TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei de Ohm

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Introdução

A resistência elétrica mede a propriedade dos materiais de oferecer resistência a passagem de corrente elétrica. Neste processo a energia elétrica é dissipada, geralmente, na forma de calor. Assim um resistor corresponde a qualquer dispositivo que dissipe energia elétrica.

Resistores em que a diferença de potencial (ddp) aplicado, é proporcional a corrente elétrica (I) são chamados resistores ôhmicos, para eles a relação entre ddp e corrente é constante e chamada de resistência elétrica (R), embora nem todos os resistores se comportem desta maneira.

2. A lei de Ohm

No começo do século XIX, Georg Simon Ohm (1787-1854) mostrou experimentalmente que a corrente elétrica, em condutor, é diretamente proporcional a diferença de potencial V aplicada. Esta constante de proporcionalidade é a resistência R do material. Então de acordo com os experimentos de Ohm, temos que;

VAB = R x i

a qual é conhecida como "Lei de Ohm". Muitos físicos diriam que esta não é uma lei, mas uma definição de resistência elétrica. Se nós queremos chamá-la de Lei de Ohm, deveríamos então demonstrar que a corrente através de um condutor metálico é proporcional à voltagem aplicada, i  V. Isto é, R é uma constante, independente da ddp V em metais condutores. Mas em geral esta relação não se aplica, como por exemplo aos diodos e transistores. Dessa forma a lei de Ohm não é uma lei fundamental, mas sim uma forma de classificar certos materiais. Os materiais que não obedecem a lei de Ohm são ditos ser não ôhmicos.

2.1 Resistores Ôhmicos 

Os resitores que obedecem a equação são denominados por resistores ôhmicos. Para estes resistores a corrente elétrica ( i ) que os percorrem é diretamente proporcional à voltagem ou ddp (V) aplicada. Consequentemente o gráfico V versus i é uma linha reta, cuja inclinação é igual o valor da resistência elétrica do material, como mostra o gráfico abaixo,

[pic 1]
Fig. 1 -  Resitores ôhmicos obedecem a lei de Ôhm

2.2 Resistores não Ôhmicos 

Observa-se, em uma grande família de condutores que, alterando-se a ddp (V) nas extremidades destes materiais altera-se a intensidade da corrente elétrica i, mas a duas grandezas não variam proporcionalmente, isto é, o gráfico de V versus i não é uma reta e portanto eles não obedecem a lei de Ôhm, veja gráfico abaixo. Estes resistores são denominados de resistores não ôhmicos. Em geral, nos cursos básicos de Física, trata-se apenas dos resistores ôhmicos.

[pic 2]
Fig.2 - Resistores não ôhmicos
não obedecem a lei de Ôhm

Unidade de resistência elétrica é chamada ohm e é abreviado pela letra grega ômega Ω. Desde que R = V/i, então 1.0Ω é equivalente a 1.0 V/A. Em circuitos elétricos a resistência é representada pelo símbolo [pic 3] . Em geral os resistores têm resistências que variam de um valor menor do que 1 ohm até milhões de ohms. A Fig. 3, juntamente com a tabela 1 mostram as regras de classificação dos resistores. O valor da resistência de um dado resistor é escrito no seu exterior ou é feito por um código de cores como mostrado na figura e tabela abaixo: as duas primeiras cores representam os dois primeiros dígitos no valor da resistência, a terceira cor representa a potência de 10 que o valor deve ser multiplicado, e a quarta cor é a tolerância no erro de fabricação. Por exemplo, um resitor cujas quatro cores são vermelho, verde, laranja e ouro têm uma resistência de 25.000 Ω ou 25 kΩ, com uma tolerância de 5 porcento.

[pic 4]
Fig. 3 - Caracterização dos resitores

Cor

Número

Multiplicador

Tolerância %

Preto

0

1,00E+00

-

Marrom

1

1,00E+01

-

Vermelho

2

1,00E+02

-

Laranja

3

1,00E+03

-

Amarelo

4

1,00E+04

-

Verde

5

1,00E+05

-

Azul

6

1,00E+06

-

Violeta

7

1,00E+07

-

Cinza

8

1,00E+08

-

Branco

9

1,00E+09

-

Ouro

-

1,00E-01

5

Prata

-

1,00E-02

10

Sem cor

-

-

20

Tabela 1 - Códigos de classificação dos resistores

3. Identificação de resistores Ôhmicos

  1. Materiais

  • Painel para associações de resistores.
  • Conjunto de quatro pontes para derivação.
  • Fonte de alimentação CC regulável.
  • Multiteste didático.
  • Chave liga e desliga.

  1. Procedimento

Primeiramente, leu-se as instruções e o uso da fonte, verificando assim se a tensão da rede era a mesma que do aparelho.

Montou-se o circuito conforme indicado na figura abaixo.[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (686.4 Kb)   docx (954.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com