TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mecânica dos Sólidos

Por:   •  18/9/2020  •  Exam  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

As diferenças entre uma treliça plana e uma espaçial são:

* Na treliça plana os menbros da treliça se situam em um único plano, já na treliça espacial alêm das incognitdas da treliça plana temos que adicionar uma incognita Fz que representa a força normal do membro projetado sobre o eixo Z.

* Na Treliça plana as análises das forças desenvolvidas nos membros da treliça serão bidimensionais, já nas espaciais serão tridimensionais.

* A treliça plana é formada por triângulo constituído por três elementos e três nós chamada-se de treliça simples já nas espaciais a forma não-colapsável mais simples para sua formação é o tetraedro, que consiste em seis membros interconectados por quatro nós articulados.

Podemos enumerar algumas vantagens do uso das treliças:

  • Possibilidade da cobertura de grandes vãos.
  • São estruturas esteticamente mais agradaveis.
  • Tem a possibilidade de criação de diversas formas em que normalmente é desnecessário uso de forro na cobertura.
  • fácil montagem e desmontagem.
  • excelente relação peso/resistência
  • A ausência de esforços cortantes ou esforços de flexão simplifica o cálculo e a análise dos esforços atuantes nos membros e nós da treliça.

Vamos falar sobre os metodops dos nós e das seções.

  • Metodo dos nós: consiste basicamente em verificar o equilíbrio em cada um dos nós de uma estrutura treliçada estaticamente determinada, como são esforços estaticos,  todos os pontos da treliça devem ter somatório de forças igual à zero(segunda lei de Newton), devem ser consideradas as forças externas bem como as forças internas a treliça as quais possuem a mesma direção das barras conectadas ao nó analisado. Determinar as reações de apoio utilizando as três equações de equilíbrio globais em seguida, arbitrar se as barras estão tracionadas ou comprimidas. Fazer o diagrama de corpo livre de um nó com pelo menos uma força conhecida e no máximo duas incógnitas. Aplicar as duas equações de equilíbrio e por fim analisar o tipo de carga (tração ou compressão conforme o sinal) exercida no elemento da treliça.
  • Metodo das seções: baseia-se no princípio segundo o qual, se o corpo está em equilíbrio, então qualquer parte dele também está em equilíbrio. Tal método utiliza como base a Segunda Lei de Newton para cálculo das cargas axiais. Corta-se a treliça em duas partes visando simplificar o problema, esse corte deve passar pelo problema a ser analisado. Deve se tomar cuidado a quantidade de barras cortadas para não gerar um sitema de equações indeterminado. Escolher uma das seções e verificar o equilibrio. Desenhar o diagrama de corpo livre da parte escolhida. Aplicar as equações de equilíbrio para determinar as forças atuantes nas barras da treliça. Repetir o procedimento, até que todas as barras da treliça estejam calculadas

Vamos escrever agora sobre estruturas estáticas, hiperestática e hipoestáticas.

  • Hipoestática: são aquelas estruturas em que o número de reações de apoio é inferior ao número de equações de equilíbrio disponíveis, chamada de treliça instavel pois poderá entrar em colapso assim que algum carregamento for imposto sobre a estrutura.
  • Estática: são aquelas estruturas em que o número de reações de apoio é igual ao número de equações de equilíbrio disponíveis, ou seja, o sistema é determinado.a, a treliça é perfeita apresentando uma quantidade de membros capazes de resistir a carga sem sofrer demasiada deformação.
  • Hiperestática: são aquelas em que o número de reações de apoio é maior que o número de equações de equilíbrio disponíveis, ou seja, o sistema é indeterminado. Assim como nas estruturas isostáticas, o equilíbrio deverá estar garantido para que a estrutura seja classificada como hiperestática.

[pic 1]

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (337.1 Kb)   docx (113.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com