TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei de Ohm

Por:   •  3/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Procedimentos

Para o experimento realizado, inicialmente foram feitas as medidas das resistências dos resistores utilizados para que averiguasse seus valores reais em relação as valores teóricos informados pelo fabricante.

Os valores teóricos das resistências utilizadas foram de R1= 5.6K, R2= 220, R3= 1K e R4=330, com valores reais medidos em um ohmimetro sendo respectivamente de 5.52K, 0.217K, 0.997K e 0.326K, medidos na escala de 2K. Todos os resistores utilizados tinham potência máxima de 2W.

A partir da potência máxima indicada no resistor e de sua resistência nominal R determinou-se a tensão e a corrente máxima suportada para cada resistor. Anotou-se os valores na folha de dados. 

Montou-se um circuito como esquematizado na figura abaixo utilizando voltímetro e amperímetro, cada qual foi conectado ao circuito de maneira distinta, consciente de que antes de ligar a fonte à rede elétrica, tomou-se o cuidado de ajustar os multímetros nas escalas máximas de corrente e tensão adequadas ao circuito.

[pic 1]

Com o auxílio do contato do potenciômetro da fonte, variou-se lentamente o valor da tensão no resistor, desde zero até o valor máximo da fonte e registrou-se na folha de dados as leituras de tensão e corrente medidas respectivamente no voltímetro e no amperímetro.

Tomou-se o cuidado de escolher um bom fundo de escala para cada medida efetuada. Avaliou-se a incerteza instrumental para cada fundo de escala escolhido. Com as incertezas foi possível decidir qual quantidade correta de algarismos significativos utilizados nos valores anotados para corrente e tensão.

Repetiu-se os procedimentos acima para todos os resistores citados.

Gráficos de corrente versus tensão que passa em cada resistor foram elaborados e obteve-se a reta de regressão linear para cada gráfico.

   Conclusão

Como era esperado, o resistores pelo fato de serem ôhmicos, teve um comportamento linear, obedecendo assim a lei de Ohm. Ao aumentar a tensão a corrente também aumentou, de forma proporcional que o coeficiente angular da reta permaneça constante, ou seja, a resistência é constante.

Em comparação com os fundamentos teóricos, os resultados foram satisfatórios, pois os valores das resistências de cada resistor, aproximou bastante do valor real medido, onde devemos levar em consideração o erro imposto pelo fabricante em cada resistor e o erro dos instrumentos de medição utilizados no experimento, os possíveis propulsores dessa pequena variação, mas que se encontra dentro da margem de erros calculados.

Referencias

https://www.electronica-pt.com/medidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com