TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEDIDA DIRETA DE UMA GRANDEZA FÍSICA

Por:   •  28/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FASE – FACULDADE DE SERGIPE

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

ANDREW FAUSTINO DA CONCEIÇÃO BEZERRA

DANIEL CRUZ SANTOS

IRAN ALVES DE ARAÚJO

WANDER DANTAS DE ARAGÃO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

MEDIDA DIRETA DE UMA GRANDEZA FÍSICA COM RÉGUA E PAQUÍMETRO UNIVERSAL

Aracaju/SE

09 de março de 2018


ANDREW FAUSTINO DA CONCEIÇÃO BEZERRA

DANIEL CRUZ SANTOS

IRAN ALVES DE ARAÚJO

WANDER DANTAS DE ARAGÃO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

MEDIDA DIRETA DE UMA GRANDEZA FÍSICA COM RÉGUA E PAQUÍMETRO UNIVERSAL

Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica, sob orientação do Prof. Dr. Cochiran Pereira dos Santos, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metrologia.

Aracaju/SE

09 de março de 2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        8

3 MATERIAIS UTILIZADOS        8

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        8

5 DISCUSSÃO E RESULTADOS        10

6 CONCLUSÃO        11

BIBLIOGRAFIA        12


1 INTRODUÇÃO

Para os sistemas de medidas diretas diversos instrumentos de medição podem ser utilizados.

Nesse experimento foram utilizados dois instrumentos de medição fundamentais e de extrema importância: a régua (ou trena) e o paquímetro universal. Daremos ênfase para os aspectos construtivos, tipos de paquímetros, aspectos operacionais, comportamento metrológico, cuidados com o manuseio, leitura e interpretação dos resultados.

Alguns conceitos inerentes aos métodos de medição devem ser compreendidos para esse experimento. Além disso, outras ferramentas estatísticas iram auxiliar na melhor interpretação das medidas realizadas.

Medida é um intervalo e não um valor. Corresponde a um conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza.

Incerteza da medida é um parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser atribuídos ao que está se medindo (mensurando).

A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento exato do valor do mensurando. A palavra “incerteza” significa dúvida, então, “incerteza da medida” significa dúvida acerca da validade do resultado de uma medição. Isto significa determinar em termos estatísticos a melhor aproximação possível para o valor verdadeiro, que seria obtido de uma medição perfeita.

A incerteza pode ser obtida e interpretada em termos estatísticos (denominada como Incerteza do tipo A) e devido ao instrumento de medida utilizado (denominada como Incerteza do tipo B).

Desvio padrão da medida (σ): medida de dispersão absoluta mais utilizada em estatística que caracteriza o quanto os dados se desviam em relação ao valor médio. É representado pela fórmula:

[pic 2]

Valor médio (𝑥): medida de tendência central que representa o valor mais provável de uma medida. É a soma dos valores das medições dividida pelo número de medições.

A melhor estimativa do valor real da medida é dada pelo seu valor médio, que se torna mais exato quanto maior for o número n de medidas:

[pic 3]

Desvio padrão do valor médio : denominada incerteza do tipo A, é associada ao desvio padrão da medida e pela raiz quadrada do número de medidas, conforme a fórmula:[pic 4]

[pic 5]

A incerteza do tipo B  nada mais é do que a incerteza do próprio instrumento de medida. No paquímetro universal utilizado nesse experimento, a incerteza do tipo B é 0,05 mm e na régua 0,5 mm.[pic 6]

Incerteza combinada : após a determinação das incertezas do tipo A e do tipo B, é preciso determinar o valor da incerteza total associada às medidas. Este valor de incerteza é denominado de incerteza combinada , representada por:[pic 7][pic 8]

[pic 9]

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.

O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

No exemplo abaixo, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ou seja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço da escala fixa, o segundo está a 2/10 e assim por diante.

[pic 10]

Em um paquímetro temos:

[pic 11]

  1. Orelha fixa
  2. Orelha móvel
  3. Nônio ou vernier *(polegada)
  4. Parafuso e trava
  5. Cursor
  6. Escala fixa
  7. Bico fixo
  8. Encosto fixo
  9. Encosto móvel
  10. Bico móvel
  11. Nônio ou vernier (milímetro)
  12. Impulsor
  13. Escala fixa de milímetros
  14. Haste de profundidade

Dentre os mais diversos tipos de paquímetro temos:

Universal: utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Trata-se do tipo mais usado.

Universal com relógio: o relógio acoplado ao cursor facilita a leitura, agilizando a medição.

De bico móvel (basculante): empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (310.1 Kb)   docx (816.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com