TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moeda e Inflação

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.291 Palavras (18 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 18

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS DE CACOAL

DEPARTAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MOEDA E INFLAÇÃO.

Cacoal/RO

2018

CAMILA DE ANDRADE SANTOS

HEIDSON NATANAEL

LUIZ HENRIQUE DA ROCHA

RODRIGO GOMES

MOEDA E INFLAÇÃO.

Trabalho apresentado à Fundação Universidade        Federal de Rondônia – Campus de Cacoal, como requisito de avaliação da disciplina de Introdução a Economia, ministrada pela professora Graziella Franco.

Cacoal/RO

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  2. DESENVOLVIMENTO6

    2.1 Oferta de moeda6

            2.2 Inflação 10

        2.2.1 Índices de inflação.....10

     2.2.2 Tipos de inflação 11

              2.2.3 Oferta de moeda e inflação....................................................................................11

            2.3. As consequências da inflação.....................................................................................12

              2.4 Causas da inflação..................................................................................................13

      3.   CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................16

      4.   REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................17

  1. INTRODUÇÃO:

A moeda vem acompanhando a civilização humana desde os primórdios dos tempos. Sua evolução pode ser caracterizada e notada em fases, sendo que cada fase pode ser diferenciada por evoluções e sua eficiência, à medida que a sociedade evolui, a moeda e suas funções também evoluem.

Podemos dividir a evolução da moeda em 5 fases que serão definidas a seguir:

  • 1ª fase: Pré-economia ou escambo: que seria o início, onde ocorria poucas trocas, as trocas aconteciam de forma direta, e não era produzida para uso de mercado.
  • 2ª fase: Moeda mercadoria: as trocas passaram a ser indiretas, onde o produtor troca seu produto pela moeda mercadoria, ou seja, ele vende e depois troca a moeda pelo produto desejado, resumindo em compra.
  • 3ª fase: Moeda simbólica: as moedas começaram a ser fabricadas com materiais preciosos, vindo suprir falha das moedas anteriores, sendo aceita sem contestação e passando a ser exigida por lei.
  • 4ª fase: Moeda escritural: sendo responsável pelo surgimento das instituições financeiras (sistema financeiro moderno), a moeda passou a ser deposita e receber certificação de posse.
  • 5ª fase: Moeda sofisticada: sofreu um efeito da globalização e dos avanços tecnológicos, sendo hoje boa parte das transações feitas por meio eletrônico, dificultando assim definir o que seria a moeda.

Atualmente praticamente todas moedas são fiduciárias, ou seja, moedas que circulam porque são exigidas pela legislação de cada país. Nos dias atuais as moedas são importantes meio de troca de bens e serviços, unidade de conta e reserva de valor, tendo grande importância para a sociedade e economia do país.

Juntamente com a evolução da moeda também foi surgindo ferramentas de estudo, para de certa forma melhorar e auxiliar no entendimento da variação que ocorre em preços dentro da economia interna do pais. Uma dessas ferramentas é o cálculo da inflação, que nada mais é do que um crescimento nos preços em um período determinado. Em seu real sentido a inflação constitui de um desequilíbrio entre a procura e a oferta e cria uma tensão nas estruturas produtivas.

O aumento dos preços não é consequência da inflação, sendo essa uma imagem muito errada dos consumidores em relação a esse tema. O aumento dos preços, o tabelamento e o racionamento dos preços, são sim consequências da tensão inflacionaria ocasionada pelo desequilíbrio entre a demanda e a oferta.

Então a inflação é consequência de desequilíbrios dentro da própria economia do pais, sendo assim é dever do governo procurar meios de controlar a inflação e consequentemente alavancar a economia do país.

O Brasil em si já atravessou épocas de inflações altas, afetando a economia geral do país e junto a isso a sociedade, que passou por grandes dificuldades, diante de subidas desenfreadas de preços, que subia de hora em hora.

Segundo (NETO, 2011) “A inflação vem perseguindo a sociedade brasileira desde a época da política de industrialização promovida por Juscelino Kubitschek de Oliveira, quando os índices começaram a aumentar descontroladamente e atingiram percentuais altíssimos no ano de 1980”. 

A partir daí ocorreram mudanças no plano econômico no intuito de resolver os problemas envolvendo a inflação, dentro dessas mudanças estão: mudança de moeda, congelamento de preços, salários e tentativas de desindexação da economia.

Tendo tudo isso em vista o presente trabalho tem como objetivo principal mostrar como funciona a oferta de moeda, dentro da atividade monetária do país, especificando quem oferta, quem regula, como ocorre a circulação, a quantidade que circula e etc. Vem também mostrar como funciona a inflação dentro da economia de um país, especificando os diferentes tipos de inflação, as consequências trazidas e as causas que faz com que a inflação aumente ou diminua.

        

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Oferta de moeda

Assim como demandamos de moeda para comprar ou adquirir um bem, existe também a oferta de moeda, onde a oferta de moeda está diretamente ligada a forma como ela é criada. Dessa forma a moeda brasileira em emissão primaria só pode ser ofertada pelo Banco Central do Brasil, sendo assim monopolista do setor.

Em um sistema cuja a moeda é lastreada, como por exemplo o ouro, tudo se depende da quantidade em estoque de ouro, para assim se poder fazer empréstimos a sociedade. Já em um sistema não lastro, tem-se a moeda fiduciária, como é o caso do Brasil, e o responsável pela distribuição e controle é o Banco Central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (590.6 Kb)   docx (889.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com