TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE AUTOMATIZAÇÃO DE UM VIRADOR DE BLOCO DE MOTOR EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA AUTOMOBILISTICA

Por:   •  21/10/2021  •  Monografia  •  7.396 Palavras (30 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 30

Logo instituição

Nome da Faculdade

 Curso

Nome do aluno

PROPOSTA DE AUTOMATIZAÇÃO DE UM VIRADOR DE BLOCO DE MOTOR EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA AUTOMOBILISTICA.

Cidade

ano


Nome do aluno

PROPOSTA DE AUTOMATIZAÇÃO DE UM VIRADOR DE BLOCO DE MOTOR EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA AUTOMOBILISTICA.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Nome da instituição, como requisito essencial para conquistar o título de Bacharelado em Nome do curso.

Orientador: Prof.

Nome da cidade

ano

Nome do aluno

PROPOSTA DE AUTOMATIZAÇÃO DE UM VIRADOR DE BLOCO DE MOTOR EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA AUTOMOBILISTICA.

Trabalho submetido como requisito essencial para a conquista do título de Bacharelado em Nome do curso através do Nome da faculdade, em (data de aprovação DD/MM/AA) apresentado e aprovado pela banca examinadora abaixo assinada:

__________________________________________________

Prof.:

Orientador

__________________________________________________

Prof.:

Membro Convidado

_________________________________________________

Prof.:

Membro Convidado

Nome da cidade

ano


Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado, embora sem merecimento algum, força para enfrentar esses cinco anos de estudo, ter me dado condições físicas e financeiras, abrido a minha mente, me dando o entendimento necessário para compreender o que era passado pelos professores, mesmo que muitas das vezes apenas para alcançar a média proposta pela faculdade.

A está instituição, por sempre estar procurando melhorias a fim de tornar minha formação e todos que viram mais prática e virada a realidade do profissional. Pela paciência que meus professores tiveram comigo, pela prestatividade e por não medir esforços para esclarecer minhas dúvidas. Ao meu orientador, por ter me ajudado nesse trabalho de tamanha dificuldade, por ter me orientado, e dedicado um pouquinho do seu tempo para me ajudar.

A minha esposa, e a toda a minha família, que tiveram paciência e compreensão, quando eu estava distante e as vezes menos participativo nas uniões em família, por conta dos estudos e de trabalhos. Pelos meus colegas que sempre me ajudaram nos momentos difíceis. A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.  


RESUMO

        Diante da necessidade de sempre estar um passo à frente em um mercado tão competitivo e de clientes tão somente exigentes como é o mercado de produção de bens, principalmente o automobilístico, sempre a uma possibilidade de avançar um pouco mais, seja em inovação de produtos, qualidade, entrega rápida ou preço ameno, como foco desse trabalho, o ramo automobilístico faz uso de ferramentas e métodos para obter essa tão esperada vantagem competitiva. Como foco nessa vantagem, o trabalho aqui desenvolvido faz uso da metodologia kaizen, lean manufacturing e ciclo PDCA no desenvolvimento de uma melhoria baseada na eliminação de desperdício, otimização de processo e eliminação de possíveis falhas no processo que possa afetar na qualidade dos produtos e integridade física de seus colaboradores. Aplicando então uma melhoria, comprovando a eficácia das metodologias em questão, voltada a melhoria continua, através da automação de um virador de bloco de motor.

Palavras-chave: Kaizen, Lean Manufacturing, ciclo PDCA, melhoria continua, indústria automobilística. 

ABSTRACT

Faced with the need to always be one step ahead in such a competitive market and only as demanding customers as is the market for production of goods, especially the automobile, always with a possibility to advance a little more, whether in product innovation, quality, fast delivery or light price, as the focus of this work, the automotive industry makes use of tools and methods to obtain this long-awaited competitive advantage. As a focus on this advantage, the work developed here makes use of the kaizen, lean manufacturing and PDCA cycle methodology in the development of an improvement based on waste elimination, process optimization and elimination of possible process failures that may affect product quality and integrity physics of its collaborators. Applying an improvement, proving the effectiveness of the methodologies in question, aimed at continuous improvement, through the automation of a motor block dumper.

Keywords: kaizen, Lean Manufacturing, PDCA Cycle, continuous improvement, automobile industry. 

INTRODUÇÃO

        Diante de um mercado cada dia mais competitivo e moderno, a busca por padrões de qualidade e muitos outros meios de chamar a atenção dos clientes e estar um passo à frente dos concorrentes, a utilização de metodologias e ferramentas que venha a torna isso possível é muito importante.

        O lean manufacturing, Kaizen e PDCA podem ser considerados ferramentas muito importante para alcançar esses objetivos, essas ferramentas além de auxiliar no obtenção desses anseios, são ferramentas de ideologia voltada para eliminação de desperdícios, reaproveitamento de material e melhorias continua, que garante uma sustentabilidade a empresa voltada para a conscientização e criatividade.

        Dentro deste cenário é possível perceber que todas essas ferramentas sendo aplicadas juntas e com um corpo fabril empenhado na aplicação dessas ferramentas, será possível observar uma melhora significativa dentro dos processos, tanto na questão de melhoria de processo como a cultura dos funcionários que compõem o sistema de produção.

        Tendo em frente uma possibilidade de melhoria dentro de uma linha de produção de uma determinada empresa automobilística, veio então a necessidade da utilização das ferramentas em referência para auxiliar na solução deste problema e mostrar a sua aplicabilidade na prática dentro de um processo de produção. A partir das considerações em questão, qual a maneira certa de aplicar as ferramentas de maneira tal que obtenha resultados satisfatório?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com