TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Cientifica

Por:   •  15/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Weber da Silva Ribeiro

Ra: 351139411469

Professor: Alessandro Ferreira

Metodologia Científica – Melhoria de Processo

(Aplicação do Controlador Lógico Programável em equipamento dosador de pasta)

Jundiaí/SP

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

3.        RESULTADOS        5

4.        CONCLUSÕES        5

5.    BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................6

INTRODUÇÃO

A automação pode ser definida como a tecnologia por meio da qual um processo ou procedimento é alcançado sem assistência humana. É realizada utilizando-se um programa de instruções combinado a um sistema de controle que executa as instruções. Para automatizar um processo, é preciso energia não só para conduzir o processo como para operar o programa e o sistema de controle (GROOVER, 2010). Em vista disso, é considerada uma importante aliada da otimização do desempenho dos colaboradores, pois por meio da tecnologia são concebidos indicadores que auxiliam a gestão, acelera processos e remove movimentos manuais dispensáveis garantindo a redução de tarefas que não sejam ergonomicamente aceitáveis, e que não geram valor aos produtos. Sendo assim, automatizar processos descentraliza tarefas, proporciona a autonomia do colaborador contribuindo para a obtenção da eficácia na gestão. Observando esse conceito de automação, ela se mostra um fator imprescindível para qualquer tipo de indústria que tem em vista o seu crescimento tanto na visão econômica quanto na visão produtiva.

O projeto foi realizado para automatização de um equipamento de aplicação e estações de dosagem automatizadas de pasta de brasagem, para fundir o bico injetor de óleo, produto este que serve para a lubrificação do motor automotivo.

[pic 2]

Sendo assim houve inicialmente a etapa de estudo prévio dos controladores lógicos programáveis (CLP), e o desenvolvimento de um projeto em lógica Ladder.

DESENVOLVIMENTO

Devido a necessidade de monitorar as variáveis que compõem o processo de aplicação de pasta de brasagem , processo hoje que possui operação manual, onde os operadores realizam todos os comandos, existem eminentes situações de erros no processo devido a falta de automatização e estabilidade operacional, assim sendo necessário o desenvolvimento de um  equipamento de dosador de pasta de brasagem, equipamento este composto por Robo E5 3 eixo, cabos padrão, suporte para seringas, mesa nivelada de precisão, a configuração e programação é simplificadas, controle de movimento tridimensional e uma base com encaixe das peças para assegurar a centralização das peças.

 Assim este CLP esta monitorando a quantidade de pasta a ser depositada,o tempo de aplicação e distancias de aplicação para cada peça, assim já posicionadas em um berço, tendo uma velocidade e eficiência máximas quando as válvulas de dosagem são operadas com controladores de válvula ValveMate. Os controladores oferecem um meio rápido e conveniente de ajustar o tempo de abertura da válvula em incrementos mínimos de 0,001 segundos.

[pic 3]

Antes

[pic 4]

Depois

       RESULTADOS

No sistema manual aplicava-se 1320 peças/hora, e com o novo sistema automatizado consegue-se aplicar 2800 peças/hora. Essa melhoria também resultou em melhor qualidade e eficiência, ergonomia, menos tempo de inatividade, estabilidade de processo, o consumo de material, maiores velocidade de linha, ou combinação destes de outros fatores que permitem produzir um produto melhor a um custo menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (374.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com