TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANUTENÇÃO PREDITIVA

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

A manutenção preditiva indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o desgaste do material ou seu processo de degradação. Trata-se de um processo que prediz o tempo de vida útil dos componentes de máquinas e equipamentos e condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Sendo assim, atuamos com base na modificação dos parâmetros das condições e desempenho de um equipamento, cujo acompanhamento obedece uma sistemática.

[pic 1]

Manutenção preditiva também em lubrificantes

A análise de lubrificantes na manutenção preditiva visa à economia de lubrificantes e reduzir ou sanar os possíveis defeitos. Atualmente existem equipamentos com tecnologias modernas que efetuam análises exatas e rápidas dos óleos lubrificantes utilizados em máquinas. É por meio de análises que é possível calcular quando deve ser feito sua manutenção, que consiste na renovação ou troca do lubrificante. A economia é obtida regulando-se o grau de degradação ou de contaminação do óleo lubrificante, permitindo assim a regulagem e otimização dos intervalos das trocas.

Efetuando as análises da degradação do lubrificante é possível também determinar o desgaste das peças mecânicas banhadas ao óleo lubrificante, pois por meio de análises das partículas contidas no lubrificante é possível determinar o desgaste ocorrido por atrito entre as peças mecânicas.

Análise do lubrificante

[pic 2]

Quais os testes mais usados na manutenção?

Aparência: O aspecto de uma amostra pode fornecer muitas informações úteis. Turvação, limpidez, emulsão, separação de água, presença de borras ou resíduos sólidos, são informações importantes no estabelecimento dos ensaios a serem feitos e quando da interpretação dos resultados da análise.

Viscosidade: É a resistência do lubrificante ao escoamento. A determinação da viscosidade é um dos itens mais importantes no controle dos lubrificantes a serem usados. assim como a viscosidade é uma das características mais importantes na seleção do lubrificante adequado para determinação do equipamento, sua variação durante o uso do equipamento é crítica, e variações tanto para mais quanto para menos, poderia comprometer seriamente a lubrificação.

Quais os equipamentos analisados?

Através de um levantamento detalhado de todos os equipamentos de prioridade da empresa, identificam-se os níveis de serviço utilizados em cada um deles e a criticidade das máquinas quanto ao seu impacto na produtividade.

Quais os benefícios da análise do óleo?

Redução de custos:

-Controle e análise do desgaste dos equipamentos;

- Ampliando a vida útil dos componentes;

- Reduzindo custos  de mão-de-obra para intervenções;

- Reduzindo custos de material de reposição;

- Economizando lubrificantes, pois a troca do óleo pode ser feita com base nos resultados de análises;

- evitando paradas inesperadas.

Manutenção preditiva contra oxidação

[pic 3]

Existem diversos métodos de conservação anti corrosão a serem aplicados, como por exemplo, os revestimentos de conversão, pinturas, tratamentos superficiais e etc.

Porque realizar tratamentos de superfícies?

O setor de tratamentos de superfície tem papel fundamental na prevenção da corrosão, aumento a durabilidade e a vida útil dos materiais, promovendo também a aderência à pintura quando a necessidade em alguns casos exige também pintura, principal meio de proteção contra corrosão em estruturas metálicas.

Camadas de conversão        

Consiste na conversão de um metal em um óxido, hidróxido ou sal do metal, transformar a superfície ativa em superfície não-ativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (100.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com