TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Na Engenharia

Por:   •  9/5/2021  •  Resenha  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 1 – Quais os 3 objetivos operacionais básicos que a Teoria das Restrições (TR) considera? Quais as vantagens, de acordo com os defensores da TR, do uso desses objetivos ao invés dos tradicionais?

Ganho: Aumentar o fluxo dos produtos vendidos, assim consequentemente o lucro.

Estoque: Reduzir os estoques, assim não tendo gastos com manutenções dos mesmos, recuperar o capital investido aumentando assim o lucro.

Despesas: Reduzir despesas operacionais e estoque afim de produzir a mesma quantidade gastando menos, consequentemente aumentando o lucro.

Existem argumentação dos defensores da otp que se a empresa atingir esses objetivos acima citados, estará automaticamente maximizando seu desempenho, aumentando o seu lucro líquido, o retorno sobre os investimentos e o seu fluxo de caixa.

2. Quais os dois tipos de recursos dentro dos sistemas produtivo e por que é importante entender o interrelacionamento entre eles?

Recursos não restritivos de capacidade (não gargalo) esse não porovoca alteração no fluxo, apresentando uma capacidade superior aquela exigida pelo fluxo.

Recursos restritivos de capacidade (gargalo) esse vai provocar redução no fluxo produtivo, apresentando velocidade e disponibilidade inferior aos demais componentes da linha de produção (limita a capacidade).

É de suma importância entender a relação existente entre esses dois tipos pois ele ira mensurar onde terá que ajustar tanto para maximizar os lucros, como para evitar os prejuízos.

3. Qual a diferença entre “ativar” um recurso e “utilizar” um recurso?

Ativar e utilizar recursos são ações diferentes. A utilização de recursos ocorre na medida em que o processo produtivo é incrementado. Já a ativação de recursos não gargalo (acima da demanda do sistema) serve apenas para aumentar estoque e, consequentemente, gastos operacionais.

4. Por que os benefícios não seriam iguais relativamente a reduzir o tempo gasto em preparação de recursos para um recurso gargalo e para um recurso não gargalo?

Reduzindo o tempo de preparação de uma máquina gargalo a produtividade geral será aumentada, ao contrario a redução do tempo de preparação de uma máquina não gargalo não alterará o resultado final visto que esta já possui um período de tempo bastante ocioso.

5. Segundo a abordagem TR, o que são os lotes de processamento e de transferência?

O lote de transferência não pode ser e, freqüentemente não deveria ser, igual ao lote de processamento. O lote de processamento é analisado na perspectiva do recurso, enquanto que o lote de transferência é o na perspectiva do fluxo.

6. Quais os passos a serem seguidos para bem gerenciar um sistema produtivo utilizando a TR?

1) Identificar as restrições: encontrar o posto gargalo e postos que tem a capacidade muito próxima da capacidade do posto gargalo, chamados de recursos de capacidade restritiva. Caso a sua indústria não tenha um software que apoie a identificação das restrições, uma dica é verificar qual o posto de trabalho ou equipamento com o maior investimento na sua indústria, pois provavelmente ele será o gargalo.

2) Explorar as restrições ao máximo: utilizar toda a capacidade do posto gargalo, impedindo que a operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com