TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS DE MELHORIAS LOGÍSTICAS: NO CASO DA EMPRESA GERA ALIMENTOS S.A

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.017 Palavras (17 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

PROPOSTAS DE MELHORIAS LOGÍSTICAS: NO CASO DA EMPRESA GERA ALIMENTOS S.A

MARCOS ANTONIO SILVA

São José do Rio Preto – SP

2º Semestre

 2019

[pic 2]

MARCOS ANTONIO SILVA

PROPOSTAS DE MELHORIAS LOGÍSTICAS: NO CASO DA EMPRESA GERA ALIMENTOS S.A

Projeto integrado apresentado à Universidade Paulista como exigência parcial, para obtenção de nota semestral das disciplinas gerenciamento de transporte, logística integrada produção e comércio e desenvolvimento sustentável.

São José do Rio Preto/SP

2º Semestre

2019

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e estruturar os processos logísticos da empresa Gera Alimentos LTDA, com ênfase no gerenciamento de transporte, logística integrada na produção e comércio e no desenvolvimento sustentável. Este estudo foi baseado em teorias de alguns autores, buscando confrontá-las com a realidade da empresa quanto à cadeia de suprimentos, administração da produção, arranjos físicos e sistemas de produção, gestão de custos e de riscos, roteirização e rastreamento das cargas, e por fim a questão ambiental. Foram identificadas e sugeridas algumas melhorias de processo, na qual foram aplicadas ferramentas de logísticas, gestão e qualidade. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, por se tratar de um estudo aprofundado em uma empresa existente, com o intuito de responder como e porque tais problemas ocorrem. É importante ressaltar que estes dados influenciam diretamente no nível de serviço prestado ao consumidor, já que estas observações podem ser analisadas e detectadas como um dos maiores problemas da empresa na questão logística.

Palavras-chave: cadeia de suprimentos, meio ambiente, gestão.

ABSTRACT

The objective of this work was to identify and structure the logistics processes of Gera Alimentos LTDA, with emphasis on transportation management, integrated logistics in production and trade and sustainable development. This study was based on theories of some authors, seeking to confront them with the reality of the company regarding supply chain, production management, physical arrangements and production systems, cost and risk management, routing and tracking of cargo, and finally the environmental issue. Some process improvements were identified and suggested, in which logistics, management and quality tools were applied. The methodology used was the case study, as it is an in-depth study in an existing company, aiming to answer how and why such problems occur. Importantly, these data directly influence the level of service provided to the consumer, as these observations can be analyzed and detected as one of the biggest problems of the company in logistics.

Keywords: supply chain, environment, management.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

2        DESENVOLVIMENTO        8

2.1        A EMPRESA        8

2.2        GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE        9

2.3        LOGÍSTICA INTEGRADA PRODUÇÃO E COMÉRCIO        13

3        CONCLUSÃO        18

4        REFERÊNCIAS        19

  1. INTRODUÇÃO

As atividades logísticas, principalmente as que são denominadas como atividades primárias (armazenagem, transporte e processamento de pedidos), são as que mais contribuem para os custos dentro da organização e são essenciais para um melhor desempenho logístico nas empresas.

O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM VII) vem apresentar a empresa do ramo alimentício, que solicitou que a razão social não fosse divulgada neste trabalho, sendo referida aqui com o nome fictício de “Gera Alimentos S.A.”, empresa que atua no mercado como abatedouro, processador e distribuidor de aves.

O gerenciamento da empresa é baseado em alguns critérios competitivos como custo, qualidade, flexibilidade, tecnologia e inovação.

A empresa tem como missão oferecer produtos e serviços aos clientes de acordo com suas exigências, preferências e necessidades, do modo mais eficiente possível. Deste modo Ballou, (2006) afirma que a missão da logística é: “colocar os produtos ou serviços certos, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa”. Para o autor, logística está ligada à criação de valor seguindo os termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não possuem valor se não estiverem onde o cliente se encontra e no momento em que se deseja.

O intuito deste projeto é demonstrar através de pesquisa realizada na empresa e através de entrevistas, visitas técnicas, planejamento e metas a serem alcançadas, que se utiliza e muito das disciplinas cursadas no bimestre, gerenciamento de transporte, logística integrada produção e comércio e desenvolvimento sustentável, sendo que a área de logística conforme a Council of Logistics Management (CLM) estipulou, é a parte dos processos da cadeia de suprimentos (SC – Supply Chain) que planeja, implementa e controla o efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes (PIRES, 2012).

Toda a pesquisa procura entrelaçar o conhecimento teórico adquirido ao longo deste bimestre e aplicá-lo de forma prática no funcionamento da empresa, tentando assim harmonizar e otimizar o seu funcionamento.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A EMPRESA

A Gera Alimentos S.A está presente no mercado a mais de sessenta anos e surgiu com o objetivo de atender e superar as expectativas dos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, através de modernas tecnologias e elevar a qualificação das pessoas.

Atualmente possui um mix de produtos diversificados com mais de cinquenta itens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (461.2 Kb)   docx (203.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com