TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Analise Poluição Ambiental

Por:   •  26/8/2023  •  Artigo  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO: O Texto tem por objetivo: através de uma Pesquisa quantitativa apresentar um resumo; Sócio-Histórico-Cultural , Da zona de Pescadores do segundo distrito de Pelotas-RS: Colônia São Pedro (Z3), Localizada às margens da Lagoa dos Patos:

A Lagoa dos Patos é uma laguna localizada no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. É a maior laguna da América do Sul, com 265 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros de largura (na sua quota máxima), 7 metros de profundidade, e uma superfície de 10 144 km².

“Colônia de Pescadores Z3, Pelotas RS : da crise na pesca a expansão do turismo com base no patrimônio cultural”

Uma colônia de pescadores que explora principalmente a pesca artesanal do camarão, mas que diante de uma enchente em outubro de 2015 que desalojou mais de mil habitantes nas regiões de Rio Grande e Pelotas, se viu perdendo grande parte da sua fauna e flora lagunar.

Diante dessa crise socioeconômica e ambiental a comunidade decidiu investir junto com a prefeitura no turismo local, A colônia é situada nas proximidades da Praia do laranjal. que atrai diversos turistas todo o ano, Boa parte dos turistas se direcionam até a Z3 para compra de peixes, camarões, artigos de caça e pesca. Possuindo boa atração turística, como diversos trailer's, bares e locais próprios para o lazer.

As Atividades sócio-econômicas, que agora se tornam desportivas e também atrativas do local, são principalmente vinculadas às questões ambientais.. Tais como, a pesca predatória na região, a diminuição da salinidade da água do lagunar, a poluição devido a falta do tratamento de esgoto em Pelotas, tendo seus dejetos (esgoto) despejados na própria lagoa, também depois de limpo o pescado, seus resíduos (vísceras, cabeças, espinhos, cascas dos camarões e escamas dos peixes) são despejados na lagoa, Causando problemas sanitários e ambientais em excesso, devido a alta carga de matéria orgânica descartada na região, podendo causar danos no solo e fontes de águas, além de promover riscos à saúde pública.

Em uma pesquisa realizada pela: Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional Por (Anderson Tiago Decker, 2016)., Foram entrevistados alguns daqueles que moram na região, Foi perguntado aos entrevistados sobre a atual destinação dos efluentes gerados pelo processo de beneficiamento do pescado,

68% dos entrevistados, descreveram que a maior parte dos efluentes oriundos desse processo são despejados sem nenhum tratamento diretamente na Lagoa dos Patos; 10% descreveram que esse efluente é despejado no solo; 10% responderam que é destinado à fossa negra; e 8% fossa séptica.

Diante de toda essa catástrofe ambiental, Em consulta ao Plano Ambiental de Pelotas, podemos constatar que nas regiões periféricas do município, não existe nenhuma Estação de Tratamento de Efluentes. Há apenas uma previsão, de até 30 anos, para a execução ou início de sua construção. Não tendo sido tomada nenhuma providência até o compor deste texto.

(LEI Nº 5.528, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008)

Referencias:

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_dos_Patos#:~:text=A%20Lagoa%20dos%20Patos%20%C3%A9,superf%C3%ADcie%20de%2010%20144%20km%C2%B2.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com