TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MARMORARIA DUARTE

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – CAMPUS ITABIRA

                             

LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MARMORARIA DUARTE

ITABIRA OUTUBRO/2017

LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MARMORARIA DUARTE

Relatório apresentado ao Professor Responsável pela Disciplina Logística, como requisito parcial para a obtenção da conclusão da disciplina em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira.

PROFESSOR: CARLOS HENRIQUE DE OLIVEIRA.

ITABIRA OUTUBRO/2017


SUMÁRIO

  1. Introdução          4
  2. Objetivos          5
  3. Questões Chave          6
  1. Questão 1          6
  2. Questão 2          6
  3. Questão 3          7
  4. Questão 4          8
  5. Questão 5                  9
  6. Questão 6        10
  1. Referências        11

  1. INTRODUÇÃO

Tendo em vista que o mercado atual sofre cada vez mais constantes transformações e não flexibilidade e uma excelente gestão de todos os pilares que compõem a organização são vitais para a consolidação e competitividade organizacional, deve-se definir o que vem a ser logística empresarial e como essa deve ser gerida para que haja sucesso organizacional.

Segundo Ballou (1993), logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

A Distribuição Física é o conjunto de operações relacionados com o fluxo de bens, englobando desde o local de sua produção até o destino final, bem como as informações associadas, tendo como objetivo a garantia de que os bens cheguem com qualidade, na quantidade, no lugar e no tempo certo com preços competitivos (SAKAMOTO, 1999). Ou seja, a Distribuição Física envolve desde o processamento até a entrega dos pedidos ao cliente, abrangendo as operações de vendas e de marketing a medida que disponibiliza o produto desejado dentro do tempo, especificações e dos custos negociados.

Ainda nesse contexto, sob a perspectiva Logística a Distribuição Física é responsável por viabilizar as iniciativas das áreas de marketing e produção junto aos clientes finais (SAKAMOTO, 1999). Assim, para que o produto esteja disponível ao cliente final as demais áreas da empresa devem se comprometer a disponibilizar o produto dentro do prazo para que o pedido esteja disponível dentro do prazo.

Adicionalmente, sob os componentes da Distribuição física tem-se que segundo Balou (1993) a Distribuição Física trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos. Ou ainda, conforme Portal Educação a distribuição física consiste basicamente em três elementos principais (recebimento, armazenamento e expedição). Finalmente, conforme Sakamoto (1999) os principais componentes da Distribuição Física são a administração de estoques de produtos acabados, transporte do produto acabado da fábrica para os clientes ou para os Centros de Distribuição (CDs) e destes para os clientes, administração de armazéns e CDs e serviço ao cliente.

Operadores Logísticos

Um ator importante dentro da logística e da cadeia de suprimentos é o operador logístico. Segundo Luna (2007) apud Zamcopé et al (2010) operador logístico é o prestador de serviços 26 logísticos que tem competência reconhecida em atividades logísticas, desempenhando funções que podem englobar todo o processo logístico de uma empresa cliente ou somente parte dele.

O surgimento e evolução dos operadores logísticos têm grande importância no contexto da cadeia de suprimentos com o crescimento da competitividade nos mercados e logo a necessidade de um gerenciamento de informações maior, além do foco de cada empresa na sua competência central. Figueiredo (2005) afirma que os operadores logísticos podem ser elementos chaves de integração setorial dentro da cadeia de suprimentos, trazendo para os próprios uma oportunidade de ter um papel estratégico na empresa.

É perceptível então a atuação do operador logístico dentro da cadeia de suprimentos. Primeiramente pela sua representatividade no custo final. Em segundo, fornecer serviços que são considerados complexos, deixando a cargo da empresa o foco nas suas competências centrais para manter ou inserir o produto no mercado. Em terceiro, fazer com que o produto esteja disponível em quantidade certa na hora certa e na forma certa, fornecendo um bom serviço ao cliente.

  1. OBJETIVOS

Através de um estudo de caso na empresa Marmoraria Duarte, localizada na cidade de Itabira no estado de Minas Gerais são propostos tais objetivos:

  • Estabelecer contato direto com uma empresa real;

  • Conhecer seus processos internos/externos;

  • Detectar conceitos obtidos na disciplina para a empresa em estudo.
  1. QUESTÕES CHAVE -  Distribuição Física e Operadores Logísticos
  1. Questão 01 : A distribuição física tem como meta ideal, levar os produtos certos para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, com o menor custo possível. Explique de que maneira a empresa estudada gerencia as informações e como é garantida que a meta seja alcançada?

De forma geral, o gerenciamento de informações é falho dentro da empresa, tendo em vista que a empresa possui um sistema de informação e documentação somente no setor financeiro e de vendas (emissão de ordem de serviço). A falha na gestão da informação impacta negativamente o desempenho da organização mais especificamente no que se diz respeito à desorganização de estoque e tempo de setup (grande delay do pedido entre setor vendas e produção) que acarreta em atrasos na produção e por fim, no prazo de entrega do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com