TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renzo Piano

Por:   •  11/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.169 Palavras (21 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 21

Renzo Piano é um homem cujo trabalho é reinventar a arquitetura em projetos espalhados por todo o mundo - desde uma torre de uso misto em Sydney, na Austrália, até o longo terminal aéreo de Kansai, em uma ilha artificial na Baía de Osaka, Japão, até o plano mestre para a reconstrução da Potsdamer Platz em Berlim ou o Beyeler Foundation Museum em Basel, Suíça.

Mesmo com tantas obras em todo o mundo, não significa que ele seja cheio de si, sendo este arquiteto prodígio. Os projetos da Renzo Piano incluem não só edifícios que vão desde residências a apartamentos, escritórios a centros comerciais, museus, fábricas, oficinas e estúdios, terminais aéreos e ferroviários, exposições, teatros e igrejas; Mas também pontes, navios, barcos e carros, bem como projetos de urbanismo, grandes renovações e reconstruções, e até estrela de televisão de um programa de arquitetura.

Ele nasceu em uma família de construtores em Gênova, Itália em 1937. Seu avô, seu pai, quatro tios e um irmão eram todos contratados, e ele admite, ele deveria ter sido um também, mas em vez disso escolheu a arquitetura.

O piano declara que sua arquitetura tem um legacy importante - uma paixão para a construção, ou mais pointedly, uma cultura de fazer, resultando do crescimento acima em uma família dos construtores.

Ele tinha dezessete anos quando se aproximou de seu pai com a idéia de ir para a escola de arquitetura. "Por que você quer ser apenas um arquiteto? Você pode ser um construtor ", foi a resposta de seu pai que nunca foi esquecido e talvez essa seja a razão para o nome Renzo Piano Building Workshop, ao invés de Piano Architects & Associates. Explica Piano, "Nós não apenas desenhamos coisas lá, mas também fazemos coisas, e testamos. Manter um pouco da ação junto com a concepção me faz sentir um pouco menos como um traidor para minha família. O nome é também uma expressão deliberada do senso de colaboração e trabalho em equipe que permeia o nosso trabalho. "Foi em 1980 que o edifício Workshop foi formado, e agora tem escritórios em Paris, Génova e Berlim, empregando cerca de uma centena de pessoas nos três locais.

Depois de se formar na Escola de Arquitetura Politécnica de Milão em 1964, trabalhou na empresa de construção de seu pai, sob a direção de Franco Albini. Além de seu ídolo do século 15, Brunelleschi, Piano homenageia Jean Prouvé, da França com quem ele formou uma amizade durante o tempo (1965-70) que ele trabalhou nos escritórios de Louis Kahn na Filadélfia e Z. S. Makowsky em Londres. Duas outras influências importantes que ele reconhece foram Buckminster Fuller e Pier Luigi Nervi, embora de longe.

Ainda estudando em Milão, casou-se com uma garota que conhecera desde os dias de escola em Gênova, Magda Arduino.

Seu primeiro filho, Carlo, nasceu em 1965. Agora é jornalista. Outro filho seguiu três anos depois, Matteo, que é um designer industrial independente; E um terceiro filho, Lia filha, agora com 25 anos, está prosseguindo uma carreira na arquitetura.

Sua primeira comissão importante foi em 1969 para projetar o pavilhão da indústria italiana na Expo '70 em Osaka.

Seu falecido irmão, Ermanno, construiu e instalou o pavilhão e uma série de outros projetos antes de sua morte prematura em 1993.

O projeto da Expo atraiu muita atenção favorável, inclusive o de outro jovem arquiteto chamado Richard Rogers, que, embora nascido em Florença, era inglês. Os dois arquitetos descobriram que eles tinham muito em comum e quando uma empresa de engenharia sugeriu que eles trabalham juntos e entrar na competição internacional para o Centro Georges Pompidou (também conhecido como Beaubourg) em Paris; Eles fizeram e ganharam.

O resultado foi uma centena de mil metros quadrados (mais de um milhão de metros quadrados), no coração de Paris, dedicado às artes figurativas, música, design industrial e literatura. Nas duas décadas que se seguiram à sua inauguração, mais de 150 milhões de pessoas a visitaram, com uma média de mais de 25.000 pessoas por dia - um êxito esmagador - tanto com o povo de Paris como com a imprensa internacional. Ambos Rogers e Piano se tornaram nomes reconhecíveis em todo o mundo.

Descrito com freqüência como "high tech", Piano prefere outros modificadores. Em suas próprias palavras, "Beaubourg foi pretendido ser uma máquina urbana alegre, uma criatura que pudesse ter vindo de um livro de Jules Verne, ou um navio olhando improvável na doca seca. Beaubourg é uma provocação, uma descrição adequada dos meus sentimentos, mas não tem conotações negativas no que diz respeito à qualidade do design e as razões por trás dele.

Beaubourg é uma dupla provocação: um desafio ao academicismo, mas também uma paródia do imaginário tecnológico do nosso tempo. Para vê-lo como high-tech é um mal-entendido. "

Na introdução do livro, Renzo Piano, Edifícios e Projetos 1971-1989, o vencedor do Prêmio Pulitzer Paul Goldberger escreveu: "Como qualquer artista que produz uma obra célebre no início de sua carreira, Renzo Piano tem sido, em muitos aspectos, mais confinado do que Libertado pelo Centro Beaubourg, conhecido principalmente como o arquiteto que instalou esta paródia de alta tecnologia em escala monumental no coração de Paris. "E, em seguida, referindo-se a projetos mais recentes, como o Museu Menil Collection, em Houston, Texas; O estádio de futebol de 60.000 assentos em Bari, na Itália; E o complexo multifuncional da fábrica gigante Fiat em Lingotto, perto de Turim, Itália, Goldberger continua: "(há) a presença em todos esses projetos de uma luz, a qualidade de tensão e um amor óbvio da tecnologia. Mas onde a expressão da tecnologia em Beaubourg era ampla e mais do que um pouco satírica, nos edifícios desde Beaubourg, foi mais reto, mais silencioso e muito mais inventivo ".

Uma das baixas do projeto de Beaubourg, que exigiu anos de vida em Paris, no entanto, foi o casamento de Piano. Sua esposa preferiu viver em Gênova, e assim eles se separaram. Em 1989, conheceu Emilia (Milly) Rossato quando veio trabalhar para o seu Renzo Piano Building Workshop. Eles foram casados ​​em 1992 por Jacques Chirac, então o prefeito de Paris que apoiou a construção de Beaubourg através de muitas crises. Eles moram em Paris ao lado de seu escritório lá, a poucos quarteirões de Pompidou no distrito de Marais. Na verdade, eles dividem seu tempo entre Paris e Gênova, com freqüentes viagens a seus muitos projetos em todo o mundo.

Em 1995, Piano foi convidado a renovar o Centro Georges Pompidou. A popularidade do lugar tomou seu pedágio. A biblioteca e os espaços de exibição estão sendo expandidos, e os espaços públicos reorganizados.

Os planos pedem uma reabertura na véspera do novo milênio, 31 de dezembro de 1999, como Grand Beaubourg.

Dois outros projetos estreitamente relacionados com o Beaubourg são a Extensão do IRCAM e a Reconstrução do Atelier Brancusi, ambos no mesmo Centro Pompidou. As iniciais do ex-em francês representam o Instituto de Pesquisa Musical Pierre Boulez que é realmente ligado ao Pompidou. A necessidade da maior insonorização possível levou originalmente IRCAM a escavar um espaço embaixo da praça para seus vários laboratórios e estúdios de som. A única evidência visível de que estava lá era um teto de vidro e alguns elementos do sistema de ventilação. A necessidade de mais espaço, o desejo de enfatizar o papel ea imagem do instituto, levou à extensão que consiste em uma torre de seis andares acima do solo e três abaixo. Preenche um ângulo deixado entre dois edifícios existentes na borda do quadrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com