TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL EXERÍCIO AVALIATIVO

Por:   •  2/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA

Disciplina: ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

EXERÍCIO AVALIATIVO

ARRANJO FÍSICO - LAYOUT

2021-2022

TRABALHO SOBRE LAYOUT

1) (5 pontos) Considerando os tipos de arranjo físico apresentados abaixo, discuta se os exemplos relacionados a cada um deles estão corretos ou não e justifique sua resposta.

a) Celular: linha de produção de automóveis e restaurante self-service.

( ) Certo ( x ) Errado  - Justifique sua resposta. A linha de produção automotiva normalmente é realizada utilizando um layout físico linear, isso quando se considera apenas a montagem dos automóveis, quando se considera a produção de tecnologia para os automóveis pode-se considerar a utilização de um layout físico funcional. Por si só a primeira justificativa já torna a afirmativa errada, ainda o restaurante self-service pode ser considerado um layout físico linear, com o objetivo de atender a matéria (comida) de forma ágil e eficaz.

b) Por processo: linha de produção de automóveis e restaurante à la carte.

( ) Certo ( x ) Errado  - Justifique sua resposta. Como dito anteriormente, na questão 1a, é dito que a linha de produção pode ser vista de duas formas, tanto como layout físico funcional (por processo) quanto como por layout físico linear. E restaurante à lá carte pode ser considerado como um layout posicional, portanto conclui-se que essa afirmativa está errada.

c) Por processo: supermercado e loja de departamentos.
( x ) Certo ( ) Errado  - Justifique sua resposta. Ambos estabelecimentos são separados em grupos. Categorizados utilizando aspectos de semelhança características, por exemplo prateleiras de doces, prateleiras de bebidas, setor de eletrodomésticos, setor de itens de cozinha, etc.

d) Por produto: restaurante à la carte e estaleiro.

( ) Certo ( x ) Errado  - Justifique sua resposta. Como dito na questão 1b o restaurante à la carte é considerado um layout posicional, uma vez que o produto (pratos de comida) é montado por diversas pessoas, pois há entrada, prato principal e até mesmo sobremesa, e cada um está sujeito a um setor diferente da cozinha. Já o estaleiro é onde os navios são construídos, nele é utilizado um layout físico posicional, pois o produto fica parado em um lugar e em volta dele pessoas e maquinários se movimentam.

e) Posicional: linha de produção de automóveis e restaurante self-service

( ) Certo ( x ) Errado  - Justifique sua resposta. Nesse caso, a justificativa da questão 1a ainda é válida.

2) (3 pontos) Qual é o tipo de layout recomendado para as situações a seguir? Justifique sua resposta.

a) Construção de uma ponte

Para a construção de uma ponte um layout posicional seria mais adequado, uma vez que o produto é estático e não se movimenta do local ao qual ele é proposto para ser construído.

b) Usinagem de peças de motores (os motores possuem arquiteturas semelhantes - pistões, bloco do motor, virabrequim, etc. – mas cada peça possui processos de fabricação muito distintos).
O layout mais adequado para esse processo é o layout físico funcional, uma vez que são diversas peças e cada peça possui um processo de fabricação diferente, além de que algumas peças possam ter tratamentos térmicos ou químicos, por esses fatores o layout citado é o mais adequado.

c) Fabricação de máquinas para indústria de alimentos de pequeno e médio portes (as máquinas, sempre em inox, possuem arquiteturas semelhantes, mas cada cliente possui uma necessidade distinta, e as solicitações não seguem uma periodicidade).

Nesse caso provavelmente o layout físico funcional seria o mais adequado, pois o modelo organiza equipamentos e operações a partir das funções produtivas específicas dos setores, tornando o processo mais funcional e intuitivo.

3) (12 pontos) Explique cada um dos 4 tipos de layouts existentes destacando as vantagens e as desvantagens de cada um desses tipos. Dê, no mínimo, 3 exemplos de cada um dos tipos, incluindo, pelo menos, um desenho ilustrativo de cada um dos 4 tipos de layouts.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (401.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com