TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Medição de Vazão e Determinação de Quantidade de Líquidos

Por:   •  17/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução  

A medição de vazão é a determinação de quantidades de líquidos, gases e sólidos que passa por um certo local em um determinado tempo. O estudo do comportamento dos fluidos é fundamenta em momentos que o mesmo passa de um reservatório ou tubo para um meio externo. Essa transferência se dá, na maioria dos casos, por orifícios ou bocais. O estudo das velocidades e vazões do jato possibilita o entendimento das propriedades pertinentes ao deslocamento dos fluidos(SCHNEIDER, Paulo Smith SMITH, 2000)

OBJETIVO

Determinar a vazão volumétrica de cada tubos e com isso encontrar as respectivas velocidades e tempos de cada bico da bancada HD 87(sendo está um equipamento hidráulico) com ajuda de um tanque com escala em litros, proveta e um cronômetro.

,

MATERIAL E METODO

  • Água
  • Bancada
  • Proveta
  • Paquimetro
  • Cronometro

Após abertura da válvula de tubulação a bomba do sistema hidráulico é ligada e a partir daí cronometra-se o tempo de enchimento do recipiente com o fluído, assim determinando o volume de fluído inserido no recipiente acrílico de acordo com cada bico, a amostragem é realizada 5 (cinco) vezes para obtenção de uma média e assim determinar a velocidade, vazão e tempo dos respectivos bicos.

Estudo de Escoamento em Bocais é um tipo de escoamento de líquidos através de aberturas com formas distintas. Em sua formulação, são utilizadas equações básicas da hidráulica (como Equação da Continuidade) e equações da cinemática de corpos. O fluido escoando através de um tubo vertical. Havera pressão diferente em cada ponto do tubo, e será necessário efetuar trabalho para o fluido elevar-se. A Equação de Bernoulli é uma das equações mais utilizadas na Mecânica dos Fluidos. Para um escoamento permanente de um fluido perfeito a soma da altura dero  carga geométrica, pressão estática e dinâmica, é mantida constante em todos os pontos da trajetória. 

        A Bancada para Experimentos de Jatos Livres é um equipamento que oferece a possibilidade de muitas opções de experimentos, quando associada aos diversos bicos para os bocais. Estudo de Escoamento em Bocais, um ramo da hidráulica, é um tipo de escoamento de líquidos através de aberturas com formas distintas. Em sua formulação, são utilizadas equações básicas da hidráulica. O escoamento da água em bocais é comum em situações cotidianas de engenheiros, como por exemplo, em tanques industriais e dimensionamento de sistemas de irrigação.

        Experimentos de possível realização através da Bancada de jatos livres: determinação de coeficientes de velocidade, contração e descarga; estudo da relação entre a pressão estática, o potencial e a vazão do fluido com diversos tipos de orifícios e bocais; estudo da trajetória dos jatos livres; e análise do esvaziamento de reservatório sob carga variável.

DISCURSÃO E RESULTADOS

Cálculos

Bico 1

Volume (ml)

Tempo (s)

Diametro do bico (mm)

220

1,9

8

170

1,4

8,5

170

1,14

8,3

130

1,06

8,8

130

1,13

8

840 cm de alcançe

890 cm de altura

Bico 2

Volume (ml)

Tempo (s)

Diametro do bico (mm)

210

0,74

11,7

260

0,92

11,25

280

0,95

12

270

0,93

12

370

1,24

11,6

1100 cm de alcançe

880 cm de altura

Bico 3

Volume (ml)

Tempo (s)

Diametro do bico (mm)

340

O,83

16,1

420

0,99

16,35

490

1,20

16,3

545

1,34

16,25

570

1,46

16,1

410 cm de alcançe

290 cm de altura

O que se esse experimento espera é determinar as diferentes vazões, velocidades e tempos dos respectivos bicos

A partir das seguintes equaçoes;

Q=v/t

Q=a.v

Equação de bernouli

CONCLUSÃO

Pode-se observar que os valores encontrados para os coeficientes de descarga com mesmo diâmetro, porém com diferentes comprimentos, tiveram um valor maior para o coeficiente de descarga. Notou-se também que para a razão entre os diâmetros dos orifícios e o diâmetro do tanque não apresentou um valor satisfatório para uma análise em que se relaciona o Número de Reynolds e o Coeficiente de Descarga.Com a realização do ensaio de jatos livres, é possível identificar que a vazão não é constante, isto se dá, devido ao calculo de vazão ser influenciado pelas velocidades real e teórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com