TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGISTA REVERSA: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E SEU PANORAMA

Por:   •  6/12/2017  •  Artigo  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 12

LOGISTA REVERSA: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E SEU PANORAMA

   

Gustavo Ferreira Vieira
Jefferson Geraldo da Silva Santos

Orientador: Romir Almeida dos Reis

Universidade Cândido Mendes – Niterói - RJ

   

RESUMO

Considerando o mercado cada vez mais competitivo, crescimento do consumo e a preocupação com o meio ambiente, as empresas necessitam reestruturar seus processos logístico implantando o sistema de logística reversa como complemento do processo logístico. Este tem como objetivo agregar valor ao disponibilizar o produto para o cliente e consumidores, já no caso da logística reversa a necessidade é de completar o ciclo, sendo através do aproveitamento da matéria-prima reciclada, no processo produtivo ou encaminhá-la ao seu descarte adequado. Este artigo apresenta os conceitos fundamentais relacionados à logística reversa para podemos compreendê-la melhor e também entender a necessidade e importância em aplicar os seus princípios.

Palavras-chave: Logística reversa. Sustentabilidade. Ciclo de vida do produto.

INTRODUÇÃO

        No ambiente muito competitivo o fluxo de informações determina as interações entre os elos da cadeia de negócios e a forma mais adequada de atendimento ao mercado. O aumento na velocidade das interações entre os elos torna-se parte fundamental e a disponibilização de produtos e serviços precisa ser cada vez mais ajustada às necessidades dos clientes. Nesse ambiente surge a logística como um conceito gerencial relevante, uma área capaz de agregar valor por meio da disponibilização de produtos e serviços nas condições desejadas e estabelecidas por clientes e consumidores.

        A logística é um fator determinante para as empresas quanto à distribuição física dos produtos devido os crescentes volumes transacionados e a necessidade de ter o produto certo, no tempo certo e no local certo atendendo a diversidade de clientes e garantindo o posicionamento no mercado. O foco da logística está justamente em planejar, organizar e controlar toda essas atividades.

Segundo Ballou (2006, p. 27), adaptando a definição de logística do Council of Logistics Management (CLM), define a logística como:

O processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes.

        

        A logística empresarial utiliza atividades e subsistemas que podem ser definido de principais ou primário e o de apoio ou secundários.

        As atividades principais são: transportes, gestão de estoque e processamento de pedido. Esses são atividades principais e vejam que apesar de muitos associarem a logística ao transporte esse é apenas uma das suas atividades, certo que esse é uma das principais, mas não é a única.

        Atividades de apoio também chamadas secundárias que dão suporte às três principais destacamos: compras, armazenagem, manuseio, desenvolvimento de embalagens, embalagens de transporte, programação, produção, paletização entre outros.

        Considerando o mercado cada vez mais competitivo, podemos trabalhar com dois tipos de ambiente: o pouco competitivo e o muito competitivo e o que mais caracteriza cada um deles é que no de pouca competitividade o número de empresas que concorrem entre si é reduzido e a quantidade de produtos ofertados é pequena, assim as empresas não precisam se preocupar tanto, pois existem clientes suficientes para comprar tudo aquilo oferecido. No de muita competitividade é composto por inúmeras empresas que buscam um espaço no mercado e um grande número de produtos que são ofertados para uma quantidade insuficiente de clientes e é nesse ambiente altamente competitivo que a maior parte das organizações atua nos dias de hoje.

        Com a globalização das economias, crescimento do consumo e a diminuição do ciclo de vida dos produtos, o fluxo das mercadorias tende a atingir um volume cada vez maior. Por isso as empresas necessitam se adequar levando em consideração a reciclagem ou descarte apropriado dos produtos consumidos.

        Nos dias de hoje, as empresas que fabricam produtos que ao serem descartados de maneira incorreta trazem risco ao meio ambiente, como pilhas e baterias, agrotóxicos, ou que possuem embalagens recicláveis para fabricação de novo produto, como alumínio ou embalagem PET, utilizam-se da logística reversa para reutilizar os materiais reciclados em sua linha de produção e caso não seja possível à reutilização, realizar o descarte de maneira apropriada.

        O presente artigo busca apresentar a necessidade e a importância da aplicação da logística reversa. O método a ser utilizado é a pesquisa bibliográfica, através de consulta em livros e artigos, visando referenciar e apresentar uma visão geral da logística reversa.

CONCEITOS

        Para começar vamos alguns exemplos: você já comprou algo que precisou devolver; ou ganhou um presente que preferiu trocar; ou precisou levar um veículo para revisão ou assistência técnica com garantia; ou você já trocou o seu computador ou seu aparelho celular por um modelo mais novo, caso sim, o que fez com os aparelhos antigos e com as pilhas e baterias que são utilizadas por eles ou após consumir refrigerante, leite ou outro produto qualquer que destino você da às embalagens desses produtos na sua casa.

        Em todos esses casos já estamos lidando com a logística reversa, ou melhor, estamos buscando soluções que devem ser fornecidas pela logística reversa de pós-venda e pós-consumo.

        De forma simples a logística reversa é a área responsável pelos fluxos provenientes das devoluções classificados como bens de pós-vendas e os descartes chamados bens de pós-consumo. Esses bens de pós-venda e pós-consumo podem retornar ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo da mesma cadeia de negócios ou de outras por meio dos canais de distribuição reversos que mais agregam valor de diversas naturezas.

        Uma das definições pesquisadas de Logística Reversa é do autor LEITE (2005, p.16-17), assim definida:

Entendemos a logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuições reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com