas por areia ou limalha. O molde está então pronto para ser vazado.

(Fundição em shell molding. Metalúrgica Fremar. Disponível em: http://www.fremar.com.br/fundicao-shell-molding.html)

(Shell molding. UFPR. Disponível em: http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM233/Arquivos%20FTP%202020/Aula%20Cera%20perdida%20Shell%20Molding/FUNDI%C3%87%C3%82O%20EM%20CASCA.pdf)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (853.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com