TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção Preditiva

Por:   •  19/5/2018  •  Dissertação  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Manutenção Preditiva

Normalmente vários obstáculos surgem quando pensamos em instituir uma manutenção preditiva preventiva devido sua difícil aceitação por parte da equipe em geral, primeiro por acreditar que se está bom não precisa melhorar e segundo por medo do novo, famoso medo do desconhecido.

A manutenção preditiva é uma metodologia que tem que estar em todos os níveis da empresa. Visa acompanhar todos os equipamentos de forma estruturada e periódica avaliando suas condições e reconhecendo seu estado real. Através de medições e interpretação dos resultados, podemos saber se um equipamento está funcionando de forma adequada ou se necessidade de atenção especial. De uma maneira simples, é como se a manutenção preditiva antecedesse a preventiva.

Existem inúmeras técnicas de ações preditivas, sendo várias oriundas de técnicas médicas. Por exemplo a análise de um lubrificante se assemelha ao sangue, examinamos a procura de resíduos, podendo indicar o que está ocorrendo na máquina, podendo indicar desgastes não esperados. Temos a análise de vibração permitindo observar o alinhamento e o acoplamentos. A ultrassonografia apresenta a regularidade da superfície, se apresenta possíveis trincas ou até variações de composição em um material. Podemos ainda falar sobre endoscopia que avalia o interior através de imagens fotográficas ou vídeo e a termografia  que identifica trincas, falhas de acoplamento, atritos e até mesmo aspectos elétricos. Aliando o sensoriamento remoto poderemos observar a vida e operação de um equipamento a distância. Com tantas vantagens devemos ampliar o investimento em treinamento e implementação destas técnicas em nossas industrias.

        Manutenção preditiva feita de forma correta impacta diretamente na lucratividade, rentabilidade e segurança da empresa. Podemos citar as seguintes vantagens;

  • Reduz falhas dos equipamentos;
  • Aumenta a vida útil dos equipamentos;
  • Reduz custos principalmente com corretivas que geram prejuízos por paradas indesejadas;

        Além de bem estruturado ela de estar empregada com as boas práticas desse processo. Como a intenção é fazer um acompanhamento periódico, é preciso ter um bom controle quanto a isso.

        Tendo domínio sobre a manutenção preditiva, passamos a ter uma importante ferramenta a favor no nosso negócio. De maneira adequada reduzimos custos, riscos e falhas, com resultados melhorados continuamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com