TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metrologia Na Industria

Ensaios: A Metrologia Na Industria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Atualmente a empresa possui um parque fabril localizado em São Caetano do Sul

Nossos números , mais de 1600 colaboradores;

+ de 1300 carretas enviadas por mês para os centros de distribuição dos moveis;

+de 120 mil dormitórios por mês;

+ de 300mil módulos de cozinhas por mês;

7.500,000paineis por mês

260.000.000 de m² de chapas de mdp por ano que seria igual ;

Hoje somos considerados como a maior indústria de moveis doa américa latinaa 3ª maior do mundo.

A metrologia primeiramente é uma ciência que estuda a medição e seus diversos parâmetros associados a mesma, desde analises de tolerância, seleção de ajustes à estatísticas do processo. A medição pode ser definida como um conjunto de operações de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado.

A metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.

Do ponto de vista técnico, quando realizamos uma medição esperamos que ela tenha exatidão (mais próxima do valor verdadeiro) e que apresente as características de repetitividade (concordância entre os resultados de medições sucessivas efetuadas sob as mesmas condições) e reprodutibilidade (concordância entre os resultados das medições efetuadas sob condições variadas).

Também é necessário termos unidades de medidas definidas e aceitas convencionalmente por todos. O Brasil segue as diretrizes da Conferência Geral de Pesos e Medidas e adota as unidades definidas no SI - Sistema Internacional de Unidades - como padrão para as medições.

Apesar de todos os cuidados quando realizamos uma medida poderá ainda surgir uma dúvida de qual é o valor correto. Neste instante, é necessário recorrer a um padrão de medição.

Um padrão pode ser uma medida materializada, instrumento de medição, material de referência ou sistema de medição destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referência.

Para a garantia da confiabilidade das medições é imprescindível a realização de um processo de comparação com os padrões, processo este chamado de calibração.

A calibração é uma oportunidade de aprimoramento constante e proporciona algumas vantagens:

Redução na variação das especificações técnicas dos produtos: produtos mais uniformes representam uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes;

Prevenção dos defeitos: a redução de perdas pela pronta detecção de desvios no processo produtivo evita o desperdício e a produção de rejeitos;

Compatibilidade das medições: quando as calibrações possuem rastreabilidade aos padrões nacionais e internacionais asseguram atendimento aos requisitos de desempenho.

Sem a comprovação metrológica não há como garantir a confiabilidade dos dados referentes ao controle das características que determinam a qualidade do produto. Sua ausência, portanto, é por si só razão suficiente para gerar descrédito no sistema de informação da qualidade da organização.

Garantir a qualidade do produto final. Reduzir o consumo e o desperdício de matéria-prima. Aumentar a produtividade e atender às exigências do mercado e da sociedade. Estes são alguns dos benefícios perpetuados pela Metrologia Industrial, ciência de medição que controla os processos produtivos industriais.

A Metrologia é um diferenciador tecnológico ao passo que resguarda a ética e o profissionalismo das empresas, fazendo com que sejam vistas com maior credibilidade pelo mercado. Por meio desta ciência, assuntos como segurança, saúde e meio ambiente são preservados.

Relatamos as dificuldades que as empresas encontram quando é exigida certificação de conformidade de móveis com base em normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Apresentamos um caso real de uma licitação do SEBRAE-RS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul) que causou dificuldades técnicas às empresas concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com