TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Movimentação de cargas, fácil manutenção, baixo custo

Por:   •  4/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Mini Munck

[pic 2]

[pic 3]

Araçatuba

2015

Resumo

          Guindaste é um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados, utilizando o princípio da física no qual uma ou mais máquinas simples criam vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana.

          O Munck é um tipo de guindaste que usa a força hidráulica para elevações e movimentação de cargas do chão até uma caçamba.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o projeto e execução de um munck hidráulico para caçamba de caminhão ¾ e Caminhonetes.

Pavavra-Chave: movimentação de cargas, fácil manutenção, baixo custo

Abstract

Crane is a machine used for lifting and moving loads and heavy materials, using the principle of physics in which one or more simple machines create mechanical advantage to move loads beyond human capacity.

           The Munck is a type of crane that uses the hydraulic force for lifting and moving loads from the ground to a hopper.

This work aims to demonstrate the design and execution of a hydraulic munck for truck bucket ¾ and Trucks.

Key words: cargo handling, easy maintenance, low cost.

Sumário

1.        JUSTIFICATIVA        4

2.        OBJETIVOS        5

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

3.1Norma ABNT NBR 14768 – Guindastes – Guindaste articulado hidráulico        5

3.2 Propriedades do aço 1020        5

4.        DESENVOLVIMENTO DO PROTOTIPO        6

4.1 Modelagem        6

4.2 Dimensionamento        7

4.2.1 Realização do primeiro esboço        8

4.2.2 Sistema de Giro        8

5.        MATERIAS E MÉTODOS        9

5.1Resistência dos materiais        9

5.2Hidráulica/transmissão        9

5.3 Elementos de máquinas        10

5.4Sistema hidráulico        10

5.5 Conceito de pressão        10

5.5.1 Reservatórios        10

6.        RESULTADOS        11

6.1 Momento        11

6.2 Tensões de cisalhamento        12

6.3 Pressão e força no pistão central        12

6.4 Estrutura cilíndrica        12

6.5 Sistema hidráulico        13

7.        CONCLUSÃO        14

8. BIBLIOGRAFIA        15


  1. JUSTIFICATIVA

          Hoje em dia com tantos modelos de pickups, de diversas marcas e com seus números de vendas cada dia mais alto, criou-se a necessidade de algum mecanismo que ajudasse na hora de carregar em sua caçamba pesos de no máximo 500 kg.

          Analisando esta necessidade surgiu a ideia de criar um mini munck hidráulico   para uma carga útil de até 500 kg e tendo como público alvo donos de caminhão ¾ e pickups de grande porte (Silverado, F1000, F250, etc...) cuja capacidade máxima de carga giram em torno de 1200 kg na caçamba.

Foi realizada uma pequena pesquisa de mercado, para levantamento de informações sobre o uso de seus caminhão ¾ e pickups, bem como de suas cargas e subsequentemente um estudo sobre que tipo de munck abrangeria o máximo possível de clientes.

 Feito as pesquisas sabe-se que este tipo de equipamento é facilmente encontrado, principalmente no mercado local, apenas para altas capacidades de carga. Isto caracteriza um desperdício (custo maior, necessidade de um veículo mais robusto para a instalação) para empresas que necessitam içar cargas menores como o container de entulhos leves. Além do mais, ele não é acessível a muitas delas em virtude do alto custo. Posto isso, o objetivo é o de estudar a possibilidade de fabricação de um equipamento semelhante ao do mercado, que teria momento de carga entre 1Kn.m e 2Kn.m, O estudo levará em conta o uso de processo de construção e principalmente, formas de construção que possam eventualmente ter baixo custo e simplicidade. Portanto, sem detalhar determinados aspectos do projeto, como manutenção, desenhos de fabricação, entre outros. Além disso, trata-se de um equipamento cuja operação exige grande responsabilidade, demandando maior experiência do projetista e, em muitos casos, a construção de protótipos.   Para a obtenção de medidas necessárias ao dimensionamento, escolheu-se um veículo com grande quantidade de unidades vendidas na região. O estudo será feito a partir de um equipamento destinado a ser montado nesse veículo, fator que pode conduzir a um projeto mais eficiente que aqueles relativos a equipamentos prontos. Entre os itens a serem estudados estão : Definição das medidas e montagem do mastro, braço e lanças, atendendo aos requisitos anteriormente citados; verificação do procedimento de dimensionamento e especificação dos principais equipamentos necessários ao sistema hidráulico; verificação de uma possível forma para construção e fabricação do sistema de giro; apresentação do método de  fixação do equipamento no veículo e de que forma os componentes estariam melhor dispostos a fim de facilitar a manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (395.2 Kb)   docx (659.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com