TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção Mecânica Apresentação

Por:   •  11/9/2020  •  Ensaio  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

Manutenção Mecânica - Apresentação

Boas-vindas

Cada vez mais a crescente complexidade dos sistemas industriais aliado ao desenvolvimento dos marcos regulatórios que tratam da segurança e meio ambiente tem exigido das organizações maior atenção para a confiabilidade e a disponibilidade de seus ativos. Manter a planta em operação de forma contínua e eficiente passou a ser fator primordial na sustentabilidade do negócio. Neste contexto, a manutenção passa a ter papel estratégico na organização trabalhando não mais com foco na eliminação das falhas, mas para que elas não aconteçam.

Falhas em equipamentos podem afetar a produtividade gerando  atrasos operacionais. Estes atrasos por sua vez podem ocasionar impactos na entrega do produto final com consequente insatisfação do cliente. Como exemplo se pode citar uma aeronave de uma empresa aérea da aviação comercial que apresenta falha no momento do embarque dos passageiros. O atraso gerado pela falha, também pode causar a insatisfação do cliente, e esta insatisfação afeta de forma direta a imagem da empresa e a sustentabilidade do negócio.  Neste contexto, a gestão da produção e, intrinsecamente, da manutenção se transformaram em ferramentas fundamentais na diferenciação competitiva das organizações.

A “Manutenção Inteligente” ou Manutenção Estratégica deve estar alinhada às metas de manutenção do crescimento das empresas, utilizando modernas ferramentas e técnicas de gerenciamento integradas às atividades do setor produtivo. Contudo, para que estas ferramentas sejam bem aplicadas é necessário investimento em treinamento da liderança e das equipes de manutenção de forma alinha-las em um só objetivo: Executar manutenção eficiente contribuindo para a sustentabilidade do negócio. Esse alinhamento produz equipes de alto desempenho, flexíveis e capazes de se adaptar as mudanças operacionais causadas pelas constantes variações do mercado.

Equipes de alto desempenho agregam valor ao trabalho da manutenção. Elas possuem a característica em manter o foco em resultados contribuindo para o crescimento individual e do grupo. Formar equipes desse padrão não é tarefa fácil. Ela inicia-se com o treinamento da liderança para que esta influencie os demais.  Líderes de alto desempenho são motivadores, exigentes, porém compreensivos. Participam ativamente da implantação e aprimoramento dos processos produtivos e de manutenção.  Possuem visão de negócio e conseguem identificar dentro do grupo futuros líderes que estão alinhados com as propostas da organização.

É interessante ressaltar que equipes bem treinadas aliadas a aplicação de metodologias corretas para operação da manutenção proporcionam a redução do custo operacional, a elevação dos índices de disponibilidade e confiabilidade com reflexo positivo na qualidade da operação industrial ou de serviços. Isso se traduz na satisfação do cliente final, objetivo de qualquer empresa.

Este curso tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre a manutenção de máquinas e equipamentos tomando como referência normas, livros, artigos e citações de destacados autores da área. Soma-se também ao material a experiência do professor em mais de vinte anos no campo da manutenção. Espera-se que ao término do curso o aluno tenha uma visão clara e ampla dos processos de gestão e execução desta importante área da indústria.

O curso é composto de 4 unidades que abrangem conceitos de Engenharia de Manutenção, Gestão de Ativos e Manutenção de Sistemas Hidráulicos, Pneumáticos, de Lubrificação e Mecânicos.  A distribuição da pontuação segue o padrão da Puc minas Virtual sendo dividido da seguinte forma:

  • 2 Atividades Abertas no valor de 5 pontos cada.
  • 6 Atividades Objetivas no valor de 4 pontos cada.
  • 1 Atividade Substitutiva – Atividade Objetiva 8 no valor de 4 pontos. *
  • Avaliação Presencial # 1: 35 pontos
  • Avaliação Presencial # 2: 35 pontos
  • Reavaliação: 35 pontos

* A Atividade Objetiva 8 substitui somente uma Atividade Objetiva que tenha seido perdida. Ela não substitui a menor nota.



Notas importantes: 

As datas de entrega das Atividades serão postergadas somente se houver atraso na entrada da Atividade no ambiente virtual. A data de entrega, mesmo postergada, respeitará o prazo limite de 48 horas antes da prova presencial para a correção de todas as atividades realizadas durante o módulo e liberação das notas à turma.

Fique atento ao
Quadro de Avisos da disciplina. Todas as alterações de datas e informações importantes são postadas pelo professor neste ambiente.

Solicitações de
revisão de provas e exercícios devem ser feitas pelo correio acadêmico. Solicitações via Fórum da disciplina não serão atendidas.

Espero que você goste da disciplina e que o conteúdo apresentado contribua para sua formação como profissional do campo das engenharias.


Prof. Luis Henrique Santos

Nota do professor

Nota ao aluno

 

Cada vez mais a crescente complexidade dos sistemas industriais aliado ao desenvolvimento dos marcos regulatórios que tratam da segurança e meio ambiente tem exigido das organizações maior atenção para a confiabilidade e a disponibilidade de seus ativos. Manter a planta em operação de forma contínua e eficiente passou a ser fator primordial na sustentabilidade do negócio. Neste contexto, a manutenção passa a ter papel estratégico na organização trabalhando não mais com foco na eliminação das falhas, mas para que elas não aconteçam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com