TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MECÂNICA DOS FLUÍDOS – B1

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  1.872 Visualizações

Página 1 de 5

MECÂNICA DOS FLUÍDOS – B1

1.        Um escoamento tem as seguintes características: Velocidade média = 1 m/s, diâmetro interno = 2,5 cm;  fluido água: viscosidade cinemática 10-6 m2/s. Determine o número de Reynolds.

A         

25000

A resposta correta é: A.

2.        Uma das causas da morte dos rios no Brasil é a redução da sua profundidade dado o depósito de sedimentos em suas profundezas, fenômeno este denominado assoreamento. Os processos erosivos, causados por águas, ventos e dejetos químicos, desagregam solos e rochas, formando sedimentos que são transportados ao fundo dos rios. O assoreamento é um fenômeno muito antigo: ele existe há tanto tempo quanto existem os mares e rios do planeta.  Esse processo já lançou no fundo dos oceanos milhões de metros cúbicos de sedimentos. O homem vem acelerando esse antigo processo por meio dos desmatamentos (que expõem as áreas à erosão), da construção de favelas em encostas (pois, além do desmatamento, a erosão é acelerada devido à declividade do terreno), de técnicas agrícolas inadequadas (quando se promovem desmatamentos extensivos para dar lugar a áreas plantadas) e da ocupação do solo, que impede grandes áreas de terrenos de cumprirem o papel de absorvedor de águas, aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial. A dragagem é, por definição, a escavação ou a remoção de solo ou rochas do fundo de rios, lagos, e outros corpos d’água. O Canal Pereira Barreto, situado próximo à cidade de mesmo nome, no Estado de São Paulo, tem 9.600 m de extensão, 50 m de largura e 12 m de profundidade. Interliga o lago da barragem da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê, ao rio São José dos Dourados, afluente da margem esquerda do rio Paraná. É considerado o 2º maior canal artificial do mundo. Considere que no canal de Pereira Barreto, independentemente da profundidade, o perfil de velocidade no S.I. é dado por V = 0,06y2,  sendo  o eixo vertical orientado positivamente para cima e com origem no fundo do canal. Determine a velocidade média no canal de Pereira Barreto.

C         

2,88

A resposta correta é: C.

3.        Em um canal com profundidade de 1 m e largura de 2 m há um escoamento, sendo o perfil de velocidades, em unidades do sistema internacional, dado pela equação V = 6Y2, para y = 0 no fundo. Determine a vazão volumétrica em m³/s.

D         

4

A resposta correta é: D.

4.        Em um canal com profundidade de 1 m e largura de 2 m há um escoamento, sendo o perfil de velocidades, em unidades do sistema internacional, dado pela equação V = 5y2, para y = 0 no fundo. Determine a velocidade média.

E         

1,67

A resposta correta é: E.

5.        Um gás (g = 5 N/m3) escoa em regime permanente com uma vazão mássica 5Kg/s pela seção A de um conduto retangular de seção constante de 0,5 m por 1 m. Na seção B, o peso específico do gás é 10 5N/m3. Determine a velocidade média (m/s) do escoamento nas seções A e B?

B         

20 e 10

A resposta correta é: B.

6.        Um tubo admite água num reservatório com uma vazão de 20 L/. No mesmo reservatório é trazido óleo (r=800 Kg/m3) por outro tubo com uma vazão de 10 L/s. A mistura homogênea formada é descarregada por um tubo cuja seção tem uma área de 30 cm2. Determinar a massa específica da mistura no tubo de descarga (Kg/m3) e a velocidade da mesma (m/s).

C         

933 Kg/m3s e 10 m/s    

A resposta correta é: C.

7.        Um sistema é composto por 2 reservatórios cúbicos. Um tubo maior (seção A) se subdivide em 2 tubos. Um dos tubos enche o reservatório (1) e o outro o reservatório (2). O reservatório (1) é enchido em um tempo de 100s enquanto o reservatório (2) demora 500s. Determinar a velocidade da água na seção (A), sabendo que o diâmetro do conduto nessa seção é 1m

A         

4,13 m/s

A resposta correta é: A.

8.        Um reservatório admite água com uma vazão de 20 L/. No mesmo reservatório é trazido óleo (r=800 Kg/m3) por outro tubo com uma vazão de 10 L/s. A mistura homogênea formada é descarregada por um tubo cuja seção tem uma área de 30 cm2. Determinar a massa específica da mistura no tubo de descarga e a velocidade da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com