TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programas usados em engenharia

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Com o advento a era da informática, muitos são os benefícios que as profissões obtiveram em sua grade de estudo e implementação no mercado de trabalho. Inúmeras novas áreas de estudo surgiram, sendo possível ainda, a facilitação do uso de determinadas ferramentas que antes eram demoradas e pouco práticas. Tal desenvolvimento, gerou uma maior praticidade e celeridade no campo profissional, por permitir que mais tarefas fossem realizadas e terminadas simultaneamente ou em um prazo temporal menor.

Nas áreas ligadas a engenharia civil não foi diferente, pois inúmeras ferramentas informatizadas, ou seja, softwares de gestão e acompanhamento de obras passaram a existir. Estes, por sua vez, revolucionaram as atribuições laborais da área, pois as tarefas que antes pareciam penosas e demoradas, poderiam ser efetuadas rapidamente, sendo ainda mais precisos os resultados. Muitas das velhas práticas mudaram, o papel e o lápis, embora ainda sejam indispensáveis, deram lugar a tablets, smartphones e computadores, todos munidos com softwares que visam acelerar o trabalho do profissional de engenharia, bem como prevenir ao máximo o elemento da falibilidade humana.

Dessa forma, aprender a utilizar estes softwares e ferramentas passou a ser requisito primordial para a formação de um bom profissional ligado a área da engenharia civil. É por esta razão, que o presente trabalho visa dar amplitude de visão as boas práticas realizadas com tais, por listar os principais e mais conhecidos softwares atuais, ligados a realização de tarefas ligadas a projetos de engenharia civil.

2. PROGRAMAS COMPUTACIONAIS OU SISTEMAS INFORMATIZADOS USADOS NO SETOR DA ENGENHARIA CIVIL

Nos dias atuais, com o advento da informática, pode-se afirmar que existem softwares disponíveis para se executar quase todas as tarefas de engenharia civil que se pode imaginar. Assim, pode-se afirmar que é praticamente impossível trabalhar sem eles na vida profissional. Dessa forma, parte do aprendizado que se adquire nos cursos profissionalizantes, técnicos e superiores na área da engenharia civil é justamente voltado para o manuseio de tais programas, e mais atualmente, aplicativos.

Dessa forma, passaremos a listar alguns dos programas voltados à área de projetos de edificações que se deve e, se possível, dominar durante a o curso ou graduação. Pois, o estudo oportuno de tais, paralelo ao aprendizado das disciplinas, irá auxiliar no processo de formação e trazer experiência prática através da simulação de exemplos e conceitos que são adotados em sala de aula.

Assim sendo, os presentes exemplos serão listados de acordo com a etapa de aprendizado, para tanto, adotaremos como exemplo o curso de graduação em engenharia civil, entretanto as mesmas etapas de aprendizado podem ser implementadas em cursos profissionalizantes e técnicos na área de edificações, variando a incisão do estudo, de acordo com a capacidade de cada indivíduo.

2.1. PROGRAMA PARA DESENHO 2D E 3D

O programa inicial que todo aluno da área de engenharia civil precisa conhecer e aprender a manusear é o CAD 2D, pois praticamente tudo o que se utiliza em projeto começa ou termina em uma visão 2D, ou seja, um desenho plano. O interessante a se acrescentar, é que aprendizado do CAD independe de quaisquer conhecimentos de engenharia civil aplicada, sendo única e exclusivamente dependente somente de conceitos aliados a matemática. Dessa forma, você o primeiro ano de graduação ou estágio inicial do curso técnico e profissionalizante é o ideal para aprender a usar o CAD 2D.

Quando o domínio da parte em 2D for elevado, poderá começar a aprender a parte de desenhos em 3D, cujo objetivo é dar a você a base para modelar as edificações em modelos tridimensionais e se preparar para projetar segundo o modelo BIM – Building Information Modeling. Os programas mais conhecidos para desenho em 2D e 3D são o AutoDesk, Revit e o ArchiCAD, embora o aprendizado dos conceitos de CAD independam do programa, de forma que poder-se-á escolher outras opções constantes no mercado.

2.2. PROGRAMAS PARA ANÁLISE ESTRUTURAL

Vencida metade da graduação ou estando em nível avançado de custo técnico ou profissionalizante, pode-se iniciar os estudos em resistência dos materiais e análise estrutural. Nesse momento, é fundamental aprender a utilizar programas de análise que permitirão que o estudo do comportamento da estrutura (esforços e deslocamentos) sob diferentes carregamentos, rigidezes dos elementos, vinculações, modelos de análise, entre outros aspectos.

Assim sendo, o aluno poderá inicialmente modelar estruturas planas simples e com a experiência e vivencia, evoluir para estruturas espaciais, mas sempre com o foco em desenvolver sua sensibilidade ao comportamento da estrutura frente às variáveis envolvidas. Para tanto utiliza-se programas tradicionais, como o SAP 2000 e Ansys, que são softwares comerciais baseados em elementos finitos ou também utilizar o F-Tool, um excepcional programa “free” ou grátis, desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), que será muito útil para a realização desses estudos.

2.3. PROGRAMAS PARA INSTALAÇÕES PREDIAIS

Quanto a graduação, no terceiro e o quarto ano de engenharia civil inicia-se o contato com as disciplinas de projetos complementares, nas áreas de instalações hidrossanitárias e elétricas e, nesse momento, passasse a aprender também a manipular programas dessa área de atuação. Tal aprendizado se faz de grande importância, pois o conceito de projeto que envolve o BIM – Building Information Modeling, pressupõe que estes sejam desenvolvidos de maneira integrada, compatibilizando a arquitetura, estrutura e instalações ainda na fase de projeto. Dessa forma, o software a ser utilizado precisa estar alinhado com esses conceitos.

Assim, o melhor software ou programa para tal, é o QiBuilder, um pacote de programas da AltoQi que funciona de modo integrado para projetos hidrossanitários, elétricos, de combate a incêndio, SPDA, gás predial e alvenaria estrutural. O QiBuilder permite que se modele a estrutura já integrada e ainda permite que exporte-se esse modelo para ser compatibilizados com os demais programas em formato IFC.

2.4. PROGRAMAS PARA PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

A partir do quarto ano de engenharia ou em disciplinas mais avançadas nos cursos profissionalizantes e técnicos, normalmente já se tem grande conhecimento sobre as principais disciplinas de análise estrutural e concreto e, já possui conhecimento e prática com programas de análise estrutural pura, assim o estudo passa a utilização de um programa profissional de projeto estrutural. Tal percurso percorrido é importante, embora extenso, para que saiba interpretar os resultados gerados pelos softwares, os quais tem uma quantidade enorme de parâmetros necessários para serem definidos e interpretados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com