TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem de Sistemas

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

Nome: Camila Mendes Araújo

[pic 1]

        Devido ao tempo de introdução de um produto no mercado ser curto, a determinação durante a fase de projeto se demonstra importante. Por esse motivo, Kamiski apresenta os modelos com instrumentos de aprendizado, classificando-as em tipos:

- Descritivos: entendimento real do sistema ou fenômeno;

- Preditivos: previsão do comportamento do sistema real ou fenômeno

- Icônicos: visualização do produto em várias fases e ciclos;

- Analógicos: protótipos ou modelos reduzidos do produto permitindo uma avaliação experimental.

[pic 2]

        Produz protótipos de peças a partir de modelos sólidos feitos em um sistema CAD. Utilizando matérias que fabricam peças e objetos de plástico, cerâmica, metal etc., camada por camada utilizando seções horizontais geradas a partir do modelo do CAD. (Kamiski, P. C.,1999).

[pic 3]

Alguns dos fatores são: auxílio visual, padrões para ferramenta, montagem/encaixe, protótipos funcionas, padrões para fundição, propostas, auxílio visual para ferramentas, estudos ergonômicos, cotações, insertos metálicos diretos entre outras.

[pic 4]

Estereolitografia: suas vantagens são sua precisão geométrica e alta qualidade superficial, muito utilizado para injeção de plásticos e tecnologias envolvidas. Na formação da peça por esse método, uma plataforma é coberta por milímetros ao ser mergulhada em um recipiente cheio de resina, a resina quando cura nas áreas iluminadas pelo laser ultra-violeta, desenhando a seção. Esquema que mostra o processo:

[pic 5]

Modelamento por Deposição de Material Fundido: constroem modelos a partir de camadas ultrafinas de um material termoplástico semilíquido. O ABS utilizado fornece alto resistência, tenacidade e durabilidade. Podendo ser construídas peças sólidas, aveoladas ou vazadas. Utilizada para ajuste verificações de formas geométricas.

[pic 6]

Sinterização Seletiva por Laser: o calor de um feixe de laser de CO2 faz com que o material em pó seja fundido formando os objetos sólidos. (Kamiski, P. C.,1999).

[pic 7]

Fabricação de Objetos Laminados: são produzidas partes sólidas de um material laminado, como uma folha de papel, aquecido e comprimida por um rolo aquecido, por fim, um laser guiado por um computador corta esse material.

[pic 8]

[pic 9]

Em primeiro lugar, faz com que tenha uma integração de toda equipe.

A primeira fase de viabilidade técnica e econômica, acelera o processo através de modelos conceituais. Em diversas situações, com as características do produto, especificações técnicas e requisitos funcionais que o produto precisa atender. No projeto Básico, são feitos ensaios e estudos de modelos físicos e matemáticos, para estabelecer parâmetros, características básicas, fatores externos e internos sobre o desempenho funcional do produto.

A partir disso, o Projeto Executivo pode produzir a especificação completa do produto testado. No planejamento da Distribuição ou da Montagem de Instalação, pode-se verificar a melhor embalagem para o produto.

[pic 10]

        O modelo Icônico escolhido representa de formas mais real o Sistema Físico Real (S.F.R.). Sua característica é seu grau de semelhança com o sistema real. E também por esse tipo de modelo, é possível fazer alterações e aperfeiçoamentos para melhorarem a segurança da operação e manutenção.

[pic 11]

        Com o objetivo de obter valores de coeficientes aerodinâmicos para cálculo de uma estrutura de Construção Civil, foram simuladas edificações de formas. Desse modo, foram confeccionados modelos param serem conectados a diversas pressões de um manômetro à óleo e ensaiados em um túnel vento. Foram medidas pressões em vários pontos e comparados com os coeficientes da norma brasileira.

        Foram levados em consideração os perfis de velocidade, suas equações e camadas limites que permitiam simular dentro do ambiente controlado que estava disponível, o túnel de vento.

[pic 12]

Isso ocorre a simplificações que são introduzidas durante a modelagem, e estão ligadas diretamente com a abordagem do problema e os objetivos da modelagem.

[pic 13]

        As vantagens são devido a facilidade e eficiência que o sistema pode ser implementado e demonstrar seu funcionamento, o que permite a melhoria do processo estudado. Porém, a desvantagem é necessária uma simulação mais perto do real possível, para se tornar viável, e não tenho prejuízos financeiros.

[pic 14]

        Foram utilizados parâmetros para se aproximar do modelo de real de modo a aperfeiçoar o processo de sondagem.

        Então é necessário ter o objetivo de melhorar a qualidade da peça e diminuir o retrabalho. Coletar informações, conforme as especificações técnicas da empresa; construir o modelo computacional do processo; fazer análises da implementação; construir o modelo ideal, validar e fazer experimentos e por fim, apresentar resultados.

        Cada parte desse processo, teve como o objetivo de melhorar o arco elétrico, e diminuir o retrabalho e aumentar a qualidade.

[pic 15]

        Descrever o processo de soldagem com arco elétrico mostrando a sua deposição em uma chapa de metal, mudando a cor da solda de acordo com a tensão que passa pelo sistema, para representar se a tensão está baixa, acima ou dentro do padrão. (Galm, Maria V.M.L)

[pic 16]

        Foram apresentadas 3 justificativas para isso, elas são:

- Reduzirá o retrabalho nas peças produzidas;

- Diminuirá o desperdício da matéria prima jogada para reciclagem, trocando custo por lucro para empresa;

- Evitará danos diretos ao profissional, pois terá maior segurança ao realizar o trabalho.

[pic 17]

        Rapidez, portabilidade, ciclo longo, reprodutibilidade, uniformidade e independência na distribuição de probabilidade.

[pic 18]

[pic 19][pic 20]

[pic 21]

        Testes de frequência: comparam a distribuição obtida com a distribuição uniforme através do Chi-Quadrado ou Kolmogorov-Smirnov.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com