TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Automação Industrial

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

Segunda Lista de Automação Industrial

1. Apresente as vantagens e desvantagens de um sistema de automação centralizado e de um sistema de automação descentralizado.

  • Vantagens e Desvantagens do Centralizado:

PRÓS:

– Custo relativo dos equipamentos mais baixos;

– Fácil manutenção, já que tudo está em um lugar;

– Fácil Implementação.

CONTRAS:

– Requer modificação no sistema elétrico;

– Instalação requer mão de obra para efetuar a reforma (as vezes o custo não compensa a economia com os equipamentos);

– Em caso de falha no sistema de automação, toda a residência sofre.

  • Vantagens e Desvantagens do Descentralizado:

PRÓS:

– Instalação pode ser feita pelo usuário;

– Pode utilizar o sistema elétrico já existente na casa;

– Sistema mais confiável, em caso de falha de um dos componentes (como é o caso de uma rede wireless tipo mesh, como no ZigBee ou Z-Wave);

CONTRAS:

– Custo maior, pois cada dispositivo deve ter inteligência embutida em forma de um sistema microprocessado;

– Dificuldade de manutenção, já que vários dispositivos precisam ser configurados

2. Descreva os principais componentes funcionais de um CLP, use a figura da transparência 11 como base.

Entrada digital e analógica; unidade central de processamento (CPU) e unidade lógicaitmética (ALU); memória de programa; RAM; relógio temporizador; interface para dispositivo de programação; interface para dispositivo de programação.

3. Que problema está representado na figura da transparência 13? Sugira possíveis soluções para o mesmo.

Operação cíclica de um controlador lógico programável usado como um computador de automação.

Aumentar a memória e a capacidade de processamento.

4. Encontre na literatura descrições sucintas para os componentes de um Microcontrolador como o apresentado na transparência 16 (80C167).

-Memórias Flash

-Memória RAM.

-Registradores

-Periféricos

-Temporizadores/Contadores (timer)

-Interface de comunicação serial assíncrona (USART)

5. Compare uma estrutura em rede com uma estrutura em barramento, quais são as limitações e as vantagens de cada uma.

Estrutura em rede: As vantagens dessa topologia é que são mais propícias as ramificações e sofrem perdas de dados mais baixas quando comparadas às outras topologias, além de ser mais barata. Já o ponto negativo é que por ser muito simples, tem poucos recursos.

Barramento: Entre os pontos positivos do barramento estão: o uso de cabo, que é econômico; a mídia é barata e fácil de trabalhar e instalar; além de ser simples, relativamente confiável e de fácil expansão. As desvantagens neste caso ficam por conta da rede lenta em situações de tráfego pesado, os problemas são difíceis de isolar e, em caso de falha no cabo, é preciso paralisar a rede inteira.  

6. O que se entende por diversidade em sistemas de automação?

As diversidades dos sistemas de automação estão ligadas a necessidade das organizações em uma perspectiva sobre o impacto da automação na diversidade nos trabalhadores e seus sistemas. Com base no corpo emergente de conhecimento sobre como organizações, seus líderes e seus funcionários são moldados pelos efeitos disruptivos da automação inteligente, definiu uma estrutura de quatro estágios para integrar a diversidade no local de trabalho automatizado.

7. Explique detalhadamente a informação contida nas figuras apresentadas nas transparências 48 e 49?

Na comparação de custos de compra, no primeiro momento é mais caro ter uma estrutura funcionalmente centralizada, mas futuramente fica mais rentável. Já na estrutura funcionalmente descentralizada, no início é bem mais barato, mas vai encarecendo conforme o tempo vai passando.

Na comparação de confiabilidade durante a operação de processos técnicos, no funcionalmente centralizado, se mantém conforme o tempo passa. No funcionalmente descentralizado, mau funcionamento do processo com duas falhas únicas há uma perda conforme o tempo passa. No funcionalmente descentralizado, mau funcionamento do processo com uma única falha conforme o tempo passa a confiabilidade diminui drasticamente.

8. Explique a figura da transparência 56.

Três partes e associar problemas e técnicas de análise a níveis específicos. Em termos gerais, um conjunto de técnicas de análise de processo é usado para reprojetar ou melhorar os processos de nível superior. Outro conjunto é usado nos tipos de problemas de processo que encontramos no meio da hierarquia de processo. Ainda outro conjunto de técnicas é apropriado para processos na base da hierarquia que Requisitos nos níveis de hierarquia em relação a sua disponibilidade e capacidade de processamento.

9. O que se entende por Tolerância a Falha?

Tolerância à falha, na ciência da computação, é uma faculdade do software (TFS) e do hardware que permite maior suporte a falhas (bugs), e que continue(m) a operar adequadamente mesmo após falha(s) em seu(s) componente(s). ... Nele, as falhas são de desenvolvimento e bugs causados por erros humanos.

10. Exemplifique aplicações que necessitam arranjos de automação tolerantes a falhas. Detalhe as razões de sua escolha.

Empresas de pequeno porte em que os erros não comprometem muito a qualidade do serviço. Caixa de supermercado ou um totem em uma lanchonete, se essas maquinas falharem, esses processos podem ser substituídos por pessoas.

11. Qual a diferença de um sistema aberto para um sistema fechado de comunicação?

Basicamente um sistema aberto é aquele que interage com o seu ambiente. Existem alguns fatores que diferenciam um sistema aberto de um fechado.

• Em um sistema fechado o meio não afeta o sistema, já em um sistema aberto existe uma troca entre o sistema e o ambiente. Um sistema fechado estável pode atingir um equilíbrio puro. Porém, um sistema aberto pode atingir apenas uma estabilidade.

Condições iniciais necessariamente influenciam o estado de um sistema fechado. Por outro lado, um sistema aberto pode atingir um estado estável independentemente de suas condições iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com