TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANUTENÇÃO PREDITIVA

Por:   •  13/4/2017  •  Monografia  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campo Grande- MS

2017


henrique paredes juliati[pic 6]

[pic 7]

o uso da termografia na inspeção e manutenção de equipamentos industriais e edíficios

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Anhanguera unidade II .
Orientador: Djair Mansilha.


Campo Grande- MS

2017


 1.1 O Problema

Na indústria ocorre a necessidade de manutenção em equipamentos de grande importância para a produção, a manutenção preditiva é a técnica que utilizamos para evitar a intervenção no processo de fabricação, evitando assim perdas desnecessárias na produção, com esta técnica podemos detectar avarias em componente de sistemas, maquinas e até mesmos edifícios.

Existem várias tecnologias na área da manutenção preditiva uma delas é a termografia, no entanto, esta é uma técnica realmente viável? Ela identificará o problema certo e poderá auxiliar na manutenção de forma eficiente?


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da manutenção preditiva utilizando a técnica de termografia, entender o funcionamento do equipamento e a facilidade na identificação de avarias em sistemas, edifícios e maquinas industriais.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Mostrar o como é eficiente a técnica de termografia na manutenção, assim identificando avarias em equipamentos.
  • Analisar imagens obtidas pela câmera termográfica em equipamentos com grandes, médias e pequenas avarias.
  • O custo e os benefícios da analise termográfica na indústria.


3 JUSTIFICATIVA.

As indústrias estão sempre visando a manutenção de forma que não percam muito em questão de produção, com a as paradas em maquinas para o reparo, e uma forma de ter o conhecimento de uma futura parada em máquina, assim podendo se organizar quanto a esta intervenção na produção.

A manutenção preditiva é uma técnica utilizada para se obter dados de certo equipamento, e com esses dados conseguir prever alguma avaria no equipamento, sistema ou edifícios. Essa técnica consegue identificar um problema logo no início, trazendo assim uma forma de se planejar, podendo otimizar a manutenção e melhorando na vida útil do equipamento ou sistema, essa técnica tende a ajudar muito na economia da empresa.

Existem várias técnicas utilizadas na manutenção preditiva e uma delas é a termografia, uma técnica que faz analises através da medição de variação de temperatura dos componentes do sistema, assim identificando os componentes com possíveis avarias futuras. Quando a termografia é aplicada de forma correta é possível antecipar medidas corretivas, um método muito ágil e seguro por não precisar ter contato direto com o equipamento, sendo inclusive um método  de manutenção econômico, pois para fazer a inspeção do equipamento o mesmo pode continuar em funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com