TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TECNOLÓGICA DE RENZO PIANO

Por:   •  18/5/2016  •  Artigo  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 13

A PRODUÇÃO TECNOLÓGICA DE RENZO PIANO

Rinaldi, Caroline¹; Pepato, Daniela¹; Fiori, Felipe¹; Martins, Juliane¹; Guedes, Letícia¹; Boscoli, Tatiane¹; Costa, Korina²

1. Discente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste da disciplina de Projetos Contemporâneos

2. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste da disciplina de Projetos Contemporâneos

RESUMO

A respeito da arquitetura contemporânea, pode-se destacar duas vertentes, o high tech que aborda uma linguagem distinta da arquitetura, onde os arquitetos trabalhando bem próximos a engenheiros, conseguiram por meio das conquistas e avanços da engenharia, produzir um estilo; e a tectônica que segundo Bötticher e Semper “indica não só a probidade material e estrutural de uma obra, mais também uma poética do construir subjacente à prática da arquitetura e das artes afins”. Nas mãos de Renzo Piano ambos se tornam uma estética rebuscada e exagerada, onde a estrutura dos edifícios podia ser excessivamente elaborada por simples capricho do projetista.

Palavras-chave: Renzo Piano, Tectônica, Tecnologia, Aeroporto Internacional de Kansai, Academia de Ciências da Califórnia

INTRODUÇÃO

A arquitetura contemporânea surgiu após os anos 80 e início dos 90 na pós-modernidade, ela se torna na verdade um conjunto de correntes que juntas retomam a arquitetura do passado, fazendo assim uma reinterpretação por meio de releituras, introduzindo assim novos elementos com os demais já existentes. Nesse contexto temos a arquitetura High Tech e a Tectônica, ambas possuem características semelhantes, onde apresentam uma teoria inovadora baseada na tecnologia e na criação pura. Assim as obras começam a ser inéditas e é cada vez mais explorado/valorizado a relação com os materiais e os detalhes, que antes usados como ornamentos, se tornam parte da própria estrutura.

 Essas características são usadas até hoje, sem a necessidade de uma repetição, baseadas na tecnologia influenciaram 4 grandes arquitetos, que foram: Renzo Piano, Norman Foster, Richard Rogers e Jean Nouvell.

A tectônica entra em um contexto de interesse de comunicação, esse termo surgiu após os gregos no século XIX na Alemanha onde se teve três noções para a interpretação da à arquitetura grega: Werkform Kunstform e Tektonik. A noção da Tektonik ou tectônica faria a ligação entre as duas primeiras noções, significando assim a arquitetura na qual ‘as formas obedecem à estática e ao material, e são ao mesmo tempo uma demonstração do seu sistema’. Com base na teoria de Semper a arquitetura se divide em quatro técnicas tradicionais, que são: o têxtil, a cerâmica, a tectônica, e a estereotomia. O termo em geral, se remete a um artesão trabalhando em todos os materiais rígidos e com o passar do tempo esse significado evoluiu à uma noção mais geral de feitura, levando a tectônica como agente primordial na elaboração de um partido arquitetônico. Podemos reconhecer ainda que há uma ruptura entre as origens das artes abstratas e a base construtiva da forma tectônica, sendo libertadora e não apenas mais uma agregação onde entra num estado de conceito de alegorias vanguardistas ou num pastiche histórico. No contexto da arquitetura contemporânea, pode-se destacar 4 arquitetos:

•        Norman Foster - Britânico e vindo de família operária, foi o fundador da Foster & Partners, escritório em que preside até os dias atuais. Reconhecido pelo seu estilo ousado e pela sua preocupação com o meio ambiente, Foster estabeleceu uma reputação internacional com diversas obras, a primeira que realmente impôs sua atenção mundial foi a Sainsbury Centre for Visual Arts, em 1973, que segundo Benévolo (2007, p.138) é “uma peça compacta, colocada sobre um amplo terreno verde “como um isqueiro sobre uma mesa de bilhar””. Como pode-se ver no National Botanic Garden of Wales (1995-2000) e em muitas outras de suas obras, cúpulas e abóbodas envidraçadas em diversos formatos fazem parte de seu repertório arquitetônico, assim como a que fez no Reichstag de Berlim. Outro ponto forte da arquitetura de Foster, que foi a resposta para muitas de suas pesquisas, diz respeito a sustentação em malha triangular, inicialmente executada em Londres, no Swiss Re (1997-2003), em seguida na Greater London Authority (1998-2002), e depois em várias outras obras tanto em Londres quanto no restante do mundo. A partir de seus pressupostos iniciais (liberdade da escolha morfológica, cuidado com a questão ambiental e funcional, e invenção estrutural), pode-se concluir o continuo trabalho de Foster e de sua equipe, que citado por Benévolo (2007, p.154) “formam quase um novo repertório alternativo aos hábitos antigos e recentes”, que resulta em impecáveis acabamentos, sem comparações.

•        Richard Rogers – Nascido em Florença, Rogers como pontua Benévolo (2007, p.154), possui “a facilidade na criação de edificações e a prontidão para adaptá-las aos mais variados contextos”, sendo “baseadas em uma desenvoltura natural na montagem dos elementos construtivos fornecidos pelas tecnologias avançadas”. O arquiteto possui uma extensa gama de escalas projetuais, indo desde pequenas construções até grandes planejamentos, como urbanísticos e territoriais. Em sua parceria com Renzo Piano, venceu o concurso para o Centre Pompidou, de Paris, em 1970, edifício que cristalizou uma corrente de pensamento que marca o renascimento da relação que os arquitetos têm com o sistema de produção, conseguinte projetou o edifício Lloyd´s, em Londres, com um complexo dispositivo de estrutura metálica. Suas obras seguintes, passam por um processo de maior simplificação formal, juntamente com a adequação versátil aos lugares e aos instrumentos; ele renova sua arquitetura principalmente em relação aos materiais e em registros construtivos. Nesse contexto pode-se destacar a Corte Europeia de Justiça, em Estrasburgo (1989-1995). Projetou para diferentes países, incluindo Inglaterra, a exemplo as obras: aeroporto de Heathrow (1989), a Task Force Urban (1998), o Leadenhall Street (2002) ...; na Itália, onde houve fracasso continuo entre os projetos; em Xangai, com o aeroporto de Pudong (2004) ...

•        Renzo Piano – O diferencial de Piano, é o fato dele já ter vindo de origem rigorosamente tecnológica, seguindo seu próprio percurso de formação, totalmente contrário ao ambiente em que se situava, Itália. Não condizente com o contexto em que se encontrava, mudou-se para fora do pais, onde realizou junto com Richard Rogers, seu primeiro grande sucesso, o Centro Pompidou, já citado anteriormente. As obras sucessoras seguem o mesmo padrão, como o museu para coleção De Menil em Houston (1986), o aeroporto de Kansai (1988-1994), a ponte em Ushibuka...obras onde segundo Benévolo (2007, p.170) “a atenção concentra-se, mais do que nas relações com o contexto, no mecanismo das estruturas e dos acabamentos, indagado em todas as suas articulações”. Nos anos 90, juntamente com seus colaboradores, Piano cria a Renzo Piano Building Workshop, que resultou em diversas novas obras, a citar: o Centro Cultural Jean-Marie Tijbauo (1991-1998), o museu Nacional da Ciência de Amsterdã (1992-1997), a Torre KPN, de Roterdã (1997-200) ...Dentre suas obras na Itália podemos citar: a Cidade da Música, em Roma (1994-2002) e a grande sala litúrgica de San Giovanni Rotondo (1991-2004), onde se empenhou em modernizar os métodos construtivos tradicionais juntamente com os matérias. Recentemente, suas obras vão seguindo novas pesquisas, demostrando cada vez mais sua capacidade de aperfeiçoamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (953.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com