TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de Grandezas Diretamente Proporcionais

Por:   •  12/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Tutor: Jorge Rivelino

Aluno: Hualter Ildes Martucheli Souza

RGM: 18527965

Título da Unidade: Medidas de Grandezas Diretamente Proporcionais

Atividade Reflexiva

As aulas de ciências no ensino fundamental têm como um de seus objetivos, ensinar os conhecimentos científicos por meio de metodologias diversificadas, de forma contextualizada e atrativa.

Para uma melhor compreensão do conceito de medidas e grandezas diretamente proporcionais, realizamos uma atividade experimental interdisciplinar com os alunos do 8° ano do ensino fundamental em uma escola estadual Professor Neidson Rodrigues.

Estavam 11 alunos presentes no dia do experimento. Foram separados em um único grupo. Em seguida foi escolhido um aluno para fazer as anotações e os outros 10 ficaram responsáveis pelas medições.

Durante o experimento, observei que no início, os alunos tiveram muita de dificuldade ao manusear as moedas e a régua, percebi que não sabia usar de forma correta a régua, mas logo foram se adequando e conseguindo melhores resultados.

Com o decorrer da atividade os alunos foram percebendo as constantes igualdades e se surpreendendo com os resultados adquiridos.

Ao construírem o gráfico e visualizarem a relação estabelecida entre o perímetro e o diâmetro das moedas, houve uma manifestação bem positiva por parte dos alunos.

Como resultado das medições, o grupo de alunos chegou ao valor de 3,145 como seu coeficiente angular, através do cálculo de 375,513 dividido por 119,4.

Por intermédio do experimento proposto, os alunos enxergaram que há uma proporcionalidade entre as grandezas, e que esta proporção pode ser escrita nas fórmulas matemáticas: p/d = 3,14 ou p = 3,14d ou d = p/3,14, adotando “p” para o perímetro e “d” para o diâmetro.

Com a realização desta atividade, os alunos compreenderam a importância e o efeito do estudo experimental no processo de ensino-aprendizagem. Foi uma aula bastante divertida muito produtiva, onde a curiosidade e o interesse dos alunos se tornou perceptível a maioria dos mesmos, tornando um aprendizado mais eficiente  e prazeroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com