TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROSPECÇÃO SUSTENTÁVEL DO JUÁ (Ziziphus joazeiro): CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E TECNOLÓGICAS DOS POLISSACARÍDEOS

Por:   •  16/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.904 Palavras (24 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]                                                            [pic 2][pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ACADÊMICOS E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PIBIC/PIBITI/PIBIC-AF/PIVIC/PIVITI

PROSPECÇÃO SUSTENTÁVEL DO JUÁ (Ziziphus joazeiro): CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E TECNOLÓGICAS DOS POLISSACARÍDEOS

Extração e caracterização química da mucilagem do juá (Ziziphus joazeiro)

GRACIELE DA SILVA CAMPELO BORGES

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

ERLYVÂNIA DÉBORA HENRIQUE DE OLIVEIRA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

CENTRO DE TECNOLOGIA

     

João Pessoa, 2020


RESUMO[pic 5][pic 6]

As Rhamnaceae contam com cerca de 58 gêneros e aproximadamente 900 espécies. Muitas dessas espécies produzem frutos comestíveis, sendo o Ziziphus joazeiro Martius a espécie mais conhecida na região do Nordeste brasileiro, pelo seu potencial econômico e medicinal nas regiões Semiáridas. É conhecido popularmente como “juá”, produz um fruto comestível, de sabor levemente azedo e ganha destaque pela presença de mucilagem, um composto de carboidratos que faz parte das fibras dietéticas. O objetivo principal desse estudo foi avaliar a extração da mucilagem do fruto do juazeiro coletado em diferentes mesorregiões do Estado da Paraíba, foi empregado um planejamento estatístico que levou em consideração a interação de vários fatores. Foi avaliado o rendimento da extração utilizando a agitação mecânica e micro-ondas obtendo como parâmetro de reposta o maior rendimento (%). Os resultados apontaram que a extração da mucilagem do juazeiro utilizando o agitador mecânico (shake) variou de 14,25% ± 1,3 a 17,69% ± 0,4, apresentando o maior rendimento de 17,69 % quando submetido ao tratamento de pH 5,0 no tempo total de 60 min, enquanto que a extração utilizando o micro-ondas variou de  13,79 %± 0,1 a 23,72 % ± 0,2, apresentando o maior rendimento 23,72% no tempo de extração total de 4 minutos, com as condições ideais do processo foram a  razão amostra: água de 1/6 e pH 8,0. Dentre os modelos de extração estudados, a extração utilizando o micro-ondas foi o que apresentou o maior rendimento de mucilagem de juá 23,72%. Por fim, foi realizado a extração da mucilagem dos frutos nas diferentes mesorregiões coletadas e obtendo variações de 8,3 %± 0,1 a 18,64 % ±03 apresentando o maior rendimento de mucilagem do juazeiro na região do agreste paraibano, com o rendimento de 18,64% ± 03. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a extração da mucilagem da matriz estudada é uma alternativa de exploração e agregação de valor ao juazeiro.  

Palavras-chave:  juazeiro, mucilagem, extração por microondas, extração por agitação mecânica

ABSTRACT

Keywords:

SUMÁRIO

RESUMO        2

ABSTRACT        3

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1  Zizyphus joazeiro Mar        1

1.2   Exploração  e caracterização de  mucilagem em vegetais        3

1.3  Aplicações tecnológicas em alimentos da mucilagem        3

2.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        4

2.1 Local da execução        4

2.2  Extração da mucilagem        4

2.2.1 Delineamento experimental da extração do juá utilizando o micro-ondas doméstico        4

2.2.2 Delineamento experimental da extração por agitação mecânica        5

2.3 Cálculo de rendimento        5

2.4 Análise Estatística        5

3.        DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA        6

3.1 Atividades desenvolvidas no período de vigência do projeto 2019-2020        6

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES        8

4.1 Avaliação do rendimento  da mucilagem extraída ultilizando o  agitador mecânico        8

4.2 Avaliação do rendimento  da mucilagem extraída ultilizando o micro-ondas        8

4.3 Resultando do rendimento da mucilagem nas deferentes regioes paraibanas        9

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

A Caatinga é o bioma dominante na região nordeste do Brasil, cobrindo 54,53% de sua área total (LEITE et al., 2015; SANTANA; SOUTO, 2006). Esse bioma possui uma vegetação que representa cerca de 11 % do território nacional e se destaca como único ecossistema exclusivamente brasileiro, (DUARTE; NOGUEIRA; VIEIRA 2018; TABARELLI; SILVA, 2003). Na Paraíba o cerrado corresponde a 65% de todo o território, contendo uma grande diversidade de espécies, das quais muitas são utilizadas pela população regional, principalmente para alimentação, como as frutíferas (SANTOS; JUNIOR; PRATA, 2012).

O Ziziphus joazeiro Martius é uma árvore da família das Rhamnaceae, seu fruto é bastante utilizado pela população para a alimentação animal (folhas e fruto) e humana em situações onde acontecem a escassez de alimento, como também é utilizada para o tratamento de doenças. Apesar da grande utilidade, a exploração do juazeiro limita-se ao extrativismo e são poucos os conhecimentos capazes de contribuir para seu desenvolvimento tecnológico (SOUZA et al., 2013).

Na Paraíba o Ziziphus joazeiro Martius é encontrando em diferentes mesorregiões sendo elas Mata Paraibana, Borborema, Agreste e no Sertão Paraibano, estudos realizados em frutos dessas regiões, demostram que os frutos do juazeiro apresentam alta umidade, são fontes de fibras dietéticas, fibras insolúveis e compostos fenólicos (OLIVEIRA et al., 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (732.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com