TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Empresarial

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.763 Palavras (28 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1] 

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TÍTULO DO TRABALHO

Disciplina: Logística Empresarial

Tecnologia em Gestão de Logística

Tutor Presencial: Professora Rosana Alves de Oliveira

                                                                       Anderson Divino de Araújo Matos – 6582334733

                                    Uiliam de França Lacerda - 6785366966

                                 Gabriella Lima de Jesus - 6951497031

                             Paulo Silas Amaral de Oliveira Junior - 6784349585

                                Leandro da Costa Jorge - 7310549576

São Bernardo do Campo, São Paulo.

2013[pic 2][pic 3]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

ETAPA 1        3

A Empresa Estudada - “NATURA COSMÉTICOS”.        3

A Cadeia de Suprimentos e seus Processos        4

Cadeia de Suprimentos da Natura        4

Fluxo de Caixa Relevante        6

Conclusão da Etapa        6

Vantagens Competitivas        7

ETAPA 2        8

Gargalos que Dificultam a Integração da Cadeia de Suprimentos        8

Quais foram os “gargalos” percebidos?        8

Que fatores os levaram a percebe os “gargalos”?        9

No que esses “gargalos” afetam as atividades da empresa estudada?        9

Conclusão da Etapa        9

ETAPA 3        11

Estudo sobre a Cadeia de Suprimentos da Priprioca        11

Conclusão da Etapa        18

ETAPA 4        19

CONCLUSÃO        21

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22


INTRODUÇÃO

A logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem. Todas essas áreas que envolvem o trabalho logístico oferecem ampla variedade de tarefas estimulantes.

Combinadas essas tarefas tornam o gerenciamento integrado da logística uma profissão desafiante e compensadora. Devido à importância estratégica do desempenho logístico, crescente número de executivos bem-sucedidos na área de logística está sendo promovido para posições de alta gerência.

A responsabilidade operacional da logística está diretamente relacionada com a disponibilidade de matéria-prima, produtos semi-acabados e estoque de produtos acabados, no local onde são requisitados, ao menor custo possível. É por meio do processo logístico que os materiais fluem pelos sistemas de produção de uma nação industrial e os produtos são distribuídos para os consumidores pelos canais de marketing.

Com a competitividade do mercado, o capital humano nas companhias tem sido muito valorizado. A Natura investe em programas de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, e sabem que o trabalho em equipe estimula a competitividade das empresas e otimiza resultados.

A Natura ao longo de suas atividades mantém preocupação com o desenvolvimento sustentável e procura desenvolver seus produtos de forma a diminuir os impactos de sua ação no ambiente de onde extrai materiais para seus produtos. Nessa linha, a Natura consegue produtos diferenciados e preços competitivos.


ETAPA 1

A Empresa Estudada - “NATURA COSMÉTICOS”.

A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro, a companhia desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos do país.

A estratégia definida pela Natura envolve o crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através do canal de vendas diretas. Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras. A renovação contínua da carteira de produtos através de investimentos em inovação, assim como na eficiência operacional (que resulta no aumento da escala de produção) são outros pontos que compõem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.

A Natura tem uma necessidade contínua de investimentos em marketing, porém, não podemos deixar de destacar algumas dificuldades encontradas pela empresa como: Total dependência dos representantes de vendas diretas e penetração em regiões remotas, pois, isso aumenta os custos de logística.

Visão

A Natura Cosméticos, por ser comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece por seus produtos e serviços, será uma marca com expressão mundial, identificada com seus clientes, os quais se comprometem com o desenvolvimento de um mundo sustentável através das relações consigo mesmo, com o outro e com a natureza da qual fazem parte.

Missão

A Natura Cosméticos traduz sua missão em “Razão de Ser”, onde esta visa criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem de seus clientes. O “bem-estar” é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo mesmo e com seu corpo e o “estar bem” é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo. A natura visa ainda contribuir com a sociedade de forma inovadora e aperfeiçoada, materializando a idéia de sociedade justa estabelecendo parcerias publicas e privadas para o desenvolvimento de projetos sociais. Contribuindo também com a comunicação e a troca de informações, assim tendo uma ação coletiva dentro da empresa.

Missão Logística

A empresa tem como missão atender plenamente a demanda de produtos e serviços, garantindo à Natura Cosméticos um diferencial competitivo pela flexibilidade da cadeia logística com padrões de qualidade, serviço e custo, que evidenciem o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável para a plena satisfação dos clientes.

 A Cadeia de Suprimentos e seus Processos

Ballou salienta a Logística / Cadeia de Suprimentos como – (Conjunto de atividades funcionais (Transportes, controle de estoques, armazenagem etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, ao quais se agrega valor ao consumidor. (BALLOU, 2006, p.29).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (866.9 Kb)   docx (942.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com