TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Laboratório Metrologia

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

 

 

 

 

 

Laboratório de Metrologia

Juliana Fernandes Nascimento - 21007872

Natalia Gabriele Morales – 20831423

Nathália C. S. Cepeda - 20507832

 

 

 

 

São Paulo, 13 de maio de 2019

1 Introdução

Metrologia é o estudo das medições e suas aplicações, ela engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação. Medições e metrologia são essenciais a quase todos os aspectos dos empreendimentos humanos, pois são utilizados em atividades que incluem o controle da produção, a avaliação da qualidade do meio ambiente, da saúde e da segurança, e da qualidade de materiais, comida e outros produtos para garantir práticas seguras de comércio e a proteção ao consumidor. Neste relatório, iremos mostrar a diferença nos valores das medições entre o paquímetro e o micrômetro. Os micrômetros têm como função garantir a medição precisa da espessura, distâncias ou ângulos de objetos muito pequenos. Ele funciona através de um parafuso micrométrico. A leitura da medida pode ser feito através dos dois tipos de micrômetro, micrômetro digital e micrômetro mecânico. Já o paquímetro, mede dimensões de forma muito precisa através de uma espécie de régua graduada com encosto fixo. Com ela, conseguimos a profundidade e dimensões lineares internas e externas de pequenas peças, como parafusos, porcas e tubos. Ele também pode ser um paquímetro digital ou paquímetro mecânico.

2 Objetivo

O propósito do experimento no laboratório é realizar a medição de todos os objetos disponibilizados através do paquímetro e do micrômetro e obter o resultado mais preciso de suas medidas. Além disso, conhecer e avaliar a precisão entre os dois instrumentos de medição diante dos objetos propostos.

2.1 Equipamentos:

  • Paquímetro;

[pic 1]    [pic 2]

  • Micrômetro;

[pic 3]    [pic 4]

  • Cubo;

[pic 5]

  • Metais - formatos diferentes;

[pic 6]                      [pic 7]

2.2 Procedimentos e Dados

Cada objeto foi medido cerca de 3 vezes com o paquímetro e micrômetro para obtenção de suas medidas. Para a obtenção dos diâmetros das peças, foi utilizado apenas o micrômetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (338.2 Kb)   docx (260.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com