TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Por:   •  2/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Protocolo para Realização de pesquisas no PPGEM

Por conta da necessidade e solicitação de docentes e discentes para a retomada das atividades de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, este documento pretende trazer diretrizes à comunidade do PPGEM (docentes, discentes e técnico-administrativos), objetivando o funcionamento e desenvolvimento de atividades presenciais nos laboratórios de pesquisa, com manutenção de um ambiente seguro e saudável para alunos, servidores, colaboradores e seus familiares.

Brevemente ainda será divulgado documento próprio da instituição acerca do retorno gradual das atividades, com adoção de protocolos próprios, que considerem o regramento do estado e município, com análise dos dados epidemiológicos da doença e orientações das autoridades sanitárias competentes, assim como do grupo de estudo da UFPA. No entanto, diversas consultas foram feitas aos órgãos superiores ao programa (Direção de Pós-graduação, Pró-reitoria de Pesquisa e pós-graduação da UFPA e Resolução que trata do ensino remoto emergencial na UFPA) e orientou-se a elaboração de um pequeno protocolo interno com diretrizes a serem seguidas pela comunidade do PPGEM caso seja imprescindível a realização de atividades presenciais. O material utilizado como referência para a elaboração desse documento, inclusive, foi o sugerido por esses órgãos superiores, enquanto ainda não se dispõe de um oficial da UFPA.

Importante destacar que a retomada de atividades presenciais na UFPA não tem previsão de data e, quando houver condições e for devidamente autorizada pelas autoridades competentes, deverá ser escalonada, lenta, gradual e com muito cuidado em relação à adoção de protocolos de biossegurança, adequação do espaço físico, monitoramento e controle de surtos. As atividades remotas ainda deverão ser mantidas por meses para reduzir a circulação de pessoas na universidade.

O esforço da coordenação do PPGEM nesse momento é evitar que pessoas com sintomas de Covid-19 ou em contato com pessoas com Covid-19 circulem nos espaços físicos da universidade.

A Comunidade do PPGEM

Considera-se comunidade do PPGEM todos os agentes envolvidos no processo de funcionamento da Instituição: docentes, discentes, técnico-administrativos, prestadores de serviços, colaboradores e fornecedores de materiais e insumos.

Atividades Remotas x Atividades Presenciais

Deve-se sempre priorizar o trabalho remoto e realizar atividades presenciais apenas se estritamente necessárias.

Entende-se que algumas atividades de pesquisa são desenvolvidas em laboratórios dentro do espaço físico da universidade e cada orientador/coordenador de laboratório deverá propiciar as condições de segurança e higiene e se responsabilizar pelo cumprimento das diretrizes dentro do seu espaço de pesquisa.

Medidas de Proteção e Prevenção à COVID-19

 Medidas Coletivas:

  • Organizar as equipes para trabalhar de forma escalonada e com medidas de distanciamento social;
  • Manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação do ambiente;
  • Garantir adequada comunicação visual de proteção e prevenção de risco à COVID-19;
  • Organizar a rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual;
  • Priorizar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a realização de reuniões e eventos à distância. Se necessário o encontro presencial, optar por ambientes bem ventilados.

Medidas Individuais:

  • Utilizar máscaras, de forma correta, conforme orientação da autoridade sanitária, como indicada a seguir:

Uso de máscara i) A máscara deve cobrir totalmente o nariz, a boca e o queixo, e não deve ficar folgada no rosto, especialmente nas laterais. A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada. ii) A máscara deve ser trocada em intervalos regulares de 2 a 4 horas, OU quando estiver úmida, suja ou quando estiver dificultando a respiração, causando resistência na troca de ar, se exposta a respingos de produtos químicos, substâncias infecciosas ou fluidos corporais, se deslocada do rosto por qualquer motivo ou se a parte frontal da máscara for tocada para ajustá-la. iii) Para a remoção e colocação da máscara não se deve tocar na sua parte central. Para que a remoção ou colocação da máscara possa ser realizada deve-se fazer a higienização das mãos imediatamente antes e depois. iv) Durante o uso da máscara não se deve tocar a própria face, olhos e nariz, para evitar a autoinoculação.

  • Seguir as regras de etiqueta respiratória para proteção, em casos de tosse e espirros;
  • Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%;
  • Evitar cumprimentar com aperto de mãos, beijos ou abraços;
  • Respeitar o distanciamento de pelo menos 1,5m (um metro e meio) entre você e outra pessoa:

O distanciamento social recomendado de 1,5m entre as pessoas é medida potente para prevenção da contaminação com o novo coronavírus / Covid-19. Os espaços devem ser organizados de modo a possibilitar a manutenção dessas distâncias em todos os ambientes de utilização coletiva, em especial dentro dos laboratórios;

  • Manter o cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, materiais de escritórios, livros e afins.

Laboratórios:

Para retomada das atividades com segurança, recomenda-se aos responsáveis pelos laboratórios garantir:

  • A aferição da temperatura de servidores, estudantes e colaboradores, na entrada da Instituição e na entrada de salas e ambientes fechados;
  • A disponibilização de termômetro, álcool 70% e álcool em gel 70% para cada laboratório, além de tapetes com hipoclorito na entrada (sanitizante), renovando conforme a especificidade da atividade;
  • A manutenção da limpeza e desinfecção do ambiente a cada 2 horas;
  • O incentivo à adoção de protocolos comportamentais para todos os usuários, tais como a higienização de equipamentos e mobiliário, antes e depois de cada utilização, com álcool etílico líquido 70% (ou outro produto especificamente recomendado), bem como de equipamentos e materiais de uso compartilhado, como computadores, telefones, mesas e outros. Álcool isopropílico é especialmente recomendado para superfícies metálicas, computadores e aparelhos eletrônicos.

Dentro dos laboratórios:

  • Utilizar, obrigatoriamente, máscara e touca descartável, cobrindo todo cabelo e orelha, sem uso de adornos;
  • Utilizar, obrigatoriamente, EPIs (jaleco, máscara e touca) antes de entrar no laboratório;
  • Não manusear celulares e bolsas dentro dos laboratórios;
  • Manter o distanciamento social, respeitando a distância mínima de 1,5m (um metro e meio);
  • Aferir a temperatura na entrada do laboratório;
  • Evitar o compartilhamento de equipamentos e ferramentas;
  • Manter os espaços ventilados e o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as mesas ou carteiras.
  • Deixar as portas dos laboratórios e gabinetes dos professores na posição “aberta”, evitando a necessidade do uso da maçaneta e aumentando a ventilação. Caso não exista risco à segurança, manter as janelas sempre abertas.
  • Sistemas de climatização não devem ser utilizados, dando-se preferência à ventilação natural. A climatização, quando necessária, deverá atender às normas da ANVISA.

Monitoramento após retorno

O retorno das atividades não significa o relaxamento do risco de adoecimento pela COVID-19, portanto, justifica-se a manutenção de vigilância e monitoramento de risco, ao menos até dezembro de 2020; pois enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), há risco de adoecimento e novos surtos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (223.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com