TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ocorrência de Pragas nas Lavouras Gaúchas

Por:   •  8/4/2023  •  Exam  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

Ocorrência de pragas nas lavouras gaúchas – problemas ambientais e consequências

A ocorrência de pragas nas lavouras gaúchas está correlacionada com a monocultura que causa um desequilíbrio no meio ambiente. Este problema nasce junto da revolução verde no estado do Rio Grande do Sul, processo que modernizou e intensificou as lavouras gaúchas. As pragas mais prejudiciais para a agricultura são: Lagarta da soja no noroeste do Estado, Caturrita presente em clima subtropical e temperado abrangendo todo o estado do Rio Grande do Sul e Gafanhotos do qual as últimas nuvens são da região da Fronteira com a Argentina, representadas respectivamente pelas figuras 1, 2 e 3.

Figura 1

Fonte: Canal Rural, Foto Pedro Silvestre

Figura 2

Fonte: Wiki Aves

Figura 3

Fonte: Folha de Pernambuco, Foto Pixabay

As pragas são recorrentes e se fazem presentes nas plantações gaúchas, sendo cíclicas. O ciclo de uma praga pode levar anos para ser completado. Dentro desse período a problemática pode se mostrar nula.

Para entender-se completamente o assunto é necessário saber as definições de algumas palavras como:

Praga: Segundo a Embrapa (2022): “Pragas são qualquer espécie, raça ou biótipo de planta, animal ou agente patogênico que danifica plantas ou produtos vegetais.”

Monocultura: Segundo Rafaela Sousa (2022): “monocultura refere-se ao plantio de uma única cultura realizada, comumente, em latifúndios (propriedades rurais de grande extensão exploradas por meio de técnicas de baixa produtividade).” Esse processo é muito comum em plantações de soja. O mesmo pode ocorrer com animais sendo criado uma única espécie. Ocorre na criação de gado onde uma única espécie habita os pastos.

O problema não afeta diretamente o clima, a circulação atmosférica ou a qualidade do ar. Mas, ações tomadas para controlá-lo afetam, um ótimo exemplo é a poluição atmosférica causada por agrotóxicos que necessitam ser pulverizados para controlar pinimas. Outra relação da problemática com o clima é o surgimento descontrolado de pragas após temperaturas anormais. Situação observada na América do Sul em 2020, quando formou-se uma grande nuvem de gafanhotos, impulsionada pelas altas temperaturas que aceleraram a reprodução do inseto.

A relação com o solo não é muito diferente, já que as complicações são oriundas de agrotóxicos que caem de maneira indevida na terra contaminando.

Complicações hídricas são parecidas, já que após a utilização de agrotóxicos e o contato da substância com o solo. Ações da água levam toxinas para rios, lagos entre outros. Matando peixes e algas, causando desequilíbrio ambiental.

Pragas quando descontroladas podem devastar tanto plantações quanto vegetações nativas. Normalmente seu descontrole ocorre por desequilíbrio na cadeia alimentar, como desaparecimento de predador, habitat destruído, entre outros. Uma superpopulação destrói a cadeia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com