TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Renzo Piano

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  2.402 Visualizações

Página 1 de 5

BIOGRAFIA

O arquiteto renomado Renzo Piano, nasceu em Genova em 14 de Setembro de 1937, com influencia da família ligada a área de construção estudou arquitetura na Politécnica de Milão formando-se no ano de 1964, durante a faculdade trabalhou no escritório de construção civil de seu pai, tendo a oportunidade de combinar experiência prática e acadêmica.

Em 1971 juntamente com Richard Rogers criou em Londres o escritório Piano & Rogers, mais tarde trabalhou com o engenheiro Peter Rice no Atelier Piano & Rice, e em 1981, o Renzo Piano Building Workshop (RPBW) foi criado, e atualmente tem uma equipe de 150 pessoas e escritórios em Paris, Gênova e Nova York.

Hoje aos 77 anos já recebeu diversos prêmios importantes na área de arquitetura, dentre eles estão : A Bússola de Ouro, em Milão (1981), o Royal Gold Medal de RIBA, em Londres (1989), o Prêmio Kyoto, no Japão (1990), o Neutral Prize, na Califórnia (1991), o GoodwillAmbassador da UNECO (1994), o PraemiumImperiale, no Japão (1995), o Prêmio Erasmus, em Amsterdam (1995), o Prêmio Pritzker da Arquitetura, em Washington (1998), o Leone d’oro allacarriera, em Veneza (2000), a Medalha de Ouro da Arquitetura Italiana, em Milão (2003), a Medalha de Ouro AIA, em Washington (2008), e o Prêmio Sonning, em Copenhague (2009). Deles o mais importante foi o Prêmio Pritzker.

INFLUENCIAS

Piano, teve como influencia Jean Prouv, arquiteto e metalúrgico francês que usou a tecnologia em obras arquitetônicas sem perder as qualidades estéticas, trabalhou com o renomado arquiteto Louis Kahn na Philadelphia, Makowski em Londres, e também com Richard Rogers, desta ultima parceria nasceu um grande projeto e o mais importante da sua carreira, o Centro Pompidou em Paris, que hoje é um dos pontos turísticos a serem visitados na cidade francesa.

ESTILO DAS OBRAS

Autenticas e surpreendentes as obras de Piano são consideradas completas em sua diversidade de escalas, matérias e formas. Com seu estilo High-Tech fascina a todos, desde seus detalhes simbolistas, até suas imponentes construções envoltas de uma magia e misticismo que dão vida a sua obra. O que diferencia Piano dos demais arquitetos é sua constante busca pelo novo, aplicando um conjunto de ideias coerentes a novos projetos de forma extraordinariamente radical e diferente, como se cada novo projeto fosse um novo mundo a se enfrentar, isso explica a diversidade de suas obras, não se encaixando no perfil, “viu uma, viu todas”.

O estilo High-tech adotado por Piano faz parte do movimento chamado de modernismo tardio, que propõem oferecer aos usuários ao invés de espaços tradicionais, passíveis de receber conotações afetivas, espaços de máxima eficiência, jamais perturbados por elementos estruturais ou blocos de circulação e serviços. Esse estilo tem origem do construtivismo soviético, das fantasias do grupo Archigran e do metabolismo japonês, do primeiro herdou admiração pela tecnologia e exposição dos equipamentos técnicos, da segunda assimilaram a visão de um mundo tecnologicamente resolvido e autossuficiente e do modelo japonês herdaram a ideia de espaço e eficiência máxima.

PRINCIPAIS OBRAS:

CENTRO GEORGES POMPIDOU

É um museu cujo projeto foi escolhido através de um concurso idealizado pelo presidente da França, Georges Pompidou, Esse projeto foi realizado pela parceria entre Piano e Richard Rogers, ambos desconhecidos na época, era um modelo baseado nas possibilidades de alta tecnologia, estruturado com um sistema de conexões, tubos e capas de aço, o conceito mais perceptível do projeto era externalizar toda a infraestrutura do edifício, tornando-a um componente da estética do mesmo.

PARCO DELLA MÚSICA- ROMA

É um complexo multifuncional, localizado em Roma, apresenta um calendário com eventos concertos, atividades no campo do cinema, teatro e musica.

MUSEU DE CIÊNCIAS SAN FRANCISCO

É uma referencia no uso de tecnologias sustentáveis para estruturas de uso publico, o prédio reúne em uma estrutura:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com