TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada

Ensaio: Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Ensaio  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  3.504 Visualizações

Página 1 de 2

1- Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada?

R A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

Na demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Já por quantidade demandada deve-se entender um ponto especifico da curva relacionando um preço a uma quantidade.

2- Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. }Isso significa que da?a LEI geral de demanda não funciona na prática?

R: A LEI funciona, porém a alguns produtos essenciais do consumo humano que não conseguimos substituídos, por isso o seu aumento não interfere no consumo.

3- Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

R:

Conceituamos oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Assim como a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, dos demais preços, do preço dos fatores de produção, das preferências do empresário e de tecnologia.

4- Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?

R:

Trata-se de uma política que visa dar uma garantia de preços ao produtor agrícola, com o propósito de protegê-lo das flutuações dos preços no mercado.

5- Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?

R:

A demanda é proporcional à necessidade do produto, sua condição de projeção na mídia, o preço, a qualidade, a oferta e o consumo.

Para que um produto sofra elasticidade de preço em tempo razoável é preciso que essas variáveis estejam também em oscilação no mercado.

Sempre que há falta de um produto de alta demanda o seu preço será maximizado sendo inversa a condição de muita oferta e pouca demanda.

b) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?

R:

Sendo o sal um bem necessário, o aumento ou diminuição no preço não afeta significativamente a quantidade (demanda). Por isso a sua elasticidade é próxima de zero (ou seja, inelástica frente ao preço).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com