TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercício de instrumentação industrial

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de exercício de instrumentação industrial

Sensores

1º explique o que é um sensor indutivo? Cite 3 exemplos de aplicação?

R: São sensores que são utilizados para reconhecimento de materiais metálicos. O funcionamento se baseia em um campo eletromagnético, criado pelo sensor, ao qual projetado a frente do sensor. Quando um objeto metálico se aproxima ao campo são induzidas no alvo correntes de fuga que causam perdas na energia armazenada pelo campo.

Exemplos de aplicação: identificar materiais de baixa resistência mecânica, controle de movimento e medições precisas.

2º explique os sensores indutivos NPN e PNP ?

R: Sensores PNP são os sensores que possuem saída positiva, ou seja, a carga é ligada. Entre a saída do sensor e o negativo da alimentação.

Sensores NPN são sensores que possuem saída negativa, ou seja, a carga é ligada entre a saída do sensor e o positivo da alimentação.

3º o que é a distância sensora ?

R: É a distância que o sensor pode atuar com segurança considerando variações de temperatura, tensão e entre outros

4º O que histerese ?

R: É a diferença máxima apresentada por um instrumento, para um mesmo valor, em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a variável percorre toda a escala nos sentidos ascendentes e descendentes.

5º desenhe os blocos de de funcionamento de um sensor indutivo e capacitivo?

R: Indutivo[pic 1]

R: capacitivo

[pic 2]

6º O que é sensor capacitivo? cite 3 exemplos de utilização?

R: São utilizados para identificar a aproximação de materiais orgânicos.

É formado de um capacitor, composto por duas placas metálicas com cargas opostas e separadas pelo ar o qual é o dielétrico. As placas projetam o campo eletrostático gerado pelo capacitor a frente do sensor. A capacitância depende do tamanho do alvo, da constante dielétrica do alvo e da distância entre o alvo e a face do sensor. Quando o alvo se aproxima do sensor da capacitância do circuito interno ao sensor aumenta. Com isso, quando a capacitância alcança um determinado valor de circuito oscilador é ativado, por conseguinte, o circuito de saída do sensor.

7º Explique para que serve o ajusta de sensibilidade do sensor capacitivo ?

R: O ajuste de sensibilidade serve para diminuir a influencia de acionamentos laterais do sensor e permite através de ajustes finos a detecção de materiais dentro de outros.

Exemplo: líquidos dentro de garrafas

8º O que são sensores óticos?

R: São sensores capazes de identificar a presença de um acionador através da emissão e recepção da luz, baseia- se na  transmissão e recepção da luz infra vermelha ao qual é invisível ao olho humano.

9º O que são sensores óticos por barreira e por difusão?

R: No sensor ótico por barreira o acionamento ocorre quando o alvo suspende o feixe de luz disposto entre duas unidades independentes colocadas frente a frente. Uma das unidades contém o transmissor enquanto a outra unidade contem o receptor.

No sensor ótico por difusão ocorre quando o alvo a ser detectado entra na região de sensibilidade e reflete ao receptor a luz enviada pelo transmissor sendo que o transmissor e o receptor são montados na mesma unidade.

10º O que são sensores refletivos?

R: São sensores que o acionamento ocorre quando o objeto a ser identificado interrompe o feixe de luz que chega ao receptor refletido por um espelho prismático. Nesses sensores o transmissor e receptor são montados em uma única unidade.

11º Calcule a distância sensora nominal de um sensor capacitivo, onde a rigidez dielétrica é dada pelo material que será utilizado(Papel)e o fator de correção percentual é dado pelo gráfico dos fatores de correção para sensores capacitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com