TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO ANÁLISE DE CUSTOS PARA EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  6.421 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS APLICADAS EM EMPRESAS HOTELEIRAS NO BRASIL: UM ESTUDO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SC.

CODESSO, Maurício Mello; LUNKES, Rogério João; SUAVE, Ricardo. Práticas orçamentárias aplicadas em empresas hoteleiras no brasil: um estudo na cidade de balneário camboriú – sc. Artigo Acadêmico. 2013. 14 p.

        

Maurício Mello Codesso, Mestrando no Programa de Pós-graduação em Contabilidade pela UFSC, Rogério João Lunkes, Professor no Programa de Pós-graduação em Contabilidade pela UFSC e Ricardo Suave, Mestrando no Programa de Pós-graduação em Contabilidade pela UFSC, autores do artigo citado acima, escreveram o mesmo com o objetivo de explorar as práticas orçamentárias das empresas hoteleiras na cidade de Balneário Camboriú – SC, buscando auxiliar gestores de empresas quanto à escolha dos métodos adequados.

O artigo mostra os resultados obtidos através de uma pesquisa empírica como são realizados os orçamentos nos hotéis da cidade, comparando-os com os mais diversos lugares ao redor do mundo, tais como: Estados Unidos, Reino Unido, Turquia, Austrália, dentre outros. Demonstra um diagnóstico da realidade atual para um melhor planejamento em empresas hoteleiras, contribuindo assim para a compreensão quanto à prática orçamentária nesse tipo de empreendimento, uma vez que o setor turístico apresenta um papel importante na economia brasileira.

O presente artigo também trás uma breve apresentação sobre o município em questão, a amostra da população, caracterização dos hotéis utilizados para a pesquisa, os procedimentos utilizados na pesquisa, a metodologia e uma ótima introdução sobre processos orçamentários.

O objetivo do artigo é demonstrar a importância do planejamento para o sucesso da empresa através da prática orçamentária realizada adequadamente, explorando as diversas empresas hoteleiras da cidade de Balneário Camboriú.

Foram utilizadas análises de referências bibliográficas internacionais e consulta de periódicos e revistas para elaboração de um questionário, onde o mesmo foi baseado nas características apontadas pela revisão da literatura e aplicado em 11 empresas, obtendo a resposta de 6 destas.

A leitura foi de grande valia, contribuindo para o entendimento sobre a área da hotelaria, a importância do orçamento para o sucesso da empresa e as falhas que as mesmas apresentam em relação à prática inadequada durante o processo da elaboração orçamentária. Foi possível também perceber que nem todos os hotéis da cidade utilizam esse recurso e que alguns não possuem classificação definida, ou seja, utilizam também a nomenclatura pousada. Os autores procuraram esclarecer todos os pontos em relação às questões aplicadas e seus resultados, fazendo com que o leitor consiga entender habilmente a realidade dos hotéis da cidade.

Assim, concluiu-se que a pesquisa teve seu objetivo alcançado, considerando que foi possível observar o planejamento, execução e controle do orçamento das empresas. Observando que a maioria são empreendimentos novos, fundado a menos de 24 anos; o tipo de ferramenta utilizado, quão demorado é o processo e o tipo mais usado.

Por fim, os resultados demonstram que o orçamento em empresas hoteleiras ainda é subutilizado no Brasil, pois foi possível perceber a ausência de algumas práticas utilizadas em outros países, onde as empresas que adotam esse processo tem grande sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com