TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nanotecnologia

Por:   •  29/5/2017  •  Artigo  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Conformação dos Materiais
Vol. 1, Nº001.03, Ano 2017[pic 3]

Benedito Jose de Oliveira

RA: 6622306844

Alef Alef Rodrigues

RA:6451232947

Marco Gabriel P. O. Lopes

RA:6451309287

Rodrigo Bueno Soares

RA:1589937527

Anhanguera Educacional Sorocaba

Engenharia de Controle e Automação

9º Semestre


NANOTECNOLOGIA [pic 4]

A BATALHA DO "INVISÍVEL"

RESUMO

Até pouco tempo acharíamos isso uma loucura, mas hoje o avanço da tecnologia está numa batalha crucial contra o tempo, quero dizer contra o tamanho, isso mesmo o "mundo pequeno" quase "invisível" está entre nos. E ainda é só o começo.

Nanopartículas: são materiais produzidos átomo por átomo, uma realidade que distorce a imaginação, ou em outras palavras que dá asas à imaginação fazendo com que os pesquisadores das industrias, do comercio e principalmente da medicina consigam chegar no "impossível".

Palavras chave:

ABSTRACT

Until recently, we would think it was crazy, but today the advance of technology is in a crucial battle against time, I mean against size, even the "invisible" small world is among us. And it's still just the beginning.

Nanoparticles: they are materials produced atom by atom, a reality that distorts the image, or in other words that gives wings to the imagination causing the researchers of the industries, of commerce and mainly of the medicine can arrive at the "impossible".

Keywords: < Invisible, atom, nanoparticles >


  1. INTRODUÇÃO

Ainda existem aqueles que temem os perigos que podem ser ocasionados por essa tão sonhada nanotecnologia, e para o desconsolo dessas pessoas, a nanotecnologia veio para ficar, não só ficar como para melhorar muitas dos produtos para nos mesmo. Tanto que já existem cerca de 450 produtos comercializados por aí facilmente, segundo as estimativas dos "especialistas do setor"

“Eu posso falar sobre a nanotecnologia do mundo real, que já está aí, transformando empresas e gerando novos produtos. ”, diz Oswaldo Luiz Alves, professor do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

[pic 5]

Figura 1. Exemplo de experimento nanotecnólogo com nano células. (Fonte: ).

  1. UM REALIDADE INVISÍVEL

Uma realidade dessa batalha do "invisível", que apesar de toda sua trama ser desenvolvida dentro de laboratórios, a nanotecnologia não é apenas exclusiva do mundo industrial ou da medicina, vai muito além disso, também estão sendo usadas em aplicações mais adiantadas em áreas aonde o cidadão médio, band-aid quem já usou? De graças a nanotecnologia, pois boa parte da sua eficiência de bandagem se deve a nanotecnologia. Sendo que eles contêm uma nano camada de prata que ajuda aumentar o contato com sua pele, com isso uma ação melhor antibactericida.

Isso mesmo, nanotecnologia não se fixa apenas em desenvolver novas tecnologias no ramo da informática ou indústria, mas sim também na parte da medicina como vimos, sobre o band-aid que o usamos em machucados leves, ou também de creme dental, que além de manter os dentes limpos e uma boca saudável, a maioria desses cremes conta com um agente que prolonga a longevidade dos seus dentes, o que seria esse agente? Estamos falando de um nano composto de hidroxiapatita, uma camada de fosfato de cálcio cristalino, onde esse creme faz a mágica de preencher as pequenas cavidades dos dentes, e também ajuda na prevenção de possíveis rachaduras que podem aparecer com o passar dos anos.

  1. NANOTECNOLOGIA EM SUAS APLICAÇÕES NOS METAIS

Graças ao avanço da nanotecnologia, os metais que hoje, compreendem grande participação no dia-a-dia da humanidade, começaram a ganhar novos métodos para sua fabricação e que consequentemente aumentaram vastamente o número de combinações de matérias que possibilitaram novos tipos de metais com resistências e maleabilidades diversas. Há décadas, novo tipo de materiais vem sendo desenvolvidos para suprir a necessidade das novas tecnologias aplicadas nas industrias principalmente.

Cientistas brasileiros desenvolveram em 2012 um processo que foi chamado de “nanohidrometalurgia magnética (NHM) ” que atua na hidrometalurgia com a finalidade de resolver suas limitações. Neste processo nanopartículas de magnetita, minúsculos imas que são preparados para que, em meio aquoso, se acoplem ao metal desejado. Colocando as nanopartículas numa solução com o material desejado, basta agitar e utilizar de imãs para direciona-las para um eletrodo, onde o material se constituirá a partir da passagem de corrente elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (876.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com