TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função da escola e o desafio da qualidade x quantidade

Resenha: A função da escola e o desafio da qualidade x quantidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

A função da escola e o desafio da qualidade x quantidade

A realidade escolar tem sido um dos maiores processos desfavorecidos tendo como maiores dificuldades para o sistema educacional do Brasil. A discussão sempre foi essa, a quantidade de alunos em salas de aulas, e a qualidade de aprendizagem.

O sistema educacional tem as suas defasagens e é preciso rever os conceitos sobre a educação para alcançar as metas planejadas. A discussão sobre a inclusão ultrapassa questões técnicas e metodológicas e também a respeito das políticas publicas ao envolvimento de diversos setores que fazer parte da deficiência da qualidade de ensino versus a quantidade.

Todos têm direito ao acesso a educação, mais como exigir uma educação de qualidade onde a quantidade é maior? Todos têm como responder essa questão, a resposta é a política nacional de educação não teve um programa de currículo onde abastecessem a demanda nacional de alunos para uma organização correta de todos os alunos deixando uma deficiência na qualidade de ensino.

As adequações são necessárias para atender as demandas de alunos, as deficiências precisam ser supridas com uma qualidade de ensino desse modo promovendo o seu crescimento educacional.

A política nacional vem propondo com verbas para escola, onde a administração devera colocar as verbas em suas deficiências de déficit promovendo o crescimento de conhecimento de seus alunos, já os pais, a comunidade, os gestores da educação buscam meios de criar soluções para as deficiências transformando a participação de todos em um processo de caráter social.

É imprescindível debater com a sociedade, com a escola, com gestores, com os pais um contexto de currículo e programa para a escola. È justamente apontar a realidade brasileira para tomar o ponto de partida. Pensando na necessidade de alcançar um ensino de qualidade garantido a permanência e produção do conhecimento pelo aluno desencadeando trabalhadores da educação, universidades emergindo uma consciência da necessidade da inclusão de todos.

A construção para a inclusão desses alunos deve ser realizada através de uma estrutura de formas de ensinar, de aprender, de avaliar, implicando a disseminação das novas concepções de currículo, conhecimento, desenvolvimento humano e aprendizado precisamos analisar para dar um ensino de qualidade para todos.

As reconstruções da renovação pedagógica entornam dos últimos anos esta em desenvolvimento nos movimentos sociais, e organizações da sociedade civil nas manifestações culturais, a função educativa é o gerador, o irradiador de conhecimento e cultura onde contribui para reconstruir a organização da educação. Por tanto é preciso que os professores passem sempre por cursos de qualificações onde possam ressaltar a formação promovendo estratégicas nos projetos políticos pedagógicos desenvolvendo uma educação de qualidade para todos.

A educação é um processo lento que esta mudando aos poucos, mais é uma experiência de desafio para todos, formularem medidas certas, currículos adequados para uma nova geração adaptando-se á realidade, construindo uma visão critica da realidade e desenvolvendo habilidade para reciclagem permanente.

Fonte: http://educacaoinclusivaemfoco.blogspot.com.br/2009/04/inclusao-x-escola-inclusiva-da-teoria.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com