TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Guerras rendilhadas da erudição: um breve panorama dos combates e debates em torno do conceito de Reconquista

Por:   •  17/12/2018  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha: Guerras rendilhadas da erudição: um breve panorama dos combates e debates em torno do conceito de Reconquista

Nome: Júlia Reis Couto

Introdução:

Neste artigo o objetivo é de demonstrar analiticamente a palavra Reconquista, como ela foi utilizada no passado e qual o sentido que ela tomou e foi moldada nos dias atuais.

Na historiografia há uma discussão sobre o uso ou o banimento do termo Reconquista, os historiadores que querem excluir o termo se utilizam do argumento que tal termo não aparece em nenhuma das crônicas medievais ibéricas e que o termo mais adequado seria “expansão dos reinos cristãos” ou “expansão territorial-militar”. Assim, sem muita argumentação, são poucos os medievalistas que tem defendido o conceito de Reconquista nos dias atuais.

A essência do texto:

Os debates em torno desse conceito de Reconquista se afloraram depois da publicação do Boletin de la Real Academia de la Historia (1965, p. 271- 339), os autores discutem sobre as “origens” da Reconquista e afirmam que, na verdade, os “primeiros atos de Reconquista” foram apenas uma dinâmica de expansão econômica, demográfica, política e social. Além disso, tais atos de expansão não podem ser vistos como “ações reconquistadoras”, pois eles não tinham o que reconquistar, pois nada haviam perdido.

Para Barbero e Vigil, era certo que:

“El fenómeno historico llamado reconquista no obedeció en sus origenes a motivos puramente políticos y religiosos. [...]. Debió su dinamismo a ser la continuación de un movimiento de expansión de pueblos que iban alcanzando formas de desarollo económico y social superiores.” (2003, p. 153)

Muitos medievalistas se negaram a validar as ideias de Barbero e Vigil, como Del Castillo e Montenegro. Mas é importante ressaltar que as discussões acerca desse tema, só foram possíveis pelo gradual enfraquecimento do regime franquista nos finais dos anos 1960.

O início do Regime Franco necessitou de legitimação para fortalecer suas bases ideológicas. Dessa maneira, Franco foi procurar no passado medieval ibérico guerras e mitos de gloriosos guerreiros. Ele fez uso então do conceito Reconquista para seu serviço. Mas é possível notar também que foi bastante comum naquele período obras que fortalecessem a ideia de Reconquista na historiografia espanhola. Durante todo o ditatorial regime franquista, portanto, falar em Reconquista significava apenas aludir o glorioso processo histórico iniciado por Pelayo e finalizado apenas no século XV com a conquista do Reino de Granada.

Em 1970 Ubieto Arteta, na VII Semana de Estudios Medievales, começa a fazer críticas a esse ponto de vista criado pelo regime franquista alegando que ele tornou a Reconquista num “clichê” histórico. Para Ubieto, a Reconquista deveria ser sempre vista como um movimento violento e armado contra a ocupação de terras pelos muçulmanos, dando destaque assim as ações militares

Para Ubieto, ainda, o “movimento cruzadístico” é essencial para a formação do chamado “espírito da reconquista”. O autor sustenta ainda a visão de que sem a Cruzada no Ocidente Medieval, não teria ocorrido Reconquista na Península Ibérica, de modo que os cristãos teriam convivido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com