TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mangueira de Termoplástico Poliuretano (TPU)

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Mangueira de Termoplástico Poliuretano (TPU)

1- Introdução

O poliuretano termoplástico é uma resina vendida em grânulos que pode ser injetada, extrudada, soprada, fundida, laminada, coagulada, transferida ou aplicada em spray em altas temperaturas e que atribui elevadíssimas propriedades às peças em que é usada. Primeiro termoplástico elastomérico descoberto na história da química, o TPU tem um preço elevado e pode ser misturado com uma infinidade de outras resinas, atribuindo novas características em termos de resistência aos produtos finais e sem interferir excessivamente no processamento dos materiais(1).Esse artigo tem como finalidade apresentar uma das inumeras aplicações para o TPU : a fabricaçao de mangueiras para uso em sistemas pneumáticos.

2-Funções

A mangueira de TPU dentro de um sistema pneumático tem como função conduzir o ar comprimido até os demais componentes do sistema como válvulas pistões e outros. Portanto deve apresentar propriedades específicas como flexibilidade, boa resistência em termos mecânicos (rasgos, estouros), hidrolíticos e abrasivos, além de suportar condições ambientes adversas.

3-Microestrutura

O termoplástico usado na fabricação das mangueiras é o Elastollan® C 98 A, que é desenvolvido e fabricado pela Basf, este polímero é formado a partir da reação de poliol com isocianato. Os TPU's contêm segmentos lineares flexíveis enovelados e rígidos empacotados, capazes de fundir sem degradação das ligações uretânicas.(2)

4-Propriedades

Os materiais produzidos com TPU's possuem propriedades:

Alta resistência a abrasão;

Flexibilidade em baixas temperaturas;

Resistência ao corte, ruptura e impacto;

Resistência química aos compostos: acetona, ácido acético, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, água, amônia, benzeno, butano e óleo combústivel;

Resistência ao ozônio e radiações de alta energia;

5-Metodos de Produção

6- Referencias

1-Revista Poliuretanos- tecnologia e aplicações- nº 14- julho/agosto de 2005- editora do administrador

2-livro de poliuretanos(pegar dados do livro depois)

3-http://www.vick.com.br/vick/produtos/poliuretano.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com