TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA COMO UMA VISÃO ESTRATÉGICA PARA A REDUÇÃO DO NÍVEL DE ESTOQUES E CUSTOS

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.986 Palavras (32 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 32

A LOGÍSTICA COMO UMA VISÃO ESTRATÉGICA PARA A REDUÇÃO DO NÍVEL DE ESTOQUES E CUSTOS

 

Autor: Adalberto Bomfim Santana¹

                                                                                                           Orientador: Vaner José do Prado²

Resumo: Este trabalho tem como tema a questão Logística e sua visão estratégica, e como objetivo demonstrar que o uso adequado dos elementos da Logística pode servir como apoio a estratégia para redução de níveis de estoques e custos. A questão central da pesquisa é demonstrar se a Logística pode realmente ser um instrumento capaz de apoiar uma estratégia para redução de estoques e custos nas organizações? O aumento constante dos níveis de estoques nas empresas pode influenciar nos serviços prestados, prejudicando não só a qualidade dos produtos, mas podendo também causar um aumento de custos, proporcionando consequentemente um aumento em seus preços comprometendo assim seu diferencial competitivo no mercado de forma a por em risco a conquista e satisfação dos clientes. A pesquisa será de natureza descritiva e a metodologia será realizada por meio de análise bibliográfica. E como resultados, será apresentado um caso real de redução que usa como técnica de pesquisa um dos fatores da Logística por meio a aplicação do conceito de Tecnologia de Informação (TI). 

Palavras-chave: Logística, estratégia, redução de estoques e custos.

Abstract: This work has as its theme the question Logistics and its strategic vision, and the purpose of showing the proper use of the logistics elements can serve as support the strategy to reduce inventory levels and costs. The central research question is to demonstrate the Logistics can actually serve as a tool to support a strategy to reduce inventories and costs in organizations? The steady increase in the levels of stocks in companies can influence the services provided, damaging not only the quality of products, but can also cause an increase in costs, thus providing an increase in their prices thereby undermining their competitive edge in the market to be at risk the achievement and customer satisfaction. The research is descriptive in nature and the methodology will be carried out through literature review. And as a result, a real case of reduction using as research technique one of the factors of logistics through the application of the concept of Information Technology (IT) will be presented.

Keywords: Logistics, strategy, reducing inventories and costs.

__________________________________________________________________________________________

¹Graduando em Engenharia de Produção na Universidade Salvador – UNIFACS. E-mail: beto.b.santana@hotmail.com

²Departamento de Engenharia da UNIFACS. Professor Adjunto das disciplinas: Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico e Operacional e Gestão de Projetos. E-mail: vaner.prado@pro.unifacs.br

  1. Introdução

O presente estudo tem por tema a Logística como uma visão estratégica. A questão central da pesquisa é demonstrar se a Logística é realmente um instrumento capaz de apoiar uma estratégia para redução de estoques e custos nas organizações? O aumento constante dos níveis de estoques nas empresas pode acarretar nos serviços prestados pela mesma, prejudicando não só a qualidade dos produtos, mas como podendo também causar um aumento de custos, proporcionando consequentemente um aumento em seus preços, não conseguindo assim ter um diferencial no mercado de forma que conquiste e satisfaça os clientes. Levando em consideração o objetivo da satisfação dos clientes, é de extrema importância para a sobrevivência do negócio a redução dos estoques, para que, como consequência os custos também sejam reduzidos e a satisfação dos clientes seja suprida através do resultado de preços mais baixos.

Partindo desse propósito, o objetivo desse trabalho é demonstrar que o uso adequado dos elementos da Logística pode servir como apoio a estratégia para redução de níveis de estoques e custos. Para que se concretize esse objetivo é de grande importância cumprir os seguintes objetivos específicos: a) Conhecer os conceitos e elementos da Logística e da gestão de estoque; b) Analisar a utilização dos elementos da Logística; c) Abordar os custos relacionados com níveis de estoque; d) Demonstrar a Logística como campo estratégico capaz de reduzir custos e estoques.  

A metodologia utilizada através de um estudo de natureza descritiva, com base em Boaventura (2004), tendo como objetivo principal analisar e descrever os elementos da Logística como uma estratégia para reduzir os níveis de estoques. As evidências principais do trabalho acadêmico é estudá-lo e, por fim, estabelecer relações entre os gestores e os elementos da Logística para auxiliar a buscar um nível de desempenho elevado dentro da empresa. Junto com as pesquisas e estudos bibliográficos, é possível ter como base resultados que a metodologia proposta trata os assuntos de estoques e custos em empresas que passam a ter uma preocupação nessas áreas.

A perspectiva da pesquisa é o aprofundamento do conhecimento sobre a área e contribuições da Logística, entendendo como a mesma está ligada ao campo estratégico da organização, podendo dessa forma verificar sua relação com as áreas de estoques de maneira que possa apoiar a estratégia de redução de custos e melhoras no serviço do atendimento aos clientes.

Com a finalidade de explanar os assuntos que deram estrutura a pesquisa, este estudo abordará as principais etapas da Logística e os elementos que a compõe junto com o levantamento de informações sobre custos e estoques para que de maneira eficiente consiga atingir o objetivo de reduzir o nível de estoques e de custos gerados nas organizações. Concluindo-se no final com a demonstração de um conceito ou ferramenta utilizada como apoio para fim do processo redutivo de estoques e custos junto ao estudo de caso tomado como exemplo de aplicação real.

  1. A Logística em uma abordagem histórica

A palavra Logística pode ser encontrada em diferentes formas de definições e conceitos, vai depender do autor e da época que foi dedicada as suas pesquisas e estudos. A Logística originou-se nas organizações militares. Segundo Lívia, Lúcia e Maria (2010, apud SOUZA, 2002), “a Logística originou-se no século XVIII, no reinado de Luiz XIV, onde existia o posto de Marechal – General de Lógis – responsável pelo suprimento e pelo transporte do material bélico nas batalhas”.

 Dessa forma pode-se observar que o sistema logístico nessa época foi desenvolvido para facilitar a suprir as necessidades de abastecimento, transporte e alojamento das tropas, proporcionando que os recursos de precisão estivessem no momento e local certos. Formado esse sistema operacional, o mesmo dava acesso à realização das campanhas militares, contribuindo para que as tropas conquistassem a vitória nos combates.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)   pdf (768.9 Kb)   docx (485.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com